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No artigo de hoje, saltamos do digital para os produtos físicos que o digital desenvolveu. Quais são afinal os produtos das plataformas digitais?
Vamos olhar para alguns dos exemplos mais conhecidos no mercado!
No Facebook, agora conhecido por Grupo Meta, a imersão virtual é conseguida através deste dispositivo. Os Oculus Quest, atualmente na segunda versão e com uma terceira versão já anunciada, permitem entrar e navegar no metaverso que a plataforma está a desenvolver.
Eis algumas das coisas que este equipamento permite fazer: ver filmes, séries e eventos (concertos e eventos desportivos); fazer exercício; conectar-se com outros utilizadores; navegar no mundo virtual; jogar videojogos; explorar a criatividade com aplicações como o Vermillion, SculptrVR ou PotteryVR.
O propósito deste equipamento é transportar o utilizador para o mundo virtual que a plataforma está a desenvolver, assim como permitir “viajar” em segundos para outros locais do mundo.
Os Oculus estão em linha com a nova estratégia apresentada pela marca e são complementados por diversas medidas, como a criação de um avatar ou de um mundo personalizado, o Horizon, em que os utilizadores podem interagir e fazer tarefas do quotidiano (trabalhar, fazer exercício físico, conviver com os amigos, etc).
Passamos dos Oculus de realidade virtual do Grupo Meta para os óculos do Snapchat, os Spectacles.
Este equipamento não te transporta para outro mundo, mas transporta a Internet para o teu dia-a-dia.
Os Spectacles são uns óculos de realidade aumentada, que te permitem fazer de tudo um pouco: tirar fotografias e gravar vídeos, ver imagens e vídeos em 3D, interagir com marcos e efeitos virtuais, aceder às Lenses (efeitos) disponíveis na plataforma, produzir e partilhar conteúdos em tempo-real, e muito mais.
Por falar de óculos de realidade virtual, fazemos uma breve menção à parceria do Grupo Meta com a Ray-Ban.
Os Ray-Ban Stories são uns Smart Glasses criados para captar fotos e vídeos em tempo-real, da perspetiva de primeira-pessoa.
Da Google, decidimos trazer-te o Google Assistant!
O Google Assistant é um mordomo virtual desenvolvido pela Google, que é ativado por comando de voz e conectado através da Internet.
Por si só, não é um hardware, mas está disponível em todos os hardwares com Google e produzidos pela mesma. Alguns desses hardwares são: Smart Displays (ecrãs interativos e ativados com comando de voz), Smartwatches, Smart Clock (um despertador inteligente, disponível brevemente), Nest (câmaras de segurança inteligentes), Colunas inteligentes (controladas através de comandos de voz), e mais.
Este dispositivo vai muito além de uma coluna prática e com bom som, ou de um relógio elegante que conta passos. Através do Google Assistant podes aceder a um vasto leque de funcionalidades: podes ouvir música, criar e encomendar listas de compras, aceder a informações de tempo, recolher informação disponível na Internet, controlar dispositivos inteligentes na tua casa (como as luzes), enviar mensagens e fazer chamadas, definir alarmes, e até mesmo jogar jogos e pedir para contar piadas. Isto é apenas um pequeno exemplo das inúmeras funcionalidades que podes aceder através deste pequeno aparelho.
Voltando ao Grupo Meta, olhamos agora para o Portal, a sua oferta de Smart Displays própria.
Entre a panóplia de funcionalidades dos Portals estão: chamadas de vídeo (mãos livres), aceso ao assistente do Facebook ou, se preferires, Alexa (da Amazon), acesso a aplicações de chamadas de vídeo (como o Teams, WhatsApp, Zoom, e muito mais), acesso às aplicações do Grupo Meta, acesso a efeitos de AR, acesso a aplicações de streaming (como a Netflix), e muito mais.
Terminamos a nossa lista de produtos desenvolvidos pelas plataformas digitais com aquele que talvez seja o produto mais curioso da nossa lista: o Pixy!
O Pixy é, nada mais, nada menos do que um drone desenvolvido pelo Snapchat. Este drone foi desenvolvido com o objetivo de te seguir (literalmente) para todo o lado e captar esses momentos para publicares mais tarde.
E como funciona o Pixy? Para começar fazes download da aplicação, emparelhas o dispositivo e selecionas um dos diferentes modos de voo disponíveis. Os modos de voo são a maneira para controlares o movimento do drone, não sendo possível manejá-lo diretamente. Existem os seguintes modos: Hover (o Pixy capta imagens enquanto paira), Follow (o Pixy segue-te) e Orbit (o Pixy fica a voar em volta).
O drone tem um armazenamento interno de 16Gb, que pode ser exportado facilmente e editado na plataforma do Snapchat.
Para concluir a “ficha técnica”, o Pixy tem sensores de 12MP, capazes de captar vídeo até 2,7K E 30 fps.
Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir alguns exemplos de produtos desenvolvidos pelas plataformas digitais.
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