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O que é o áudio social e até quando vai durar?

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 6 Agosto 2021 | Rafael Venâncio

Áudio social, uma tendência dos tempos modernos. Sabe mais sobre esta temática e o que se prevê para o seu futuro!

O que é o Áudio Social?

Impulsionado pela pandemia e pelo confinamento, as plataformas sociais foram evoluindo e adaptando-se à necessidade dos seus utilizadores continuarem conectados de forma relevante.
Numa primeira fase vimos a necessidade de as pessoas se verem através de vídeo, e num momento posterior parece ter surgido um maior foco na partilha de ideias via áudio, exclusivamente.
E assim começaram a nascer as plataformas de áudio social. Na vanguarda desta investida esteve o ClubHouse, ao ser lançado, de forma bastante restrita (entrada apenas através de convite) em Abril de 2020.
Olhando agora para o crescimento do áudio social (ou live audio, no seu termo inglês), mais concretamente para o seu pioneiro ClubHouse, a plataforma conta atualmente com 10 milhões de utilizadores ativos semanalmente, face aos 600.000 que registava em Dezembro de 2020. Este valor também é justificado com a recente abertura da plataforma a mais utilizadores.
Dados como este deixam tudo em aberto para o futuro do áudio social: Será que vão surgir novos players? Será que este “hype” se vai manter? É isso que vamos ver daqui para baixo.

O que é o Áudio Social?

Plataformas de Áudio Social

Com um crescimento tão grande num curto período de tempo, estranho seria se outros gigantes do meio social não quisessem experimentar também as águas do áudio social.
Quem são, então, os principais concorrentes do ClubHouse?

Twitter – Spaces

Inicialmente anunciado em Dezembro de 2020 e aberto a testes beta um mês depois, o Spaces do Twitter é uma ferramenta de live audio que permite criar salas de debate com diversos convidados.
Cada sala pode receber até 11 participantes (10 convidados mais o anfitrião) e pode a sua gravação áudio, posteriormente, ser descarregada num prazo de 30 dias.
Como se trata de um “espaço público” (acessível a todos os utilizadores através de um separador dedicado), os ouvintes podem ser convidados para a sala das seguintes formas: através de um link por DM, copiando um link de um Tweet, ou recebendo um link por outra plataforma.
Dá uma vista de olhos ao nosso artigo dedicado ao Spaces para saberes mais!

Twitter - Spaces

Facebook – Live Audio Rooms

Apresentado em Junho de 2021, o Live Audio Rooms do Facebook é a nova abordagem de áudio da plataforma liderada por Mark Zuckerberg.
À semelhança do Spaces, poderá ser encontrada numa zona dedicada no feed e o anfitrião poderá convidar oradores com antecedência ou durante a própria conversa. Nestas conversas, o anfitrião poderá convidar até 50 oradores, e não existe limite para o número de ouvintes.
De momento, a funcionalidade ainda está numa fase muito inicial, estando apenas disponível em localizações selecionadas.
Uma das principais distinções desta plataforma, face aos outros concorrentes, são as “stars”. Os ouvintes podem oferecer apoio e mostrar apreço à figura pública anfitriã da sala, enviando “Estrelas”, o que move esses ouvintes para a “fila da frente”. Outra coisa não seria de esperar dos inventores do botão de “like”.

Facebook - Live Audio Rooms

Spotify – Spotify Greenroom

Esta plataforma à parte do Spotify (não requer que tenhas uma conta de Spotify), é a abordagem de áudio social da plataforma de streaming.
O Spotify Greenroom é uma plataforma gratuita, de livre acesso, disponível nas lojas de aplicações.
À semelhança das restantes plataformas, a conversa é controlada pelo anfitrião, que pode dar permissão aos participantes para intervirem.
O Greenroom tem uma funcionalidade exclusiva chamada “Gems”. Um pouco à semelhança das “Stars” do Live Audio Rooms do Facebook, estas são a forma de demonstrar apreço pelos conteúdos ou por algo que está a ser dito num determinado momento da conversa.
Além disso, o Greenroom dispõe de um creator fund, ferramenta que permite monetizar o conteúdo criado — baseando-se, para tal, no sucesso de cada sala, prometendo um sistema de análises inteligente capaz de monitorar o crescimento das audiências de cada criador de conteúdos.

Spotify - Spotify Greenroom

Futuro do Áudio Social

Com a chegada de novos players ao mercado e com o crescimento do vanguardista ClubHouse, a expectativa é de que este formato se mantenha uma tendência por, pelo menos, alguns anos.
Será, porém, preciso perceber como se vão adaptar os novos players: se vão “roubar” quota ao ClubHouse ou ficar na sombra deste.
Olhando para o caso das Fleets, no Twitter, o formato não teve a adesão esperada e vai mesmo ser descontinuado. Só o futuro dirá se o mesmo irá acontecer com as ferramentas de áudio social por estas plataformas.
Em Portugal, a adesão inicial ao ClubHouse foi enorme, tendo chegado mesmo ao topo de downloads das lojas de aplicações. Resta saber se, depois de passada a novidade e uma vez que a app se torne menos restrita, a popularidade se manterá.
O futuro é incerto, mas cá estaremos para te manter a par de tudo!

Futuro do Áudio Social

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a iniciares-te no mundo áudio social e a compreender quem são os principais players a oferecer este serviço.

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