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As Instagram Stories chegaram até nós há dois anos, mas quase que parece que sempre estiveram aqui. Desde o seu lançamento, em Agosto de 2016, cresceram a olhos vistos – assim como o número de utilizadores ativos da rede social, que já ultrapassou o bilhão. Por isto mesmo, pode-se dizer que o Instagram se tem vindo a consagrar como uma das plataformas sociais onde os marketeers estabelecem a sua marca/imagem, assim como a sua (leal) comunidade.
Se ter uma página imaculada já é difícil, então manter as stories excitantes é todo um outro nível. O lado bom da coisa é que não precisam de ser tão bem calculadas/aperfeiçoadas quanto as imagens do feed, mas precisam de tempo e de muita atenção ao que se passa (funcionam muito no imediato), a fim de garantir que nada escapa – principalmente a oportunidade de criar engagement.
Cerca de um terço dos utilizadores ativos do Instagram, todos os dias, estão a ver stories. Pondo isto em números concretos, significa que são à volta de 330 mil pessoas. Ora, a tua audiência deverá estar por aqui algures.
Então, porque é que as devemos usar? Foi a esta e a outras perguntas que o Social Media Today quis responder. Para isto, lançou um debate no Twitter e deixou que os seus seguidores respondessem por si, e nós vamos mostrar-vos as suas conclusões.
Como resposta a esta pergunta, a utilizadora Shraddha Sankhe(@Shraduh) diz que “as stories são o pulso das redes sociais atualmente”: feitas em tempo-real, são efémeras – só duram 24h – e, melhor de tudo, aparecem no topo do feed. Para além disto, são o único tipo de conteúdo que permite link direto para o teu website, dando-te tráfego e implementando as vendas.
Ao serem dinâmicas, captam o momento enquanto está a acontecer: seja através de vídeo, áudio ou até de boomerangs.
Apesar de ainda não dar para ver as emoções que despoletam (…ainda!), são bastante divertidas. Por isso, sê criativo e aproveita-as para fazeres bastidores, sondagens, e até para fazer perguntas. E, ainda mais importante, interage com quem te segue – por exemplo, ao partilhar conteúdo onde foste identificado (também conhecido como repost), ou põe algo que te inspire enquanto marca.
Então, primeiro, é importante conhecer a audiência e criar conteúdos para ela. Ao saberes quem são, poderás criar stories genuínas, como se estivesses a fazê-las para o teu melhor amigo ver.
Em segundo, diverte-te, faz com que sejam únicas, atraentes e divertidas, que mostrem a tua personalidade.
A consistência também é um fator determinante, e deves ter atenção não só ao conteúdo como também à frequência com que publicas as tuas stories. Um emoji slide aqui, uma pergunta ou outra ali… já percebeste. Isto vai fazer com que aumente o engagement e o feedback. Ah, e não te esqueças de incluir áudio e vídeo, são fundamentais.
Bem sabemos que as stories são curtas (têm um máximo de 15 segundos), mas aproveita-os bem. Varia os assuntos, não sejas monótono, faz com que as pessoas queiram continuar a clicar para ver a próxima.
Por fim, esta é a última pergunta do debate. Segundo os utilizadores, é através de hashtags, identificando outras contas, e da localização – mas nunca em simultâneo, pois pode ser confuso. Ou, como dito acima, através dos reposts. O conteúdo gerado pelos utilizadores (UGC) é precioso, e incluí-los é essencial. Quem não gosta de ver o seu conteúdo partilhado?
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