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    Gestão de redes sociais

    We drive on ever-changing roads

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    Gestão de redes Sociais


    Gostamos de começar por fazer aquelas perguntas difíceis às quais ninguém quer responder. Para quem estamos a comunicar? Qual é o objectivo das redes sociais na estratégia da empresa? Por que razão vai alguém seguir esta página? Será que há alguém que quer mesmo ouvir falar sobre o produto X?Só assim podemos montar uma estratégia de redes socias capaz de produzir resultados ao longo do tempo. Só assim conseguimos perceber qual é o caminho que vamos ter de percorrer.

    Produção de conteúdos


    Muitas pessoas olham para a produção de conteúdo como “manda lá o community manager fazer um post.” Na VAN, não é isto que acontece. O que é que isto quer efectivamente dizer? Que temos disponíveis todas as ferramentas necessárias para não apenas produzir conteúdos de qualidade como também para dotar os nossos clientes de um leque alargado de tipos de conteúdos. Na VAN, orgulhamo-nos de construir integralmente cada post, produzindo imagens, animando gifs, escrevendo artigos, produzindo animações, vídeos, podcasts e mais umas tantas coisas de que o cliente possa entretanto lembrar-se.

    Gestão de comunidades


    No final do dia, a gestão de comunidades é uma das partes mais importantes do trabalho em redes sociais, e que hoje em dia parece que ninguém quer verdadeiramente fazer. Sim, a diferença deste meio para os outros é o contacto bidireccional, a interação com as pessoas. Para nós, esta é uma parte fundamental. Não podem existir mensagens por responder, não podem existir pedidos de informação aos quais ninguém liga, não podem existir comentários que sejam simplesmente ignorados. Se era para isso, tínhamos ido fazer televisão.

    Planeamento de conteúdo


    Na fase de planeamento de conteúdo tentamos perceber quais os melhores tipos de conteúdos para atingir os objectivos e comunicação da empresa. Até aqui nada de novo; qualquer um poderia dizer isto. A diferença é que nós não olhamos para o conteúdo apenas como “vamos lá pôr qualquer coisa no Instagram que já lá vão três dias desde que lá metemos qualquer coisa.” O foco é mesmo o utilizador. Que conteúdos pode a página criar para trazer valor para o utilizador? Há sempre algo a dizer capaz de gerar capital informativo – ou de entretenimento – para um utilizador. Se for para fazer publicações inúteis, não contem connosco. (É, estamos a falar desses posts tipo “Bom fim-de-semana!”, estamos).

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