Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Instagram Stories: como utilizar esta funcionalidade na sua empresa

Gestão de redes sociais | 7 Junho 2017 | Miguel Menaia

Como já aqui escrevemos, o storytelling é essencial para o marketing digital. Sem ele, as marcas não conseguem produzir conteúdo apelativo ao consumidor, perdendo-se na imensidão de bons conteúdos presentes na internet. E em 2017, onde mais de 150 milhões pessoas estão a utilizar, por exemplo, o Instagram Stories numa base diária – funcionalidade da rede social onde se coloca conteúdo que desaparece ao fim de 24 horas -, desenvolver conteúdo com storytelling nunca foi tão pertinente.

Desenganem-se os mais cépticos: o Stories permite que os criadores de conteúdo sejam inovadores na abordagem. Não só porque a funcionalidade está disposta na parte superior do ecrã quando abrimos a aplicação (sendo, assim, altamente apelativa para o público-alvo), mas também porque 70% dos instagrammers seguem, pelo menos, uma marca no seu perfil. Para além disso, o seu formato vertical e a sua interface interactiva são, à falta de melhor adjectivo, desafiantes para todos os que desenvolvem conteúdo diariamente.

As marcas estão, assim, a despertar para esta nova funcionalidade, que existe há cerca de um ano no Instagram.

De forma a ter uma audiência segmentada e activa na nossa rede, existem cinco tipos de publicações que as marcas podem criar para os seus seguidores. A saber:

1. Mostrar behind the scenes

 

Mostrar o dia-a-dia de uma empresa é uma boa prática à qual muitas marcas recorrem. Isso não só humaniza a marca como desperta o lado curioso do utilizador, que gosta de saber como é o quotidiano da marca que segue no Instagram.

Para além disso, se a sua empresa realizar eventos – sejam eles eventos corporativos, eventos informais ou almoços de negócios, por exemplo – não se esqueça de os aproveitar para o Insta Stories. Hoje em dia, e através do ângulo certo, tudo é passível de ser transformado em conteúdo.

2. Divulgar tutoriais e Faça Você Mesmo

De maneira a criar urgência nos consumidores, as marcas poderão optar por mostrar DIY’s (Do It Yourself: Faça Você Mesmo) do seu produto. Quem gere a comunicação das marcas deve procurar, sempre, encontrar um ângulo criativo para justificar o uso do produto, caso exista pertinência.

3. Anunciar algo

Seja o novo membro da equipa que acabou de chegar ao escritório, o novo produto que está quase a ser comercializado ou o mais recente site que melhorámos, a verdade é que os seguidores adoram estar informados sobre o que andamos a fazer. A única diferença deste ponto para o primeiro é, precisamente, a questão da profundidade. Se com o Behind the scenes mostramos os momentos banais do funcionamento de uma marca, com este ponto divulgamos o que realmente interessa ao nosso público.

4. Partilhar UGC (User-Generated Content)

Realçar aquilo que os instagrammers fizeram na sua rede é meio caminho andado para ter um público-alvo ligado. O User-Generated Content pode ser um alicerce de conteúdo para a nossa estratégia de marketing digital, pelo que não deve ser descurado. Ganhamos nós enquanto marca, que divulgamos o conteúdo de alguém que gostou do nosso produto, e ganham os consumidores, que se sentem apreciados.

5. Oferecer descontos

Promover giveaways ou descontos é uma estratégia de marketing que todas as empresas já adoptaram pelo menos uma vez. Por isso mesmo, o Instagram Stories é o local exacto para presentear os utilizadores que nos seguem, sobretudo pelo seu carácter rápido: como o conteúdo que é publicado dura 24 horas na rede, os utilizadores sentem-se compelidos a obter os cupões de descontos.

A outra utilidade do Stories: os anúncios pagos

Pode utilizar-se o Facebook para criar anúncios que são publicados nas Instagram Stories. É possível carregar uma foto ou vídeo (com uma duração máxima de 15 segundos) que será apresentado entre as histórias dos utilizadores. Para o efeito, as ferramentas que utilizamos podem ser o Power Editor, o Gestor de Anúncios ou a API. Em detalhe, está tudo explicado aqui pelo próprio Facebook.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário