Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

NFTs no Instagram

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 9 Junho 2022 | Rafael Venâncio

Os NFTs são uma moda dos tempos modernos e uma extensão do crescente interesse em torno das criptomoedas! Neste artigo vamos falar-te de um novo teste em prática pelo grupo Meta no Instagram.

Breve introdução aos NFTs

De forma sucinta, os NFTs (ou non-fungible tokens) são bens digitais cuja propriedade pode ser verificada, permitindo o surgimento de conteúdos “únicos” ou “limitados” na sua reprodutibilidade. Falamos de peças de arte, música, itens de jogos, vídeos, imagens, e muito mais.
Este tipo de bem virtual é, por norma, comprado e vendido online e é cunhado com o mesmo tipo de software que as criptomoedas (como a Bitcoin ou Ethereum). Por norma, são armazenados em blockchain (sistema de armazenamento de informação encriptado), para garantir a sua autenticidade.
E se achas que os NFTs são uma coisa que nasceu do dia para a noite, enganas-te! Estes Tokens digitais já existem desde 2014, mas foi após a explosão das criptomoedas e o crescente interesse no mundo virtual (metaverso) que começámos a ver um forte interesse nestes objetos virtuais. Em 2021, este mercado foi avaliado em 41 mil milhões de euros.

A chegada dos NFTs no Instagram

Olhemos então para a utilidade dos NFTs. Para que servem afinal?
Os NFTs acabam por funcionar como bens ou investimentos, como obras de arte ou peças de relojoaria ou joalharia, em que investimos na expectativa que o seu valor venha a aumentar. Em muitos casos apenas servem para ostentação.
E onde entra o Instagram nisto tudo? A verdade é que as plataformas sociais começaram a olhar para este mundo das criptomoedas e perceberam que não podiam ficar de fora. Por exemplo, o Facebook (agora Meta) começou a desenvolver a sua criptomoeda própria (a Libra, mais tarde Diem), o Reddit começou a testar um mercado de NFTs e agora o Instagram está a desenvolver e a testar uma funcionalidade que permite exibir as tuas coleções não-fungíveis.
O Digital Collectibles está em testes, desde Maio de 2022, com alguns utilizadores selecionados nos EUA. A funcionalidade permite que estes conectem a sua carteira digital e exibam as suas coleções virtuais, podendo inclusivamente taggar o criador e o colecionador.
Estas coleções ficarão expostas no perfil do utilizador e poderão ser acedidas como é exibido no exemplo do Instagram.

Visão sobre os NFTs e o mercado cripto em geral

O que achamos nós de NFTs? O conceito é extremamente interessante e prático, pois permite eternizar e comercializar arte de forma simples.
No entanto, os NFTs acarretam custos muito elevados, tanto para quem pretende criar, como para quem pretende comprar. Na blockchain, todas as transacções têm custos associados, e atualmente muito elevados, por ser preciso pagar à rede de computadores que o suportam. Além disso, trata-se de mercados muito voláteis e muito pouco regulamentados (tanto os NFTs como as criptomoedas), em que por vezes acontecem escândalos de lavagem de dinheiro (mais do lado das criptomoedas), como o caso da Save the children, e que ainda não podem ser legalmente puníveis.


Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir mais sobre os NFTs e a sua expansão para plataformas sociais, como o Instagram.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.


O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.