En

Contacte-nos

Imagem de capa: novo layout das páginas de Facebook [2016]

Gestão de redes sociais | 18 Outubro 2016 | Hugo Picado de Almeida

Imagem de capa: o Facebook volta a alterar o seu layout

Sabemos que um dos grandes desafios do trabalho em redes sociais é a constante mudança dos meios, e o Facebook, sobretudo no que toca ao layout das suas páginas (e, por isso, à imagem de capa), é exímio na velocidade a que vai introduzindo alterações à sua plataforma. Isto significa que rapidamente se vão tornando obsoletas muitas das informações disponíveis na internet sobre as boas práticas ou funcionalidades que lhe são inerentes.

Com a recente mudança, já no decorrer de 2016, do layout das páginas pessoais e de empresa, muitos dos designs das capas se tornaram desadequados, uma vez que as dimensões se alteraram ligeiramente, o avatar já não se sobrepõe à imagem, e os botões de acção que antes ocupavam o espaço sombreado na capa também foram relegados para uma barra imediatamente abaixo.

Como desenhar uma imagem de capa adaptada ao novo layout do Facebook em 2016?

As novas medidas para a imagem de capa são de 828 px X 315 px (o valor da altura manteve-se). A área “mobile safe” continua a ser inferior, com apenas 560 px de largura, centrada na largura total da capa em versão desktop.

No que toca aos formatos de imagem, a nossa recomendação mantém-se, sobretudo quando as imagens tenham por base texto ou elementos vectoriais: PNG-8 ou PNG-24 para escapar à compressão do Facebook e evitar a aberrações ou perdas de qualidade.

Um dos aspectos mais importantes a ter em conta, agora, é que a imagem de capa se encontra completamente limpa, despida de qualquer elemento em sobreposição. Se isto elimina a possibilidade de alguns jogos visuais que anteriormente se criavam entre diferentes elementos (como a capa e o avatar), vem, porém, tornar a leitura da capa mais clara e menos problemática, deixando mais espaço livre de comunicação às marcas. A única excepção é o ícone da câmara fotográfica (canto inferior direito), em branco com transparência e que se expande com mouse-over para criar o botão que permite alterar a própria imagem de capa.

Embora a sua localização e reduzida dimensão devam evitar problemas de maior, será aconselhável não colocar elementos em posição que entre em conflito com este ícone. Sempre que possível, deve procurar ter-se em atenção este elemento no design, considerando-o, por exemplo, no alinhamento com outros elementos, tal como procurámos fazer no caso abaixo:

imagem de capa facebook 2016

 

Mantenha-se atento a este tipo de alterações e adapte os elementos da sua página o quanto antes. Manter as suas páginas actualizadas e os seus elementos de marca apresentados com qualidade é, pelo menos, garantia de transmissão de uma boa imagem.

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]

Save

Save

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário