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Instagram Stories: como utilizar esta funcionalidade na sua empresa

Gestão de redes sociais | 7 Junho 2017 | Miguel Menaia

Como já aqui escrevemos, o storytelling é essencial para o marketing digital. Sem ele, as marcas não conseguem produzir conteúdo apelativo ao consumidor, perdendo-se na imensidão de bons conteúdos presentes na internet. E em 2017, onde mais de 150 milhões pessoas estão a utilizar, por exemplo, o Instagram Stories numa base diária – funcionalidade da rede social onde se coloca conteúdo que desaparece ao fim de 24 horas -, desenvolver conteúdo com storytelling nunca foi tão pertinente.

Desenganem-se os mais cépticos: o Stories permite que os criadores de conteúdo sejam inovadores na abordagem. Não só porque a funcionalidade está disposta na parte superior do ecrã quando abrimos a aplicação (sendo, assim, altamente apelativa para o público-alvo), mas também porque 70% dos instagrammers seguem, pelo menos, uma marca no seu perfil. Para além disso, o seu formato vertical e a sua interface interactiva são, à falta de melhor adjectivo, desafiantes para todos os que desenvolvem conteúdo diariamente.

As marcas estão, assim, a despertar para esta nova funcionalidade, que existe há cerca de um ano no Instagram.

De forma a ter uma audiência segmentada e activa na nossa rede, existem cinco tipos de publicações que as marcas podem criar para os seus seguidores. A saber:

1. Mostrar behind the scenes

 

Mostrar o dia-a-dia de uma empresa é uma boa prática à qual muitas marcas recorrem. Isso não só humaniza a marca como desperta o lado curioso do utilizador, que gosta de saber como é o quotidiano da marca que segue no Instagram.

Para além disso, se a sua empresa realizar eventos – sejam eles eventos corporativos, eventos informais ou almoços de negócios, por exemplo – não se esqueça de os aproveitar para o Insta Stories. Hoje em dia, e através do ângulo certo, tudo é passível de ser transformado em conteúdo.

2. Divulgar tutoriais e Faça Você Mesmo

De maneira a criar urgência nos consumidores, as marcas poderão optar por mostrar DIY’s (Do It Yourself: Faça Você Mesmo) do seu produto. Quem gere a comunicação das marcas deve procurar, sempre, encontrar um ângulo criativo para justificar o uso do produto, caso exista pertinência.

3. Anunciar algo

Seja o novo membro da equipa que acabou de chegar ao escritório, o novo produto que está quase a ser comercializado ou o mais recente site que melhorámos, a verdade é que os seguidores adoram estar informados sobre o que andamos a fazer. A única diferença deste ponto para o primeiro é, precisamente, a questão da profundidade. Se com o Behind the scenes mostramos os momentos banais do funcionamento de uma marca, com este ponto divulgamos o que realmente interessa ao nosso público.

4. Partilhar UGC (User-Generated Content)

Realçar aquilo que os instagrammers fizeram na sua rede é meio caminho andado para ter um público-alvo ligado. O User-Generated Content pode ser um alicerce de conteúdo para a nossa estratégia de marketing digital, pelo que não deve ser descurado. Ganhamos nós enquanto marca, que divulgamos o conteúdo de alguém que gostou do nosso produto, e ganham os consumidores, que se sentem apreciados.

5. Oferecer descontos

Promover giveaways ou descontos é uma estratégia de marketing que todas as empresas já adoptaram pelo menos uma vez. Por isso mesmo, o Instagram Stories é o local exacto para presentear os utilizadores que nos seguem, sobretudo pelo seu carácter rápido: como o conteúdo que é publicado dura 24 horas na rede, os utilizadores sentem-se compelidos a obter os cupões de descontos.

A outra utilidade do Stories: os anúncios pagos

Pode utilizar-se o Facebook para criar anúncios que são publicados nas Instagram Stories. É possível carregar uma foto ou vídeo (com uma duração máxima de 15 segundos) que será apresentado entre as histórias dos utilizadores. Para o efeito, as ferramentas que utilizamos podem ser o Power Editor, o Gestor de Anúncios ou a API. Em detalhe, está tudo explicado aqui pelo próprio Facebook.

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