Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Facebook Marketplace – o OLX do Facebook

Gestão de redes sociais | 30 Outubro 2020 | Rafael Venâncio

Facebook Marketplace, o mercado e-commerce do Facebook!
Um espaço de compra e venda digital, criado em 2016, que tem vindo a ganhar um papel cada vez mais preponderante nas compras online.
Descobre tudo no nosso artigo.

 O que é o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace é um local onde os utilizadores do Facebook podem vender diretamente os seus produtos (novos ou usados, valiosos ou indesejados). Esta é uma ferramenta gratuita, simples e intuitiva, que foi inicialmente introduzida em 2016, nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, através da aplicação do Facebook para iPhone e Android.
Hoje em dia, podes aceder ao Marketplace através de iPhone 5 ou posterior, Android e iPad com a app Facebook ou através da versão desktop.
De forma simples, esta ferramenta do Facebook é um mercado digital livre. Mas não se fica por aqui — no Marketplace também é possível criar anúncios de emprego.
Em 2018, o Marketplace já contava com 800.000 utilizadores mensais — o equivalente a 15% do total dos utilizadores do Facebook — e segundo dados da própria plataforma está actualmente disponível em 50 países.
Como podes deduzir, o Marketplace do Facebook é um lugar muito dinâmico e com uma oferta muito alargada da produtos.

Facebook Marketplace

Regras Facebook Marketplace

Os artigos listados para venda no Facebook devem seguir uma lista de regras para serem elegíveis. Essas regras chamam-se: Políticas de Comércio.
Estas regras aplicam-se a:

  • Marketplace;
  • Grupos de compra e venda;
  • Lojas da Página;
  • Compras no Instagram.

Exemplos de “artigos” que quebram as regras do Marketplace do Facebook:

  • Artigos “falsos”: bens que não sejam físicos, como por exemplo publicações de perdidos e achados, piadas e notícias;
  • Serviços: não é permitida a venda de quaisquer serviços no Marketplace;
  • Informações incompatíveis: a descrição e título de produto deverão corresponder às fotos do produto;
  • Venda de animais: é proibida a venda de animais no Marketplace e em grupos de compra e venda. Estão incluídas publicações sobre adoção de animais;
  • Cuidados de saúde: não é permitido comunicar produtos e artigos relacionados com cuidados de saúde (por ex.: termómetros, caixas de primeiros socorros).
Regras Facebook Marketplace

Categorias do Facebook Marketplace

O mercado digital do Facebook está dividido em 19 de categorias:

  • Veículos;
  • Arrendamento de propriedades;
  • Grupos;
  • Artigos grátis;
  • Artigos para a casa;
  • Brinquedos e jogos;
  • Classificados;
  • Comida e acessórios para animais;
  • Entretenimento;
  • Equipamento eletrónico;
  • Família;
  • Instrumentos musicais;
  • Jardim e ar livre;
  • Material de desporto;
  • Material de escritório;
  • Material para remodelação de casa;
  • Passatempos;
  • Venda de casas;
  • Vestuário.

Como chegar ao Facebook Marketplace?

Tanto na versão mobile como na versão desktop, para aceder ao Marketplace basta clicar no ícone de loja, localizado na barra superior de separadores.

Como chegar ao Facebook Marketplace

Como funciona?

Ao entrares no Marketplace, terás acesso aos diversos anúncios de produtos, uns orgânicos e outros patrocinados, divididos pelas diferentes categorias.
Enquanto comprador, podes definir a localização, mais ou menos abrangente, de onde pretendes e estás disposto a comprar produtos.
Ao selecionares Lisboa, por exemplo, só irão aparecer anúncios da região de Lisboa.

Definir a localização

Mas podes tornar a tua pesquisa de tal forma específica e pormenorizada que consegues restringir o teu raio de anúncios até 1km.

Definir a localização

Em termos de pesquisas, vais encontrar um motor de busca avançado, que funciona à base de keywords, atalhos e categorias.

Pesquisas Facebook Marketplace

Outra variável muito importante do Marketplace do Facebook são as avaliações dos vendedores.
Os utilizadores podem avaliar a experiência com os vendedores e, até mesmo, denunciá-los.
No Perfil de Comércio, poderás ver a tua avaliação de vendedor e as críticas que recebeste.

Avaliações dos vendedores

Como comprar no Facebook Marketplace?

No que toca às compras, o processo é semelhante ao OLX e plataformas similares.
Se encontraste um anúncio que te interessa, para dares início ao processo de negociação basta enviares uma mensagem ao vendedor através do Messenger. O chat já está embutido no anúncio, por isso não te preocupes que não é preciso procurares o utilizador e enviar um pedido de amizade.

