Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

O que é o Instagram Reels?

Gestão de redes sociais | 4 Dezembro 2020 | Rafael Venâncio

Anteriormente mostrámos-te como funciona o Instagram Reels, hoje vamos explicar-te o que é este “concorrente” do TikTok!
A nova funcionalidade vídeo do Instagram tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais destaque, beneficiando da enorme audiência do Instagram e do crescente “fascínio” pelos short-vídeos.
Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo.

Breve introdução ao Instagram reels

O Reels é uma ferramenta de vídeos curtos do Instagram, dentro da própria aplicação, que surgiu no seguimento de um teste “falhado” do Lasso, um clone do TikTok lançado pelo Facebook no final de 2018.
Para contextualizar mais um bocado o “falhanço” do Lasso, a aplicação obteve menos de 80.000 downloads até Junho de 2020, sendo que no mês seguinte foi descontinuada.

Lasso

Aproveitando a data recolhida durante os “testes” do Lasso, o Instagram criou e iniciou o teste do Reels no Brasil, em Novembro de 2019, onde foi denominado de Cenas.
A plataforma social queria perceber como é que os seus utilizadores iriam reagir aos “short-videos”, popularizados pelo TikTok e, anteriormente, pelo Vine, antes de fazer o lançamento global.
Após o sucesso no Brasil, em 2020, o Reels expandiu-se para mercados como a Índia e partes da Europa.
Hoje em dia, esta ferramenta do Instagram já está presente em mais de 50 países, incluíndo Portugal.

Funcionalidades do Instagram Reels

A ferramenta do Instagram permite gravar e editar vídeos de 15 ou 30 segundos com áudio, efeitos e várias opções criativas.
Para inciares basta clicares no ícone do Reels, recentemente adicionado à barra de funcionalidades (na parte inferior da aplicação), e depois clicares na câmara localizada no canto superior direito do separador dedicado a esta nova ferramenta.
Depois de seguires estes passos, é so libertares a tua criatividade e exlorares as funcionalidades do Reels:

  • Aúdio: adiciona músicas da lista do Instagram ou utiliza um áudio original. Caso tenhas um perfil público, os outros utilizadores poderão utilizar o teu clip de aúdio nos seus próprios Reels, com os devidos créditos a serem atribuídos automaticamente ao seu criador original.
  • Efeitos AR: escolha efeitos da galeria do Instagra, criados pela própria rede social e pelos próprios utilizadores.
  • Temporizador e contagem decrescente: define um temporizador para gravares sem mãos. Ao pressionares gravar, uma contagem descrescente será acionada e verás o tempo disponível de gravação.
  • Velocidade: acelera ou abranda a velocidade do teu vídeo.
Funcionalidades do Instagram Reels

Para saberes mais informações detalhadas sobre como criares o teu primeiro Reels, passa pelo nosso tutorial!

Como partilhar e ver Reels

Os Reels podem ser partilhados através de perfis públicos e privados, a única limitação aplica-se a quem pode ver e onde são exibidos.
Nos perfis públicos, podes partilhar os teus Reels no teu Feed para os teus seguidores, ou diretamente no feed dedicado para uma comunidade mais alargada. Quando partilhas Reels com determinadas canções, hashtags, ou efeitos, estes podem aparecer em páginas dedicadas quando alguém clica nessa canção, hashtag, ou efeito. Caso cries conteúdos originais, estes poderão ser utilizados por outros utilizadores, como mencionado acima.
Já nos perfis privados, os teus Reels apenas poderão ser partilhados no teu feed e visualizados pelos teus seguidores. Os outros utilizadores não poderão utilizar o teu áudio original, nem partilhar os teus conteúdos com pessoas que não te sigam.
Poderás encontrar os Reels no separador dedicado, no separador do Exlpore, no Feed principal e nos perfis dos utilizadores.

Como partilhar e ver Reels

Estatísticas Iniciais do Reels

Ainda é muito cedo para reunir estatísticas globais sobre a nova ferramenta do Instagram mas é possível ver o seu impacto em alguns mercados mais precoces, como o Brasil, Índia e EUA:

  • Aumento de 11,4% de downloads do Instagram na Índia, após o lançamento do Reels;
  • O tempo de utilização da plataforma aumentou em 3,5% na Índia;
  • No mês de lançamento do Cenas, o Brasil registou um aumento de 4,34% de downloads do Instagram;
  • A conta de Instagram da NBA registou um aumento de interação de 22% face a outros formatos de publicações do Instagram.
Estatísticas Iniciais

Esperamos que o nosso artigo sobre o Instagram Reels te tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a nova ferramenta do Instagram, que veio para “destronar” o TikTok.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares.Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.