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Os Diretos de Vendas do Facebook, uma adaptação do comércio tradicional ao digital!
Impulsionado pela pandemia, as “Compras em Direto” são cada vez mais frequentes no Facebook.
Fica atento ao nosso artigo e descobre porque não deves desvalorizar este fenómeno!
A pandemia veio alterar as rotinas e os nossos hábitos: não interagimos da mesma forma, não trabalhamos da mesma forma, não compramos da mesma forma!
E, sobretudo para os comerciantes e restauração, a pandemia veio complicar bastante as contas.
O facto do comércio presencial e direto estar bastante limitado, fechou muitas portas e obrigou que o setor se reajustasse e explorasse novos canais e oportunidades!
A exploração do eCommerce foi uma das abordagens mais adotadas.
Dados da Marketeer mostram que o comércio digital atingiu uma taxa de crescimento de 16,5% (a nível mundial), que se traduz em cerca de 4 bilhões de euros para a economia global. Espelho do impacto que o COVID teve, obrigando muita gente a “abandonar” o comércio tradicional, uma vez que vários estabelecimentos foram forçados a encerrar fisicamente por longos períodos, devido a medidas impostas pelas entidades governadoras de cada país, e adotar novas estratégias, como o comércio digital.
Segundo o Jornal Público, em Portugal, as vendas no comércio a retalho caíram 13,6% no segundo trimestre de 2020 (face ao período homólogo).
Por outro lado, de acordo com os dados recolhidos pelo Grupo CTT, o comércio digital terá crescido entre 40% e 60% em 2020.
Parece que o eCommerce ganhou um papel de destaque durante a pandemia e não mostra sinais de abrandamento.
Inicialmente introduzidos em 2016, os Lives de Facebook têm vindo a crescer exponencialmente.
A verdade é que os Lives são um dos conteúdos mais apetecidos nas redes sociais! Em 2018, este tipo de conteúdo alcançou 3.5 mil milhões de pessoas e arrecadou mais de 2 mil milhões de visualizações.
O seu potencial é enorme: tem um grande alcance e gera mais interações que outros tipos de conteúdos na plataforma.
Atualmente, as Lives de Facebook têm um “teto” máximo de 8 horas.
Este tipo de conteúdos pode ser produzido através de mobile e desktop, sendo que a escolha de um ou outro dispositivo vai depender do objetivo e de outras variáveis (como a localização, equipamentos ou o evento em questão, por exemplo).
É um conteúdo muito versátil, que permite criar conteúdos como Q&As, mostrar “behind the scenes” e conteúdos exclusivos, fazer tutoriais e ainda transmitir eventos.
Os Diretos de Vendas (ou “Compras em Direto”, como chama o Facebook), são Lives de Facebook cujo o objetivo é apresentar e vender produtos.
Obrigados a reinventarem-se e a adaptarem-se a novas realidades, os comerciantes viram nas Lives uma nova janela de oportunidade.
Os Lives de Facebook têm três vezes mais tempo de visualização que os vídeos normais – até 75% do vídeo (segundo a 99 FIRMS Statistics).
A verdade é que as Lives se tornaram no “local” ideal para expor e vender produtos de forma segura!
Continuou a existir a vertente visual que permite apresentar o produto, assim como o aconselhamento direto do vendedor, impulsionado pelo maior consumo de redes sociais e limitações de circulação, gerou a receita perfeita.
E onde estão a aparecer (principalmente) estes Lives? Em grupos!
É cada vez mais recorrente encontrar Diretos de Vendas em grupos dedicadas à comercialização ou troca de produtos.
Esta técnica pode parecer recente mas desde que os Lives chegaram ao Facebook (em 2016) as marcas têm explorado o seu potencial comercial.
Temos exemplos que remontam a 2016, como é o caso da The Funky Fairy (uma pequena loja online no Reino Unido que já não existe), que aproveitou os Lives do Facebook para vender os seus produtos. Foram três “vendas” durante um período de 4 dias, que que obtiveram uma média 8.000 visualizações.
Para começar, se tiveres uma página de Facebook, poderás e deverás criar um catálogo de produtos para promover e facilitar as vendas.
Caso já tenhas tudo preparado (Loja virtual no Facebook com produtos catalogados), podes começar um Live através da tua página e destacar produtos durante o mesmo. Assim, a audiência poderá comprar os teus produtos enquanto falas deles!
Para tal, basta clicares em “Diretos”, depois em “Compras em direto” e de seguida selecionares os produtos que pretendes destacar durante o direto de Facebook (novamente, para conseguires aceder a esta funcionalidade terás de ter uma Loja Virtual no Facebook, com produtos catalogados).
Por outro lado, se não tiveres Loja ou considerares o processo muito complicado, podes simplesmente começar um Live na tua página ou, através do teu perfil, num grupo e ires promovendo os teus produtos!
As pessoas interessadas poderão entrar em contacto contigo através dos canais indicados por ti.
Um dos grandes problemas que surgiu da facilidade com que se pode iniciar um Direto de Vendas foi o SPAM!
Através de “falsas promessas”, alguns comerciantes angariam partilhas e potenciam o seu alcance oferecendo prémios a quem partilhe as Lives.
Se tens um negócio, sobretudo em tempos de crise, não deves fechar as portas a nenhuma oportunidade.
Aproveita todos os canais, que façam sentido, à tua disposição!
Neste artigo, esperemos ter-te aberto os olhos para os Diretos de Venda do Facebook. Uma forma de comércio que transporta uma técnica de venda tradicional para o digital.
É um formato que tem vindo a crescer e, graças ao envolvimento das redes sociais como o Facebook, que se tornou numa nova janela de oportunidade para muitos negócios!
Esperamos que o nosso artigo – “O fenómeno dos diretos de vendas do Facebook” te tenha auxiliado na tua demanda por hacks e truques de Marketing Digital.
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