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VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
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Numa altura em que existem mais de 1.7 mil milhões de sites na internet, diferenciar-nos ou “marcar presença” é cada vez mais difícil.
Mas se estás à espera da fórmula para obter um site único e diferente este artigo não é para ti, isso já foi explicado no artigo anterior.
Vamos sim dizer-te alguns dos erros comuns que devem ser evitados na construção de um site.
Fica atento e descobre tudo.
Existe toda uma arte por detrás de revelar e oferecer a quantidade certa de informação!
Não deves revelar tudo à partida mas também não podes ser “picuinhas”.
Sites com muita informação cognitiva tendem a afastar os visitantes.
Denominado de “Information Overload”, a disponibilização de informação excessiva pode afetar o processo de decisão de uma pessoa.
Não acertar na quantidade de informação de um site é um dos principais erros na construção de um site.
Por isso, nos dias que correm é cada vez mais comum ouvirmos a expressão “menos é mais” no que toca a UX (user experience) ou UI (user interface)!
O principal desafio passa por encontrar o equilíbrio certo entre demasiada informação e pouca informação.
Aconselhamos-te a testar o site com diversas pessoas, que não tenham tido contato prévio com o mesmo, para receberes um feedback mais preciso e, assim, perceberes que pontos deves melhorar.
Prima por criar um site com uma experiência fluída, agradável e descomplicada. Assim, poderás manter os visitantes durante mais tempo e potenciar as tuas hipóteses de converter.
Nota: experimenta adicionar pequenos “hooks” para cativares os visitantes. Por exemplo, podes colocar pequenos teasers de conteúdos no teu site e adicionar botões de “sabe mais” para cativares as pessoas.
Fica atento ao ponto que se segue para descobrires mais sobres os CTAs!
Este ponto é algo que se deve traduzir em todo o tipo de comunicação que faças: incentiva as pessoas a agir.
O chamado “call-to-action” é uma importante vertente para as conversões.
Muitas vezes os utilizadores que se cruzam com os teus conteúdos gostam dos mesmos, até estão interessados em “comprar” o que tens para oferecer mas falta aquele impurrãozinho que facilita todo o processo.
Se não incentivares os visitantes a fazerem uma determinada ação no teu site, estes vão se “esquecer-se”.
Por vezes, um simples “saiba mais, aqui: https://van.pt/” é o suficiente para impulsionar conversões ou simplesmente levar as pessoas, pelo menos, a descobrir mais sobre o que tens para oferecer.
Não tenhas medo de colocar no teu site, e noutros conteúdos que publiques, CTAs escritos, em forma de botões ou até mesmo sob a forma de pop-ups.
Desde que não sejam demasiado intrusivos (questão que se aplica mais aos pop-ups) os CTAs têm impacto positivo nas conversões.
Dados da HubSpot revelaram que os anchor text CTAs aumentaram a sua taxa de conversão em 121%.
Os CTAs são, também, uma forma de orientares a navegação dos utilizadores e, ainda, a possibilidade de dar a conhecer outros serviços ou produtos que possam ser relevantes.
E já que decidiste entrar neste “mundo”, podes ir mais além e criar CTAs personalizado! Por exemplo, a ContentVerve registou um aumento de 90% na taxa de cliques através da utilização de frases na primeira pessoa: “Start my free 30 day trial” vs. “Start your free 30 day trial“.
Se queres atrair e manter os visitantes no teu site é importante que tenhas algo para oferecer: conteúdos de excelente qualidade!
Vídeos, imagens e conteúdos escritos, todos estes “obrigam” a que o utilizador permaneça mais tempo no teu site.
Oferecer conteúdos da tua área de negócio “comprovam” que tens know-how, o que te dá credibilidade, e demonstra que está preocupado em oferecer algo à tua audiência “sem esperares algo em retorno”.
É o chamado vender sem vender: “vendes” os teus conhecimentos de forma gratuita, em troca de uma relação com a tua audiência. Esta irá, eventualmente, evoluir para uma venda física.
Um excelente exemplo de uma marca que começou a apostar nesta estratégia é a FNAC. A retalhista de tecnologias e outros produtos criou uma secção de blog, que oferece conteúdos relacionados com os seus produtos e não só.
No que toca ao equilíbrio entre conteúdos escritos e media, aconselhamos-te a apostares seriamente em conteúdos visuais. Este tipo de conteúdos oferece mais estímulos sensoriais simultaneamente e tem uma retenção de mensagem superior aos conteúdos escritos.
Por isso, a conjugação dos dois pode resultar na combinação perfeita!
Uma das qualidades mais importantes de um site é a navegação, fazendo deste um dos principais erros a tentar evitar durante a construção de um site!
Quantas vezes abandonaste um site por ser lento ou não encontrares imediatamente o que procuravas?
A verdade é que os utilizadores procuram sites rápidos, otimizados para vários dispositivos e de fácil navegação.
Para além de teres de investir num bom template, deves inserir ferramentas e elementos que facilitem e orientem a navegação dos visitantes do teu site.
Um dos elementos mais importantes para resolver esta “questão”, além dos CTAs que falámos acima, são as barras de navegação.
Nos dias que correm os utilizadores são mais impacientes e exigentes, pelo que quando entram num site esperam encontrar a informação que procuram de forma quase instantânea.
Além disso, deves otimizar o teu site de forma a que esteja preparado para correr em qualquer dispositivo.
Hoje em dia, a navegação em mobile já superou a navegação via desktop. Não teres um site preparado para mobile pode significar a perda de leads e, eventualmente, conversões.
Dá uma vista de olhos ao nosso artigo sobre as AMP para descobrires mais sobres este tópico!
Seguindo a temática de navegação, deverás encontrar a user flow mais adequada para o teu site.
As user flows têm uma importância acrescida uma vez que vão ditar a forma como os visitantes vão interagir com o teu serviço/produto.
São a “corrente” que o visitante percorre até ao objetivo final, se forem muito complexas podem resultar na perda de conversões.
Deves criar uma user flow simples e que guie até à conversão sem ter de lidar com muitas complicações.
Deves ter uma coisa em mente quando estiveres a construir um site: design intuitivo “vende” mais!
Links partidos, um dos principais culpados pelo abandono de uma página!
Testa e assegura-te que todos os teus links estão a correr perfeitamente.
Ninguém gosta de aceder a uma página e deparar-se com um “erro 404”.
Se bem que, como já falámos no nosso artigo anterior, é possível converter a partir destas páginas. Apenas precisas de um pouco de criatividade.
Através de ferramentas, como o Broken Link Checker, poderás facilmente perceber se o teu site tens links partidos.
No que toca à parte do “SEO partido”, tem em atenção pequenos detalhes que podem afetar o posicionamento da tua página nos motores de busca.
Falamos de coisas como: a dimensão das imagens e vídeos, o tempo de carregamento do site, a utilização das keywords certas, a consistência de upload e atualização de conteúdos. Tudo isto, e muito mais, vai ter peso no teu ranking!
Por isso, aconselhamos-te a utilizares ferramentas de SEO, como o Yoast SEO, para receberes algumas dicas sobre como otimizar o SEO do teu site.
Esperamos que o nosso artigo: “Erros que deves evitar na construção de um site” te tenha auxiliado na tua demanda por hacks e truques de Marketing Digital.
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