ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
No passado mês de Outubro, o Facebook anunciou uma nova plataforma que desenvolveu no último ano: o Facebook Workplace. Anteriormente denominado Facebook at Work, o Facebook Workplace posiciona-se no mercado como uma rede social para empresas, contando actualmente com mais de 1000 negócios inscritos. Alguns negócios integraram gratuitamente a versão inicial da rede social (versão beta), escolhidas para testar este projecto embrionário. Hoje em dia, o Facebook Workplace está disponível no mundo inteiro.
O Facebook a que todos nós estamos habituados é bastante semelhante ao Workplace, excepto no facto de o Workplace funcionar estritamente para relações profissionais, onde os utilizadores podem seguir os seus colegas de trabalho, as suas actividades, comentar e fazer like a projectos ou conquistas profissionais.
Sendo uma plataforma totalmente ad-free, o Facebook Workplace usufrui de um News Feed que é comandado por um algoritmo semelhante ao do Facebook tradicional. A par do feed, é igualmente possível criar grupos dentro da empresa, adicionar milestones, partilhar documentos de trabalho, criar listas de tarefas, etc.
Esta ferramenta tornou-se acessível para todas as empresas depois de ter sido utilizada internamente, durante anos, pela empresa de Mark Zuckerberg. A uma entrevista ao Bussiness Insider, Lori Goler (chefe do Departamento de Recursos Humanos do Facebook) salientou a importância da nova rede social para os utilizadores. “Descobrimos que o que as pessoas querem realmente ter é maior visibilidade e transparência dentro da sua empresa, pelo que o Facebook é uma óptima ferramenta para isso mesmo“, referiu.
O acesso rápido e a preponderância do mobile estão no topo das preocupações do Workplace, que rapidamente se percebe ter sido desenvolvido com grandes organizações em mente, com funcionários em diversos locais e mesmo em pontos sem acesso a um computador. Um bom exemplo disso é a funcionalidade de leitura de PDFs, que permite fazer o upload destes documentos e automaticamente transformar as suas páginas em diferentes imagens, numa galeria que fica disponível como um álbum de fotos tradicional no Facebook.
O modelo de negócio desta plataforma funciona através de fees mensais, e os valores baseiam-se na dimensão de cada organização, ou seja:
Num dado relacionado, as instituições educacionais e as organizações sem fins lucrativos terão o Workplace sem custos adicionais.
“O Workplace serve para muito mais do que comunicar entre secretárias dentro das paredes de um escritório. Algumas pessoas passam o dia inteiro fora, na estrada, enquanto que outras estão no mobile. Estamos maravilhados com a quantidade de empresas que incluíram o Workplace nas suas rotinas – desde uma empresa de navegação que agora pode conectar-se com as suas tripulações usando o Live, a um banco que agora utiliza a plataforma, em vez de newsletters ou faxes, para partilhar updates com os seus funcionários.
Algumas organizações multinacionais como a Danone, o Starbucks ou o Booking.com (…) aderiram ao Workplace. As pessoas trabalham de diferentes maneiras, um pouco por todo o mundo, e o objectivo desta nossa plataforma é a de as ajudar a estarem conectadas“, pode ler-se num post do blog oficial do Facebook.
Segundo as palavras de Mark Zuckerberg, mais do que uma app, o Workplace é uma boa “forma de gerir uma empresa”. Contudo, na nossa opinião, o investimento no Workplace só se justifica se o negócio tiver uma dimensão considerável.
Ao existirem muitos departamentos e colaboradores, revela-se complicado ter um espaço onde se centralize toda a informação. Redes internas não são uma novidade do mercado de trabalho actual (uma vez que já existem há algum tempo), mas o Facebook veio acrescentar mais uma opção – e de grande espectro – ao leque de plataformas (como o Slack e o Asana) disponíveis hoje em dia para manter o contacto no seio de uma empresa.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.