Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

O poder das long-tail keywords

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 14 Julho 2021 | Rafael Venâncio

No mundo do SEO, as long-tail keywords são um must-have! Se ainda não sabes o que são, não percas este artigo.

O que são as long-tail keywords?

As long-tail keywords, são nada mais, nada menos, que keywords mais longas e específicas que as keywords “normais”.
Para te explicar melhor a diferença entre ambos, para o mercado dos ténis poderias utilizar a keyword “ténis”, que teria um volume de pesquisas enorme e, em termos de anúncios teria um preço de licitação mais elevado (devido à concorrência elevada). Ou então, poderias “afunilar” e angariar visitas ao teu site mais “interessadas” utilizando keywords mais longas.
As long-tail keywords permitem dentro de uma determinada categoria, captar visitas mais específicas que uma simples keyword. Porque, através da keyword “ténis” (voltando ao nosso exemplo) vais encontrar diversas ofertas diferentes, muitas delas nem serão nada daquilo que procuras. Utilizando a long-tail keyword “ténis de corrida”, já estarás a subir uns degraus na escala de real interesse do visitante, reduzes a concorrência nos anúncios e aumentas as hipóteses de converteres ou simplesmente receberes visitas no teu site.
Metaforicamente, será a diferença entre seres um peixe pequeno a nadar no oceano ou um peixe pequeno a nadar num aquário.

O que são as long-tail keywords?

Vantagens deste tipo de Keywords

Uma das principais vantagens deste tipo de keywords é o facto de ser mais simples classificá-las, porque menos sites competem por classificações elevadas nas páginas de resultados da Google. Além disso, quanto mais específicas e simples forem as long-tail keywords utilizadas mais fácil será classificá-las.
Outro ponto, já mencionado acima, é o facto de um utilizador que encontrar o teu site, por serem keywords mais específicas, tem maiores probabilidades de gerar uma conversão.
Além dos dois pontos anteriores, existe também outro fator que já foi abordado anteriormente e será mencionado várias vezes neste blogue: a competitividade das keywords. Long-tail keywords, por serem mais específicas, são menos utilizadas que as keywords comuns, acabando por criar uma espécie de paradoxo: keywords com menos volume de resultados têm maior tendência para converter.

Vantagens deste tipo de Keywords

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber o que são as long-tail keywords e porque deves utilizá-las!

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.


O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.