Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Jogos Olímpicos: as regras para as redes sociais

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 30 Julho 2021 | Rafael Venâncio

Os Jogos Olímpicos são um dos maiores eventos desportivos do mundo e, como tal, assumem grande protagonismo nas redes sociais. Mas sabias que há uma série de regras definidas para a regulação dos conteúdos durante os Jogos? Descobre tudo no nosso artigo!

Introdução

Os Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram início no dia 23 de Julho e vão decorrer até ao dia 8 de Agosto.
E apesar de todas as dificuldades e atrasos, com algumas normas impostas por causa do Covid-19, a prova avançou mesmo um ano depois da data inicialmente estipulada.
Nós não somos, porém, especialistas em nenhuma modalidade desportiva, mas sim em redes sociais, vamos analisar algumas das medidas impostas pelo Comité dos Jogos.

Introdução - Jogos Olímpicos 2020

Regras para a comunidade nas redes sociais nos Jogos Olímpicos

Desde as regras mais comummente aceites até às regras mais “olímpicas”, vamos mostrar-te algumas das regras impostas para a comunidade dos Jogos Olímpicos nas redes sociais.

Difamação

A organização dos Jogos Olímpicos não permite comentários que incitem a descaracterização de uma pessoa ou organização, como por exemplo:

  • Exponham um indivíduo ou organização ao ódio, ridicularização ou desprezo;
  • Façam com que um indivíduo ou uma organização seja evitado ou afastado;
  • Rebaixem um indivíduo ou uma organização na consideração da sociedade;
  • Criem distanciamento entre um indivíduo e os membros do seu escritório, profissão ou organização.

Racismo

Passando a difamação, vamos agora olhar para um dos tópicos mais sensíveis: o racismo.
Infelizmente, em pleno século XXI, ainda vemos a necessidade de criar regras e implementar medidas contra o racismo.
A organização dos Jogos não vai, por isso, permitir qualquer tipo de comentários e publicações que possam ser considerados racistas ou ofensivos para quaisquer grupos de pessoas, etnias ou outros.

Brechas de Copyright

Se há coisa de que ninguém gosta é de ver o seu trabalho, esforço e dedicação a ser roubado e “reciclado” por outras pessoas, e nos Jogos Olímpicos não será diferente.
Os criadores não têm de registar os seus conteúdos. A proteção dos seus conteúdos é automática, dando ao proprietário dos direitos de autor controlo sobre a utilização do seu trabalho e autorização para receber qualquer pagamento pelo mesmo.

Sexualidade

Este é outro dos tópicos mais sensíveis para a organização e que deve ser abordado com cautela.
A organização dos Jogos Olímpicos permite que um utilizador se refira à sua sexualidade, no entanto alerta e vai punir posts potencialmente difamatórios.
Nos dias que correm, a luta pela igualdade de direitos e pela liberdade de expressão e aceitação das comunidades LGBTQIA+ é tema bastante aceso.

Cidades Candidatas

Se gostavas que a tua cidade acolhesse os Jogos Olímpicos, durante o período de seleção não será a altura certa para fazeres “campanha”.
O IOC (International Olympic Committee não permite comentários que promovam uma cidade em particular como o melhor candidato, durante este período.

Menções honrosas

Para não omitir nenhuma informação relevante, vamos apresentar-te muito sucintamente alguns tópicos que devem ser evitados ou ter maior ponderação quando abordados, segundo o IOC:

  • Religião;
  • Pessoas com deficiências;
  • Obscenidades e outros conteúdos indecentes;
  • Troca de detalhes pessoais;
  • Falsificação de personalidade (“impersonation”);
  • Violência;
  • Drogas, álcool e tabaco;
  • Fotos de perfil, alcunhas e nomes de utilizadores inapropriados;
  • Menção de localizações geográficas detalhadas.
Regras para a comunidade nas redes sociais nos Jogos Olímpicos

Regras para os atletas nas redes sociais nos Jogos Olímpicos

Após darmos uma vista de olhos às regras da comunidade, vamos agora ver algumas das regras estipuladas para os atletas.

Conteúdo dos Jogos Olímpicos

Os atletas podem gravar e partilhar conteúdos de vídeo e áudio nas suas páginas pessoais, com equipamentos “amadores”, desde que estes não contenham áudio/vídeo do Campo de Jogo ou da “Back of House”.
Ou seja, a ideia passa por omitir algumas áreas mais privadas e exclusivas dos atletas, zonas que são maioritariamente restritas e de acesso proibido para o adepto comum.

Respeitar os valores Olímpicos

Quando os atletas capturam e partilham conteúdos referentes aos Jogos Olímpicos deverão respeitar as diretrizes e códigos de ética impostos pela organização:

  • Respeitar a honra, integridade, reputação, privacidade ou informação e direitos privados de cada indivíduo ou organização, inclusive direitos de propriedade intelectual;
  • Respeitar a integridade e as operações, incluindo as medidas de segurança, dos Jogos Olímpicos;
  • Assegurar que o conteúdo está livre de ódio, preconceito, racismo, propaganda religiosa e política, divisão ou discriminação;
  • Não partilhar ou publicar conteúdos dos Jogos Olímpicos em contas de meios de comunicação social/digitais ou websites de outros;
  • Não atuar como jornalistas, repórteres ou em qualquer outro meio de comunicação social relacionado enquanto estiverem nos Jogos Olímpicos, inclusive agindo em nome de qualquer organização de meios de comunicação social.

Uso pessoal

Os atletas têm alguma liberdade para publicar conteúdos pessoais da sua experiência naquele que é considerado um dos maiores eventos desportivos do mundo.
No entanto, devem ter em conta que apenas podem capturar e partilhar conteúdos para fins pessoais e não para fins comerciais ou promocionais (a não ser que se tratem de parceiros oficiais dos Jogos Olímpicos).
A organização vai ainda mais longe e detalha que os atletas não poderão publicar conteúdos das olimpíadas em agradecimento a patrocinadores não oficiais, ou partilhado e publicado em contas de meios de comunicação social/digital ou websites de terceiros.

Regras para os atletas nas redes sociais nos Jogos Olímpicos

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber como te “comportares” nas redes sociais durante os Jogos Olímpicos!

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.