Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Instagram: uma nova maneira de registar memórias

Gestão de redes sociais | 21 Junho 2016 | Miguel Menaia

Em pleno século XXI, documentar o nosso dia-a-dia através de fotografias tornou-se quase tão banal quanto beber água. Não vivemos sem contar aos outros o que estamos a fazer, por que sítios andamos a passear ou o que estamos a comer.

E isso em muito se deve ao boom que o Instagram tem tido no mundo digital. O ditado “Se uma árvore cai em uma floresta e não há ninguém por perto para ouvir, será que ela fez algum som?“, foi actualmente substituído por algo como: “Se fizeste alguma coisa na tua vida e ela não está no Instagram, será que ela realmente aconteceu?

Posto isto, é natural que esta rede social, fundada em 2010 pela Burbn, tenha uma comunidade de cerca de 400 milhões utilizadores activos, com mais de 70 milhões de fotografias partilhadas diariamente. E quem são esse tipo de utilizadores? Toda a gente. Existem pessoas na rede social de todas as idades e países, embora 90% deles tenham menos de 35 anos (sendo a maior parte dos EUA).

 

Porque é que o Instagram é tão popular?

Adquirido em 2012 pelo Facebook por mil milhões de dólares, o Instagram afigura-se como uma das principais redes sociais do nosso tempo. Segundo o seu site, as pessoas que desenvolveram a app imaginam um mundo “onde todos conseguirão estar mais conectados através de fotografias”, pelo que o Instagram é, de uma forma sucinta, “uma nova maneira de registar memórias”, sejam elas em vídeo ou em imagens.

Uma das particularidades desta rede social é, sem dúvida, a possibilidade de se aplicarem filtros aos conteúdos produzidos. Para além de tornarem as fotografias mais apelativas esteticamente, os filtros conferem um sentido criativo à rede que é adorado por milhões de pessoas.

É de salientar também que o Instagram desenvolveu apps que permitem ao utilizador criar conteúdo original (como GIFS, com o Boomerang; ou vídeos em time lapse, com o Hyperlapse), o que demonstra bem a força e eficácia desta rede no mundo digital. Bem recentemente, alterou o seu logotipo para algo mais colorido e minimalista, tendo como inspiração a sua comunidade de utilizadores.

Quanto ao marketing, o Instagram consegue ser uma excelente plataforma para criar envolvimento com o target. De acordo com um estudo, o engagement dos seguidores das marcas é 128 vezes maior no Instagram do que no Twitter.

Assim sendo, percebe-se facilmente que a plataforma é muito importante para o alargamento da comunidade de uma marca, o que faz com que esta evolua e ganhe reconhecimento. As fotografias, no entanto, têm um poder maior na hora de comunicar algo: garantem, em média, mais 36% de likes do que os vídeos.

ads

A partir de 2013, foram oficialmente lançados os Instagram Ads que, tal como o nome indica, mostram na rede social os anúncios de negócios que sejam interessantes e relevantes para o utilizador. Para fazê-lo, a plataforma apropria-se de informações sobre o que é feito no teu Instagram e Facebook, assim como informações de apps e sites de terceiros que utilizes.

Em todo o caso, uma das estratégias de marketing mais eficazes para chegar a muita gente sem investimento monetário é a concepção e utilização de hashtags – tópicos que são feitos através de cardinais e que agrupam conteúdo semelhante.

Nesse sentido sabias que, actualmente, a utilização das hashtags no Instagram é superior à do Twitter? Muitas marcas usam-nas para trazer relevância àquilo que querem comunicar.  Todavia, cada imagem ou vídeo não deverá conter mais do que cinco hashtags, ou SPAM , estudos indicam.

Concluindo, o Instagram é, a par do Twitter, a segunda maior rede social do mundo. Neste momento, as marcas estão a direccionar parte da sua estratégia digital para lá, uma vez que é uma boa plataforma de divulgação de campanhas, anúncios, produtos e serviços.

É tudo aquilo que alguém tendencialmente comunicador precisa numa rede social. Porque alia a criatividade à rapidez e dimanismo dos tempos modernos.

 

[download file=”https://www.van.pt/wp-content/uploads/2016/05/Os-10-desafios_blogdownload.pdf” title=”Os 10 desafios  mais comuns do marketing nas redes sociais”]

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário