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Erro 404? Como transformar o erro 404 em vendas?

Comunicação Digital, Sites & apps | 5 Fevereiro 2021 | Rafael Venâncio

Erro 404, para além de ser um erro de código que te impede de aceder aos conteúdos que pretendes, é um enorme meme que navega os vastos mares da internet.
Um responsável pelo aumento da bounce rate, da queda nos rankings de pesquisa dos motores de busca e uma decepção para quem procura um rápido esclarecimento.
Neste artigo vamos explicar-te o que é e como podes transformar o erro 404 numa coisa positiva!

O que é um erro 404?

Simplificando tudo, um erro 404 acontece quando tentas aceder a um link e a página para a qual és encaminhado não está disponível.
Pode significar que a página selecionada está danificada ou não existe.
Mas, para percebermos melhor o que é um erro 404, temos de voltar atrás e perceber o que é o HTTP.
Quando clicas num link estás a enviar um pedido ao servidor para aceder a uma determinada página, ao qual este te “responde” encaminhando-te para a página selecionada. A esta linha de comunicação chamamos HTTP.
Quando te deparas com um erro HTTP 404 significa que o servidor é acessível mas que a página que procuras não está disponível.

Erro 404 - page not found

Visualmente, poderás encontrar diversas variações deste erro:

  • 404 Not Found Error
  • 404 HTTP 404
  • 404 Page Not Found
  • Error 404 Not Found
  • HTTP 404 Not Found
  • The requested URL was not found on this server
  • 404 File or Directory Not Found 

Nota: Estes erros não são exclusivos de um determinado browser, e poderás encontrá-los tanto no Mozilla Firefox, como no Google Chrome ou no Safari.
Existem, ainda, erros 404 não visíveis ao utilizador comum mas sim através do inspector tools. Estes tipos de erros apresentam a página mas a mesma está “danificada” porque tem um elemento específico em falta ou “escondido”.

Como acontece um erro 404?

Existem diversos motivos que podem estar por detrás de um erro 404, sendo que o mais comum é quando uma página foi removida ou “realojada” noutro URL.
Razões que podem levar a um erro 404:

  • A Página foi apagada do site
  • O URL da página foi alterado e o redirect foi feito incorretamente
  • Pesquisaste/Introduziste um URL errado
  • Um erro no diálogo com o servidor (menos comum)
  • O nome do domínio já não existe
Erro 404 - Page not found

É ainda preciso ter em conta que links não funcionais podem ficar ativos durante algum tempo após a página ser eliminada ou realojada. E porquê? Por um lado, os websites deixam-no ativo para informar visitantes de que já não existe; por outro, podem ser resultantes de “referrals” que não foram informados da alteração de estatuto do conteúdo. 

Como resolver um erro 404?

Um erro 404 pode ter soluções simples, ao ponto de bastar clicar numa tecla para os resolver, até soluções mais complexas que exigem programação.
Deixamos-te um conjunto de opções que podes experimentar.

  • Recarrega a página: pode ser apenas um problema de carregamento da página, pelo que um simples “refresh” pode resolver o problema. Aproveita e utiliza o atalho “ctrl + shift + r” (Windows) para limpares a cache. Caso estejas a trabalhar num Mac, podes usar “Cmd + Option + E” para limpar a cache e fazer um refresh via “Cmd + R”;
  • Verifica o URL: confirma que não existe nenhum erro no link, quer tenhas colado ou digitado manualmente.
  • Cria uma página de redirect: esta é a forma mais simples de corrigir um erro 404. Poderás fazer isso através de um 301 redirect, um código de resposta que indica ao navegador que o conteúdo foi transferido para outro URL.
  • Restaura as páginas eliminadas: caso uma determinada página eliminada continue a receber visitas podes restaurá-la (se não chocar com a estratégia atual). Por outro lado, podes simplesmente criar um redirect para uma página com conteúdos semelhantes ou mais relevantes;
  • Elimina a cache e cookies do browser que usas: caso o problema apareça apenas num determinado dispositivo, podes estar a experienciar problemas de cache e cookies;
  • Verifica os níveis de diretório: se o problema se encontrar aqui, precisas de limpar o último diretório no URL.
Como resolver um erro 404: Eliminar a cache e cookies do browser

Como encontrar um erro 404 no meu site?

