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CMS, um herói sem capa dos tempos modernos!
Está tão presente na vida digital de quem lida com sites, que acaba por passar despercebido.
Fica atento ao nosso artigo e descobre o que é esta ferramenta e como simplifica a tua vida.
O que é, afinal, um CMS?
CMS, Content Management System, não é nada mais do que uma aplicação de software que simplifica a vida de quem não domina código (HTML, CSS, entre outros)!
Como? Em vez de teres de construir um site através de programação, ou de teres de editar o código sempre que queres, por exemplo, publicar um artigo, podes simplesmente ter acesso a uma interface simples e amiga do utilizador. Mas mais do que isso — um CMS permite-te ainda personalizar o design e a funcionalidade de um site descarregando ou comprando modelos e extensões, em vez de, uma vez mais, os codificar.
Para entenderes a importância do CMS tens de compreender a complexidade de programar um site de raíz.
Se não tratas HTML (para inserir imagens, texto, barras de navegação e outros blocos de construção de um site) e CSS (para os personalizar) por “tu”, é porque nunca tiveste realmente de pôr as mãos na massa.
Claro que não nos podemos esquecer de outro pequeno elemento chamado Javascript, ferramenta que te permite inserir elementos mais avançados e dinâmicos no site, como por exemplo pop-ups com CTAs.
Para concluir o processo (e como abordámos no nosso artigo anterior) terias de saber como colocar o documento HTML no servidor com as devidas configurações.
Torna-se fácil de perceber que simples alteração não seria assim tão simples. Já imaginaste o que seria ter de estar constantemente a mexer em HTML para fazer qualquer tipo de alteração, do mais complexo ao mais básico? Se já tiveste alguma experiência com código, sabes que esta não é a perspectiva mais aliciante para um “coding Joe”…
Mas se estamos os dois aqui, é muito provável que já tenhas tido a sorte de te teres deparado com uma interface mais simples e intuitiva.
CMS, cliente satisfeito. Cliente satisfeito, CMS. Apresentações feitas, vamos continuar a mergulhar nesta incrível ferramenta!
Ora, aqui tens algumas vantagens desta solução, que provavelmente já experimentaste por ti mesmo e deste por garantindo:
O CMS divide-se em duas partes principais: CDA (Content Delivery Application) e CMA (Content Management Application).
Em conjunto, estas duas ferramentas tratam do trabalho pesado, para que te possas focar no front-end do teu site.
O que é que isto quer dizer? Estas duas ferramentas possibilitam-te lidar apenas com uma interface simples, ao invés de passares pelo processo moroso que te explicámos no ponto anterior.
De um lado tens o CMA, que vai transformar o código num interface intuitivo e onde terás apenas de editar e inserir conteúdo; do outro, tens o CDA, que vai pegar no conteúdo que introduziste no CMA, “juntar” o código, exibi-lo aos sistemas responsáveis pelo front-end e armazená-lo.
Para resumir tudo, o CDA e o CMA vão oferecer-te um editor de conteúdos, simples de utilizar, ao invés de uma página HTML em branco.
Existem diversas opções de CMS no mercado, com as suas particularidades. Eis algumas variáveis que deves ter em consideração:
De entre tantas opções no mercado, trazemos-te algumas das melhores plataformas de CMS.
A maioria oferece uma versão gratuita mas, consoante os teus objetivos, poderás ter de ponderar os planos pagos.
Define bem as tuas necessidades e objetivos para perceberes que plataforma preencherá mais completamente os teus requisitos.
No limite, podes ser tu mesmo, mas o nosso conselho é que recorras a alguém especializado.
A integração de um CMS, normalmente, deve ser feita na altura da criação do website e deve ser preparado, isto é, personalizado e otimizado para o utilizador comum/gestor de conteúdos.
O objetivo é que os processos fiquem de tal forma simples que qualquer pessoa possa aceder e editar quando for necessário. Só assim o cliente fica verdadeiramente independente no seu dia-a-dia.
Como tal, deve evitar-se a inclusão de campos de conteúdo “hard-coded”. Ou seja, evitar campos que apenas são editáveis via código porque isso implicará, sempre que for necessária uma alteração, o acesso por parte de alguém com conhecimentos na área.
De qualquer forma, a configuração inicial deverá ser executada por alguém com conhecimento técnico e experiência com as tecnologias envolvidas, garantindo uma plataforma sólida, visualmente atraente, com as configurações correctas e facilidade de acessos garantidos.
No final da implementação do CMS é sempre importante ter uma reunião para dar a conhecer ao utilizador (gestor de conteúdos/utilizador comum) o backoffice com que trabalhará no dia-a-dia.
A nossa sugestão é uma agência especializada… *cof, cof*… ou um freelancer com experiência em sites de WordPress.
Esperamos que o nosso artigo: “O que é um CMS?” te tenha auxiliado na tua demanda por mais sabedoria digital!
Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
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