ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
Há cerca de dois anos, pela primeira vez na História, um pictograma (isto é, a representação de um objecto ou conceito) foi eleito a “Palavra do Ano” pela Universidade de Oxford. A conceituada Universidade inglesa, que anualmente faz este tipo de ranking, classificou o emoji “Face with Tears of Joy” (????) como a palavra de 2015.
A atribuição deste prémio chocou os mais conservadores mas, por outro lado, confirmou a teoria de que os emojis vieram alterar o paradigma de comunicação digital do século XXI.
Ontem, dia 17 de Julho, celebrou-se o Dia Mundial do Emoji (#WorldEmojiDay). No Facebook, Mark Zuckerberg apresentou dados relevantes sobre esta linguagem:
Como podemos facilmente depreender pela análise da imagem acima, os utilizadores da rede social têm 10 emojis de eleição, pelo que o “Tears With Face of Joy” ocupa o 1º lugar de emoji mais utilizado. Cada zona geográfica utiliza emojis diferentes para se expressar, o que se afigura interessante, apesar desta “linguagem” ser considerada universal.
A necessidade de comunicar sempre esteve inerente ao Homem, até mesmo no período pré-histórico, quando ainda nem tinha descoberto o fogo. Veja-se por exemplo as pinturas rupestres que são, muito provavelmente, o primeiro tipo de linguagem (ou de tentativa de comunicação)
Hoje em dia, a comunicação digital é indissociável deste tipo de “bonecos” que, quanto utilizados, pretendem demonstrar um estado de espírito, uma emoção ou apenas ornamentar um diálogo digital entre vários intervenientes.
Eis alguns factos relevantes:
As marcas têm que estar atentas às tendências da comunidade e do mercado. Por isso mesmo, afigura-se essencial saber como utilizar emojis na comunicação de um produto ou serviço, por forma a apelar ao engagement entre consumidores, ou apenas de maneira a se diferenciarem das demais empresas.
Nesse sentido, reunimos algumas dicas que consideramos essenciais.
1. Saber que tipo de emojis se relacionam com o nosso target
We’re using #EndangeredEmoji to save real animals from extinction. Please retweet to sign up and help. pic.twitter.com/hX1p1GEDZ9
— WWF (@WWF) 12 de maio de 2015
Com tantos emojis disponíveis no mercado, não se afigura fácil perceber aqueles que funcionam dentro do nosso segmento. Ainda assim, é necessário desenvolver uma estratégia capaz de providenciar ao público-alvo emojis que lhes sejam familiares, em vez de emojis aleatórios sem qualquer tipo de propósito.
Negócios mais institucionais devem ter uma imagem mais sóbria e clássica, enquanto que negócios mais disruptivos podem apostar na inovação.
2. A utilização de emojis deve fomentar o engagement entre utilizadores
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
— Domino’s Pizza (@dominos) 12 de maio de 2015
Tal como uma boa frase, um bom emoji deve despertar no utilizador a vontade de comunicar com a marca. Ser apelativo é, então, um ponto essencial.
Ao utilizarmos emojis de uma maneira inteligente, estamos a tentar obter call-to-actions para determinado assunto.
No e-mail marketing isto também se afigura importante, na medida em que a utilização de emojis pode aumentar o open-rate de um mail, por exemplo.
3. Os emojis devem conferir proximidade
Take a break from the ordinary; you deserve it! #LiveForNow #SayItWithPepsi #PepsiMojiJa pic.twitter.com/whqzaqFzKB
— Pepsi Jamaica (@pepsijamaica) 27 de dezembro de 2016
Os emojis têm a excelente capacidade de ajudar uma marca a aproximar-se dos seus seguidores, na medida em que têm uma conotação mais dinâmica. Contudo, o que funciona para uma marca não funciona necessariamente para outra. Ainda assim, este tipo de linguagem deve ser, naturalmente, a extensão da nossa voz.
Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.