Existem várias formas e ferramentas que irão auxiliar na importante missão de detetar erros no teu site.
Deixamos-te algumas das opções mais “genéricas”.

  • Google Search Console (anteriormente conhecida como Google Webmaster Tools) – O processo é muito simples:
    • Inicia sessão na tua conta;
    • Vai a Crawl errors (rastrear erros) e clica em diagnóstico;
    • Depois, clica em Not Found e encontrarás uma lista de erros 404. 
Google Search Console
  • Dead Link Checker – Esta é uma das ferramentas mais simples e rápidas para encontrar erros 404 no teu site. Basta colares o URL do teu site e selecionar as páginas que pretendes rastrear.
Dead Link Checker
  • Bing Webmaster – Para encontrar erros 404 através do Bing Webmaster:
    • Bing Webmaster Tools em Reports & Data e clica em Crawl Information (rastrear informação);
    • Aqui poderás analisar eventuais erros 404 pendentes.
Bing Webmaster

Formas de tornar o erro 404 numa página que pode converter?

Uma página de erro 404 pode ser vista como um pesadelo… ou uma janela de oportunidade para captar uma nova lead.
Como tal, trazemos-te algumas dicas para aprimorares a tua página “defeituosa”.

  • Transformar um erro 404 numa página de pesquisa:
    • Uma página de erro 404 não tem de ser o fim da experiência do visitante na nossa página. Podemos introduzir técnicas e mecânicas que prolonguem a estadia de uma potencial lead no site. A introdução de um motor de busca é uma excelente solução. Além de dar continuidade à “interação”, facilita a navegação de uma potencial lead no site. Descobre o exemplo da Disney.
Exemplo de erro 404 da Disney
  • Transformar um erro 404 numa landing page de captura de leads:
    • Utiliza esta oportunidade para levares uma lead a conhecer mais sobre o que tens para oferecer. Reza a lenda, que uma lead (por norma) não é convertida na primeira visita. Por isso, de uma forma criativa, redireciona para páginas que possam ser relevantes para a pessoa que se deparou com o “erro”. Assim deixarás uma boa primeira impressão e terás a oportunidade de oferecer outros conteúdos potencialmente relevantes. Vê o exemplo da HubSpot.
Exemplo da HubSpot
  • Oferecer um cupão na página de erro 404:
    • A página deu erro? Simples! Podes testar oferecer cupões. Não só atenua o inconveniente, como também pode incentivar a experimentação de um produto ou serviço. Uma das estratégias mais utilizadas é a da “Exit Intent” (Intenção de abandono de um site)) — uma técnica de marketing digital em que é ativado um pop up com um desconto antes da potencial lead abandonar o site. Espreita o exemplo da Lands’ End.
Exemplo da Lands’ End
  • Duplicar a navegação para as páginas principais:
    • Arranja uma “saída” – as pessoas não conseguem ver uma determinada página mas podem descobrir a principal ou outras eventualmente relevantes. Ao ofereceres uma potencial “saída”, uma alternativa de navegação, reduzes as hipóteses da lead ficar frustrada e dás-lhe a possibilidade de encontrar algo que lhe seja relevante. Vê o excelente exemplo da Airbnb.
Exemplo da Airbnb
  • Transformar um erro 404 numa página com humor e criatividade:
    • Ninguém gosta de se deparar com um “beco sem saída” mas uma abordagem cómica pode aliviar a situação e melhorar a ARM (Atitude Relativa à Marca). Vê o exemplo do Spotify!
Exemplo do Spotify

Como podes ver, um erro 404 não é fim do mundo desde que saibas tirar partido da situação!
Esperamos que o nosso artigo: “Erro 404? Como transformar o erro 404 em vendas?” te tenha auxiliado na tua demanda por hacks e truques de Marketing Digital.

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