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Ao fim de um ano de existência, as Facebook Reactions já foram utilizadas cerca de 300 mil milhões de vezes na rede social, de acordo com a publicação Tech Times. Em média, todos os utilizadores do Facebook, diariamente, reagem aos posts 800 milhões de vezes com estes botões, que já entraram no quotidiano de quem utiliza a plataforma.
Neste artigo, analisaremos a fundo esta funcionalidade, partilhando tudo o que sabemos sobre as Facebook Reactions. Não só iremos perceber como é que estas 6 reacções impactam o News Feed, como também nos debruçaremos sobre aquilo que as marcas estão a fazer relativamente a este assunto.
Compostas por seis emojis, as Facebook Reactions expressam diversas emoções, sendo elas: Love (Adoro), Haha (Riso), Wow (Surpresa), Sad (Tristeza), Angry (Ira), e o já clássico Like (Gosto). No fundo, estas reacções funcionam da mesma maneira que o Like original, aparecendo sempre em cada post. Para escolher a Reaction certa, o utilizador terá que premir o botão de Like durante um segundo, sendo que depois disso aparecerão no post os emojis supramencionados.
E apesar de muitas pessoas ansiarem pelo botão “Não Gosto”, o certo é que a rede social quis optar por outra estratégia que não essa. Até porque, sejamos sinceros: alguns acontecimentos (como mortes, mudanças de emprego etc.) não se coadunam com um simples “Like”, pelo que Mark Zuckerberg necessitou de alargar o espectro binário de Like-Dislike.
“A dictomia Gosto/Não Gosto não iria reflectir os diversos acontecimentos que encontramos diariamente nas nossas vidas”, explica Geoff Teehan (Director de Design de Produto do Facebook) no Medium.
Esta funcionalidade só resultou na plataforma devido a dois príncipios-chave que fizeram com que a feature fosse vista como uma evolução natural. A saber:
Sendo Junho o mês em que se celebra o Orgulho LGBTQ, a rede social de Mark Zuckerberg lançou um novo botão relacionado com a comunidade gay, lésbica, bisexual e transgénero.
A reaction “Pride” estará disponível apenas durante o mês de Junho e qualquer utilizador poderá usufruir do botão, desde que faça like nesta página LGBTQ@Facebook.
A concepção desta Reaction surge depois de, no Instagram – rede social que está sobre a chancela do Facebook – os utilizadores terem acesso a stickers e filtros alusivos à comemoração do Orgulho LGBTQ.
Já em Maio, também o Facebook lançou outro botão em homenagem ao Dia da Mãe. Uma flor lilás, símbolo da gratidão, ocupou o News Feed dos utilizadores durante alguns dias – algo que foi, aliás, bastante bem visto pela comunidade.
Após muita especulação, o Facebook finalmente confirmou que o uso das Reactions influenciam o News Feed de um utilizador. Parece que o algoritmo do Facebook coloca mais peso em determinadas Reactions.
Em declarações ao Mashable, responsáveis da rede social salientam que “se as pessoas deixam uma Reaction num post, é um sinal ainda mais forte de que essas pessoas gostariam de ver esse tipo de conteúdo. Então, estamos constantemente a actualizar o News Feed para pesar as Reactions um pouco mais do que Likes”.
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