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Num evento pautado pela mudança e transformação, vamos dar uma vista de olhos às novidades que o F8 Refresh reservou para nós!
Após a conferência anual do Facebook ter sido cancelada o ano passado por causa da pandemia, o Facebook decidiu criar o F8 Refresh.
Um evento que decorreu num palco totalmente virtual, aberto a programadores de todo o mundo e completamente gratuito.
F8 Refresh serve para catapultar a conhecida conferência anual do Facebook para os tempos modernos. Tendo sido batizada com o lema “Build together. Grow together”.
A conferência totalmente virtual apresentou as novidades da família de aplicações do Facebook e contou com a presença de líderes de opinião de diversas áreas.
Este primeiro tópico nasce de uma “necessidade” na plataforma: a comunicação entre marcas e utilizadores.
Segundo as estatísticas do Facebook, 90% dos utilizadores no Instagram seguem pelo menos uma marca, sendo que a comunicação via mensagem é a razão para tal.
Após um teste Beta que envolveu 30 criadores e 700 marcas diferentes, o Instagram concluiu que a utilização do API se destacou em três pontos: melhorar a experiência do consumidor; comunicar num só “local”; e muitas empresas querem alargar os seus investimentos em fluxos de trabalho, ferramentas, e pessoas de forma eficiente através dos diversos canais.
A abertura do Messenger API para Instagram a todos os programadores vai ajudar a resolver isto e muito mais, o seu potencial é enorme.
Devido ao crescente interesse na parte Business do WhatsApp, com mais de 175 milhões de utilizadores a entrarem em contato com a conta Business diariamente, a plataforma decidiu acelerar e agilizar esta sua vertente.
1º Agilizar processos – O Facebook decidiu encurtar o período de espera para integração inicial de um negócio na plataforma, assim como o tempo de espera para receber apoio direto do Facebook.
2º Mais informação – Com o aumento do número de utilizadores a interagirem com negócios na plataforma, o Facebook decidiu introduzir novas e mais significativas formas de comunicação para os negócios.
3º Novas funcionalidades de mensagens – Estas incluem “Listar” mensagens, para que as pessoas possam fazer uma seleção a partir de um menu de até 10 opções e os botões de resposta, para que os utilizadores possam fazer uma seleção rápida com apenas um toque rápido.
“Login Connect with Messenger”, é uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores optarem por comunicar diretamente com um negócio através da plataforma Messenger a partir do fluxo de Login do Facebook. Com esta nova funcionalidade, o Facebook pretende ajudar as marcas a cultivar melhores relações com os seus clientes, proporcionando um atendimento ao cliente mais próximo e personalizado através do Messenger.
Em 2020, o Facebook anunciou Business Suite, uma plataforma que integrava todos os serviços do Facebook, Instagram e Messenger num só sítio. Agora, no F8 Refresh, o Facebook anunciou a introdução das Business Apps: ferramentas 3rd party criadas por programadores e disponibilizadas para integrar no Business Suite.
Para integrar e mostrar estas Business Apps, o Facebook criou a plataforma de desenvolvimento chamada Facebook Business Extension. Esta é uma solução para programadores e empresas para simplificar a integração das aplicações com o Facebook Business Suite.
Outra das importantes novidades foi o investimento contínuo em ferramentas de AI!
O Facebook anunciou que o PyTorch será a estrutura padrão para a construção de todos os modelos de AI e de machine learning da plataforma. O PyTorch não só torna o trabalho de investigação e engenharia mais eficiente, colaborativo e eficaz, como também dá a possibilidade de partilhar projetos desenvolvidos, como bibliotecas PyTorch de código aberto, e aceder aos projetos desenvolvidos por outros programadores PyTorch de todo o mundo.
O PyTorch foi co-criado pelos investigadores de AI do Facebook em 2016, com muitos outros especialistas da área, com o objetivo de criar uma plataforma aberta e focada na investigação colaborativa.
Para terminar, vamos falar do Spark AR Studio, o estúdio de realidade aumentada apresentado pelo Facebook em 2017.
O Spark AR apresentou o seu novo Multipeer API. Pela primeira vez, os criadores serão capazes de construir efeitos AR capazes de proporcionar e aplicar experiências AR através de chamadas com múltiplos participantes.
Esta novidade cria novas e excitantes possibilidades para criadores e programadores construírem experiências de AR para chamadas de vídeo no Messenger, Instagram e Portal.
Esperamos que este artigo te tenha ajudado a ficar a par das novidades do F8 Refresh!
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