Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Imagem de capa: novo layout das páginas de Facebook [2016]

Gestão de redes sociais | 18 Outubro 2016 | Hugo Picado de Almeida

Imagem de capa: o Facebook volta a alterar o seu layout

Sabemos que um dos grandes desafios do trabalho em redes sociais é a constante mudança dos meios, e o Facebook, sobretudo no que toca ao layout das suas páginas (e, por isso, à imagem de capa), é exímio na velocidade a que vai introduzindo alterações à sua plataforma. Isto significa que rapidamente se vão tornando obsoletas muitas das informações disponíveis na internet sobre as boas práticas ou funcionalidades que lhe são inerentes.

Com a recente mudança, já no decorrer de 2016, do layout das páginas pessoais e de empresa, muitos dos designs das capas se tornaram desadequados, uma vez que as dimensões se alteraram ligeiramente, o avatar já não se sobrepõe à imagem, e os botões de acção que antes ocupavam o espaço sombreado na capa também foram relegados para uma barra imediatamente abaixo.

Como desenhar uma imagem de capa adaptada ao novo layout do Facebook em 2016?

As novas medidas para a imagem de capa são de 828 px X 315 px (o valor da altura manteve-se). A área “mobile safe” continua a ser inferior, com apenas 560 px de largura, centrada na largura total da capa em versão desktop.

No que toca aos formatos de imagem, a nossa recomendação mantém-se, sobretudo quando as imagens tenham por base texto ou elementos vectoriais: PNG-8 ou PNG-24 para escapar à compressão do Facebook e evitar a aberrações ou perdas de qualidade.

Um dos aspectos mais importantes a ter em conta, agora, é que a imagem de capa se encontra completamente limpa, despida de qualquer elemento em sobreposição. Se isto elimina a possibilidade de alguns jogos visuais que anteriormente se criavam entre diferentes elementos (como a capa e o avatar), vem, porém, tornar a leitura da capa mais clara e menos problemática, deixando mais espaço livre de comunicação às marcas. A única excepção é o ícone da câmara fotográfica (canto inferior direito), em branco com transparência e que se expande com mouse-over para criar o botão que permite alterar a própria imagem de capa.

Embora a sua localização e reduzida dimensão devam evitar problemas de maior, será aconselhável não colocar elementos em posição que entre em conflito com este ícone. Sempre que possível, deve procurar ter-se em atenção este elemento no design, considerando-o, por exemplo, no alinhamento com outros elementos, tal como procurámos fazer no caso abaixo:

imagem de capa facebook 2016

 

Mantenha-se atento a este tipo de alterações e adapte os elementos da sua página o quanto antes. Manter as suas páginas actualizadas e os seus elementos de marca apresentados com qualidade é, pelo menos, garantia de transmissão de uma boa imagem.

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios mais comuns do marketing nas redes sociais”]

Save

Save

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário