Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Notícias de Marketing Digital 2021

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais, Notícias | 28 Dezembro 2021 | Rafael Venâncio

Tomando como ponto de partida as pesquisas realizadas para a nossa newsletter semanal, o Auto-Rádio, vamos rever algumas das notícias que marcaram o ano de 2021 no mundo do Marketing digital!

Introdução

Se 2020 foi um ano atípico e de transformação, 2021 foi um ano de adaptação e de cimentação do trabalho desenvolvido no ano anterior. O Marketing Digital não foi exceção!
Vimos várias tendências a sedimentar-se, como o áudio social e os vídeos curtos; recebemos novidades no campo do metaverse e da blockchain, com o badalado anúncio do Facebook e com uma proliferação de novas moedas e tokens digitais; vimos uma aposta generalizada de diversas redes sociais em ferramentas de eCommerce; despedimo-nos de ferramentas e plataformas marcantes, como o Internet Explorer. Experienciámos muito e evoluímos muito.
Agora, é altura de ver como foi ano de 2021 aos olhos da nossa aclamada (ao menos por nós) newsletter semanal e descobrir quais foram as notícias de Marketing Digital que marcaram ano!

Janeiro

Janeiro começou quente e a grande ritmo, apesar das temperaturas na rua poderem demonstrar o oposto!

Notícias de marketing digital de Janeiro

1 – TikTok está sob observação

Apesar de ter evitado o ban nos EUA, por enquanto, o TikTok continua sob vigilância devido a preocupações sobre o seu impacto nos jovens utilizadores e ao seu processamento e recolha de dados de menores. Nos últimos dois anos, a plataforma de short-videos tem estado sob observação após casos que envolviam a recolha de dados e a apresentação de conteúdos indevidos a menores nos EUA, França, Reino Unido e, mais recentemente, no Paquistão.

2 – Pinterest expande funcionalidade de “shoppable Pins”

Aproveitando o crescente interesse pelo eCommerce, o Pinterest anunciou a expansão das suas ferramentas AR “Try On” para replicar a experiência de compras na loja. Depois de ter testado a funcionalidade no ano passado com batons, o Pinterest anunciou agora a expansão da funcionalidade para sombras de olhos, com o lançamento de Shoppable Pins das marcas Lancôme, YSL, Urban Decay, e NYX Cosmetics.

3 – Trump leva bloqueio social

As plataformas sociais Twitter, Facebook, Snapchat e outras estão a banir Donald Trump. A decisão surge na sequência do motim de 6 de Janeiro no Capitólio dos EUA, que o ex-Presidente dos EUA promoveu fortemente nas redes sociais.

Fevereiro

Entramos no mês mais curto do ano, o que não invalida a grandeza das notícias de Marketing Digital que nele ocorreram!

Notícias de marketing digital de Fevereiro

1 – Facebook lança medidas para celebrar o Black History Month

O Facebook lançou uma nova plataforma para destacar o trabalho dos criadores negros. O Instagram, em parceria com o Facebook Elevate e a agência The Creative Collective NYC, juntou 15 empresas de empresários negros e 15 criativos negros para criarem conteúdos de Instagram personalizados. A nova “montra” do We Create foi criada no âmbito do Black History Month e pretende juntar donos de pequenos negócios e criativos negros para desenhar soluções criativas. O Facebook lançou, também, um guia com recursos e recomendações sobre como apoiar a comunidade empresarial negra.

2 – Netflix investe menos 23% em publicidade

Apesar de ter registado um aumento de 24% na receita, a Netflix investiu menos 432 milhões de dólares em publicidade face a 2019. A plataforma de streaming pretende excluir técnicas de marketing mais “intrusivas” e confiar na clássica estratégia de “word-of-mouth”, libertando o orçamento para investir na produção de filmes e séries exclusivas.

3 – Google sofre penalizações por alegações de discriminação

A Google terá de pagar 2.5 milhões de dólares em compensações a mais de 5.500 empregados e candidatos a emprego afetados por alegada discriminação sistemática de salários e contratações nos EUA. O Departamento de Trabalho dos EUA descobriu que engenheiros de software do sexo feminino estavam a ser mal remuneradas e que existiam, ainda, “barreiras” a candidatos de sexo feminino e asiáticos para posições nesta área. O incidente ocorreu nos escritórios de Mountain View e Kirkland.

Março

Março foi mês dos vídeos (curtos) e dos Likes (ou do seu desaparecimento)!

Notícias de marketing digital de Março

1 – YouTube inicia a sua expansão nos EUA

O YouTube lançou uma versão beta inicial do Shorts, a funcionalidade TikTok-like, para utilizadores selecionados nos EUA. Nas próximas semanas, os utilizadores dos EUA verão uma nova secção Shorts no feed principal do YouTube. Alguns utilizadores já tiveram acesso a variações disto, com uma secção de ”Short Videos” no seu feed, mas o novo formato virá com o logótipo dedicado aos Shorts.

2 – Instagram testa novas opções para a remoção da contagem de Likes

O Instagram está a testar uma funcionalidade que vai permitir ativar ou desativar a contagem de likes. A notícia surge numa altura em que muitos utilizadores “sofreram um susto” com a expansão do teste da remoção da contagem de likes a um grupo mais alargado.

3 – TikTok anuncia nova ferramenta de interação

O TikTok pretende incentivar o aumento da interação entre os criadores de conteúdos e os seus seguidores com o lançamento oficial de uma nova funcionalidade de Q&A. Esta funcionalidade permite aos utilizadores fazer perguntas aos criadores que podem depois ser respondidas em transmissões ao vivo ou em vídeos futuros.

Abril

Já dizia o velho provérbio popular: Abril, notícias de Marketing Digital mil!

Notícias de marketing digital de Abril

1 – Google bloqueia ódio em anúncios de YouTube

A Google atualizou os termos dos anúncios para impedir a propagação de ódio no YouTube. A empresa tecnológica afirmou que impediu que vários termos associados ao discurso do ódio fossem utilizados como keywords de anúncios em vídeos do YouTube. Em 2020, a empresa diz ter bloqueado ou removido mais de 867 milhões de anúncios por tentarem contornar os seus sistemas de deteção e mais de 3 mil milhões de maus anúncios no total.

2 – Vulnerabilidade expõe dados pessoais de milhões de utilizadores do Facebook

Devido a uma falha de segurança no Facebook, 533 milhões de utilizadores tiveram os seus dados expostos. Foram afetados utilizadores com contas de Facebook em 106 países, sendo os EUA o principal afetado, com um registo de 32 milhões de contas expostas. Entre os dados revelados estão números de telefone, IDs do Facebook, nomes completos, localizações, datas de nascimento, bios e, em alguns casos, endereços de e-mail.

3 – Facebook anuncia novidades no Business Suite

O Facebook anunciou a introdução de novas funcionalidades na sua plataforma de gestão Business Suite. Entra estas estão o agendamento de Stories, tanto para o Facebook como para o Instagram, e um novo processo de descoberta de negócios através do Feed de Notícias.

Maio

Maio foi um mês marcado por algumas polémicas e novidades (há muito aguardadas no mundo Marketing Digital).

Notícias de marketing digital de Maio

1 – Twitter retoma oficialmente verificações de perfil

O Twitter vai retomar o seu programa de verificação pública, permitindo a qualquer utilizador candidatar-se à desejada marca azul. Para obter a verificação, os utilizadores terão de cumprir os critérios renovados de verificação do Twitter, que incluem ter uma conta de interesse público que se enquadre num dos seis tipos de categorias, bem como ser autêntico e ativo.

2 – Facebook pressionado pelos EUA

A Associação Nacional de Procuradores Gerais dos EUA apelou ao Facebook para abandonar os planos da criação de uma plataforma Instagram dedicada a crianças com menos de 13 anos. O documento é assinado por 44 procuradores-gerais diferentes a nível estadual (incluindo não-estaduais, como Guam, Porto Rico, e as Ilhas Marianas do Norte), representando grande parte dos territórios dos EUA.

3 – Facebook vai encriptar ferramentas de mensagens

O Facebook está a avançar com um plano para implementar encriptação completa, por defeito, em todas as suas ferramentas de mensagens. A notícia do trabalho continuado do Facebook nesta frente agradará aos defensores da privacidade mas, como foi referido, várias entidades levantaram preocupações significativas no que diz respeito à forma como tal processo poderia ser utilizado para potenciar e esconder atividades criminosas

Junho

Junho foi um mês de despedidas (algumas antecipadas) e de muitas novidades!

Notícias de marketing digital de Junho

1 – Internet Explorer antecipa despedida

A Microsoft revelou que o Internet Explorer será desativado no Windows 11. Ao contrário do que se especulava, o Explorer não será disponibilizado até Junho de 2022. As próximas versões do Windows já virão equipadas com o Microsoft Edge.

2 – Dove lança apelo aos influencers

Após um estudo realizado pela Dove, a marca concluiu que 2 em cada 3 jovens tenta editar o aspeto das suas fotos antes de as publicar. Com estes e mais dados em mente, a Dove decidiu enviar uma carta aberta aos influenciadores portugueses para acabarem com a #MANIPULAÇÃODIGITAL e, assim, promoverem a beleza real.

3 – WhatsApp reverte medidas da nova política de privacidade

Devido à controvérsia em torno da nova política de privacidade do WhatsApp, a plataforma anunciou que dará um passo atrás. Após ter anunciado que“iria ”punir” os utilizadores que rejeitassem a nova política, o WhatsApp anunciou agora que estes utilizadores não terão acesso limitado às funcionalidades da plataforma.

Julho

Em Julho, os dias ficaram mais longos e os vídeo do TikTok também!

Notícias de marketing digital de Julho

1 – WhatsApp regista números elevados Phishing

Num estudo realizado pela Kaspersky, o WhatsApp foi a plataforma de mensagens que registou mais ataques de Phishing. A empresa de cibersegurança detectou que, entre Dezembro de 2020 e Maio de 2021, o WhatsApp registou 89,6% das ligações maliciosas registadas, seguindo-se o Telegram, com 5,6%, e o Viber, com 4,7%.

2 – Shorts chegam a Portugal

O YouTube anunciou finalmente o rival do TikTok em Portugal: Shorts. Os utilizadores elegíveis vão poder passar a utilizar a nova plataforma móvel da Google, ainda numa versão de testes, para fazer vídeos curtos até 60 segundos.

3 – TikTok estende duração dos vídeos

O TikTok tem estado a experimentar deixar os criadores de todo o mundo publicar vídeos até três minutos de duração. A funcionalidade ainda não se encontra disponível a todos os utilizadores, mas será alargada nas próximas semanas. Os utilizadores serão notificados quando a opção de três minutos tiver sido adicionada à sua caixa de ferramentas.

Agosto

Agosto, o ponto alto do Verão. As temperaturas estão em altas e as redes sociais também!

Notícias de marketing digital de Agosto

1 – TikTok está a criar a sua versão própria de Stories

O TikTok está a testar as “TikTok Stories”, a sua versão exclusiva de um dos formatos mais consumidos nas redes sociais. As TikTok Stories desaparecem ao fim de 24 horas, à semelhança das restantes plataformas, e estarão disponíveis num painel lateral no feed principal. Os utilizadores poderão então aceder às Stories a partir de perfis que seguem e explorar molduras e templates dedicados à funcionalidade.

2 – Reddit anuncia nova funcionalidade de vídeo

O Reddit está a testar um novo Feed de vídeo, TikTok-Like, numa tentativa de expandir as suas opções de publicação. Segundo o Reddit, a maioria dos utilizadores de iOS deverão ter um botão dedicado à funcionalidade, que quando pressionado exibirá vídeos através de uma configuração semelhante ao TikTok. Os utilizadores poderão fazer upvote ou downvote, comentar, oferecer um prémio ou partilhá-lo, à semelhança das restantes publicações na plataforma.

3 – Telegram anuncia fornada de novidades

O Telegram anunciou as últimas novidades e melhoramentos a caminho da popular aplicação de mensagens, com destaque para o vídeo! Após o lançamento das videochamadas de grupo no mês passado, estas sessões podem agora contar com até 1.000 espetadores. Ainda assim, o número máximo de pessoas capazes de participar e transmitir para a videochamada mantém-se em 30.

Setembro

Em Setembro, os mais novos voltam às aulas e o digital prepara-se para lançar novidades.
Uma das mais curiosas foi a entrada de uma “marca” nacional no mundo dos NFTs, mas não foi só isso que andou pelas notícias de Marketing Digital…

Notícias de marketing digital de Setembro

1 – Instagram baixa a autoestima dos utilizadores

Num relatório conduzido pelo próprio Facebook, a plataforma descobriu que o Instagram tem um impacto negativo nos jovens. O estudo realizado revelou que mais de 40% dos utilizadores adolescentes do Instagram nos EUA e no Reino Unido relataram sentir-se “pouco atraentes” após utilizarem a plataforma.

2 – Sporting entra no mundos dos fan tokens e NFTs

O Sporting celebrou uma nova parceria com a Bitci e, em simultâneo, entrou no mundo dos fan tokens e NFTs. A Bitci será “Official Fan Token Partner” e “Official Cryptocurrency Trading Partner” do Sporting CP, sendo responsável pelos fan tokens na plataforma Bitci.com.

3 – O eCommerce está a chegar ao Twitter

O Twitter está a desenvolver uma gama de novas ferramentas de compras que irão eventualmente fornecer listas de produtos ligadas a perfis comerciais na aplicação. Esta novidade irá permitir aos utilizadores do Twitter salvar listas de produtos e fazer compras diretamente a partir de Tweets. Alguns utilizadores estão agora a ver o novo separador “Compras” aparecer na sua lista de opções.

Outubro

Outubro foi um mês de despedidas, mas também de reencontros e de novidades!

Notícias de marketing digital de Outubro

1 – China fecha as portas ao LinkedIn

Devido à pressão constante da China sobre as “empresas de Internet”, como parte de um esforço mais amplo para manter o controlo sobre a atividade online no país, o LinkedIn anunciou que já não será capaz de operar a sua versão local da plataforma. A plataforma justificou que, após ter enfrentado um ambiente operacional significativamente mais desafiante e maiores requisitos de conformidade na China, decidiu retirar a plataforma do mercado.

2 – Snapchat anuncia novas ferramentas de monetização

O Snapchat anunciou novas ferramentas de monetização para criadores, com o objetivo de aumentar as interações na plataforma e acompanhar a crescente popularidade do TikTok entre o público mais jovem. Entre as novas medidas introduzidas estão os Spotlight Challenges, a atualização do Creator Marketplace e os presentes virtuais

3 – Nigéria pondera levantar proibição do Twitter

O Presidente nigeriano Muhammadu Buhari disse que levantaria a proibição do Twitter no país se a plataforma atendesse a algumas condições impostas. O governo da Nigéria suspendeu o Twitter indefinidamente em junho, acusando o Twitter de “atividades capazes de comprometer a subsistência empresarial da Nigéria”.

Novembro

Começa a cheirar a Natal e isso significa que vêm aí notícias bem quentinhas para aquecer a época especial que se avizinha.

Notícias de marketing digital de Novembro

1 – Instagram testa Stories mais longas

O Instagram iniciou oficialmente um teste de vídeos de 60 segundos em Stories. Isto significa que os vídeos mais longos deixarão de ser divididos em segmentos de 15 segundos e reproduzidos em várias molduras de Stories.

2 – YouTube privatiza dislikes

O YouTube anunciou que irá alterar a forma como os “dislikes” são exibidos na plataforma, tornando a sua contabilização privada. A mudança tem como objetivo colmatar a utilização deste botão para afetar propositadamente a performance de um vídeo.

3 – Facebook agora é “Meta”

No seu evento anual Connect 2021, o Facebook anunciou que irá renomear a empresa de modo a refletir melhor o seu foco emergente. Facebook, a aplicação, permanecerá, tal como todas as suas outras marcas e identidades. No entanto, os vários projetos do Facebook passarão todos a estar sob a divisa “Meta”, refletindo a aposta na próxima geração de conexões e conteúdos digitais.

Dezembro

Agora sim, entramos na época natalícia e as prendas digitais não param de chegar! Vamos lá ver que notícias de Marketing Digital nos vieram calhar no sapatinho.

Notícias de marketing digital de Dezembro

1 – Novi dá mais um passo em frente

O projeto da criptomoeda do grupo Meta deu mais um passo em frente, com o novo chefe da Novi, Stephane Kasriel, a anunciar o acesso limitado, a alguns utilizadores nos EUA, à funcionalidade de envio de dinheiro virtual através do WhatsApp.

2 – TikTok planeia abrir cadeia de restaurantes nos EUA

O TikTok vai abrir uma nova cadeia de restaurantes, apenas em delivery, nos EUA. Estes vão converter receitas de vídeos virais da aplicação em itens de menu temáticos.

3 – Batalha dos short-videos prestes a receber um novo candidato

A aplicação vídeos curtos Triller está preparada para ganhar terreno ao TikTok, através de uma fusão inversa com a empresa de vídeo-tecnologia SeaChange International. Similarmente ao TikTok, o Triller permite aos utilizadores criarem e partilharem vídeos curtos. A empresa com sede em Los Angeles foi inicialmente lançada em 2015 e a aplicação já foi descarregada mais de 250 milhões de vezes. Após a conclusão da fusão, a SeaChange irá mudar o seu nome para TrillerVerz Corp.

E para ti, quais foram as notícias do Auto-Rádio ou do mundo do Marketing Digital, em geral, que mais te marcaram?

Passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e partilha connosco as tuas notícias de Marketing Digital favoritas!
Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital para ficares a par de todas as novidades..

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.