Nota: Se estiveres só a fazer uma sondagem de vários produtos, podes guardar anúncios ou até mesmo partilhá-los com outros utilizadores.

Como comprar no Facebook Marketplace

Uma vez que os pagamentos in-app no Facebook ainda são algo recente e desconhecido por muitos utilizadores, a forma mais recorrente e simples de pagamento são os métodos externos à plataforma, como dinheiro físico, transferências bancárias e serviços de pagamentos digitais.
Para procederes a pagamentos dentro da plataforma, terás de utilizar a funcionalidade Facebook Pay, já disponível em Portugal, associando uma conta de PayPal, cartão de crédito ou débito. 

Após o contacto inicial, via Messenger, podes definir um local de encontro e o método de pagamento, tal como acontece noutras plataformas.

Como vender no Facebook Marketplace?

Para vender, o processo é igualmente simples.
Voltando à página inicial do Marketplace, vais ter de clicar ou no ícone de perfil ou, se preferires, no botão que diz “Vender”, localizado na barra de sugestões.

Como vender no Facebook Marketplace

Perfil

Este separador é onde vais encontrar todas as tuas informações, definições e actividades no Marketplace. Aqui, poderás ver o teu perfil de vendedor, as mensagens, a localização dos anúncios, as tuas vendas (ativas e finalizadas), os anúncios guardados e, como mencionado acima, as definições.

Perfil Marketplace

Nota: Nas definições, podes inclusivamente definir mensagens personalizadas para vendedores e compradores. Para saberes como funciona mais pormenorizadamente, terás de esperar pelo nosso próximo tutorial!

Definições

Para vender, vais ter de clicar em “Os teus anúncios” e, de seguida, clicar em “Criar novo anúncio”.

Criar novo anúncio

De seguida, seleciona a categoria do teu produto e preenche as informações: fotos, localização, estado, etc.

Preencher dados

Aviso: é muito importante elaborares a tua descrição. Esta caixa vai ser um dos principais impulsionadores da venda. Pensa nisto como se te estivesses a apresentar a uma pessoa: se causares uma primeira má impressão aqui, o potencial comprador pode perder o interesse. Por isso, prima por criar anúncios assertivos, simples e curtos.

Descrição do produto

Continuando, se fores até às últimas opções do anúncio, vais encontrar uma definição para promover o teu anúncio depois de publicado. Bastante importante para impulsionares o alcance do teu anúncio e, consequemente, a potencial venda.

Promover anúncios

Para dares como concluído o teu anúncio, basta clicares em “Seguinte” e, depois, escolheres onde pretendes publicá-lo. Vais ter a opção do Marketplace pré-selecionada e poderás escolher dentre outros grupos de vendas, nos quais sejas membro (irão aparecer também sugestões de grupos novos aos quais poderás querer aderir).

Publicar anúncio

Vender

Ao clicares neste balão (ícone circular que diz “Vender”) saltas diretamente para a escolha de categoria do produto que pretendes colocar à venda. Os restantes passos são exatamente iguais aos mencionados no ponto anterior.

Categorias - Vender

Promover Anúncios

Lá atrás, deves ter reparado (se estavas atento) que selecionámos a caixa de de “Promover anúncio depois de publicado”. 
A seguir a clicares em “Publicar” aparece uma opção que te permite promover o teu anúncio. Tens de selecionar o teu orçamento, que por defeito é dividido ao longo de três dias, consoante o alcance que pretendas. Quanto mais dinheiro investires, maior será o alcance.

Promover anúncios

Se não promoveste o produto no momento de publicação do anúncio, mais tarde podes sempre ir às definições de perfil do Marketplace (o ícone de utilizador na barra de atalhos) e clicar em “Os teus anúncios”.
Seleciona um dos teus anúncios ativos e clica em “Promover anúncio”.
O restante processo é exatamente igual ao acima apresentado.

Promover anúncios

Nota: Para eliminar ou editar um anúncio, basta clicares no símbolo de reticências (“…”) junto ao anúncio e selecionar a opção que pretendes. Podes também, por exemplo, marcar o produto com vendido ou até mesmo partilhá-lo em mais locais.

Conclusão

Esperamos ter alargado o teu conhecimento sobre a plataforma de e-commerce do Facebook e que tenha despertado a tua curiosidade para explorar este mercado!
Afinal de contas, o Facebook Marketplace é uma ferramenta bastante intuitiva e que beneficia de uma enorme base de utilizadores, tendo todo o potencial para concorrer com outros mercados digitais.
Fica atento ao nosso blog para não perderes nenhum artigo ou tutorial de Marketing Digital!

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares.
Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário