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VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
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Quem resiste a uma cookie? Ninguém, certo?
Bem… com os cookies da internet já é um bocado diferente.
São melhores amigos do marketeers e uma dor de cabeça para os navegadores da Internet.
Fica atento ao nosso artigo e descobre o que são estes cookies.
Antes de mais temos de perceber o que são os cookies.
São nada mais, nada menos, que pequenos ficheiros com bocados de data, como por exemplo passwords e nomes de usuário, utilizados para identificar o teu computador enquanto acedes a uma rede informática.
O cookie recolhe e armazena dados de um determinado utilizador/computador e informa o servidor das preferências do mesmo.
Existem dois tipos de cookies: cookies “mágicos” e os cookies HTTP.
Os primeiros referem-se a pacotes de informação que são enviados e recebidos sem alterações.
Estes eram utilizados para localizar e verificar a presença de um utilizador num sistema de registo.
Os cookies “mágicos” precedem os cookies que utilizamos hoje em dia: os cookies HTTP.
Em 1994, Louis Montulli, programador web, inspirou-se nos cookies “mágicos” e desenvolveu os cookies HTTP.
São uma versão adaptada dos cookies “mágicos”, desenvolvidos para a navegação na Internet.
Também conhecidos como Internet cookies, os cookies HTTP são construídos especificamente para que os browsers possam localizar, personalizar e guardar informação sobre a sessão de cada utilizador.
Estes por sua vez dividem-se em dois tipos: cookies permanentes e cookies de sessão.
Os cookies de sessão são ativados quando um utilizador está frequentar um site.
Quando a sessão termina (o utilizador abandona o site) os cookies são automaticamente eliminados.
Por outro lado, os cookies permanentes ficam ativos por tempo indeterminado, sendo que tem um “prazo de validade” e são automaticamente removidos quando o prazo expira.
São utilizados com o dois objetivos primários: autenticação e tracking das visitas e ações de um utilizador num determinado site.
Os cookies em si não são uma ameaça direta para ti, uma vez que apenas armazenam dados.
No entanto, estes podem ser hackeados e revelar o teu histórico de sessões.
Vamos então diferenciar os cookies e perceber que tipo pode representar uma maior “ameaça”.
Os first party cookies são criados ativados e aplicados diretamente pelo site que estás a navegar.
Por norma, são o tipo de cookies mais seguros, dependendo do site que estás a frequentar.
Já os third party cookies são cookies que dão acesso ao histórico de sessões de uma determinada página a empresas ou anunciantes, que tenham anúncios a correr na mesma.
Este tipo de cookie poderá representar uma maior “ameaça” uma vez que vai permitir que terceiros acedam ao teu “percurso” na internet.
Existe ainda uma variante dos third party cookies, chamada zombie cookies.
Este, por sua vez, ficam permanentemente instalados nos computadores dos utilizadores, mesmo quando estes optam por não instalar cookies, e reaparecem depois de terem sido apagados.
Os cookies de navegação têm várias finalidades, vamos mostrar-te algumas:
Nos dias de hoje, devido à política de proteção de dados e privacidade (RGPD) cada vez mais restrita, os sites são obrigados a informarem que estão a utilizar cookies e que tipo de cookies têm ativos.
Já tu terás o dever de consentir ou rejeitar.
Um conselho, percorre a lista de cookies que estão ativos num site. Pode ser um bocado chato mas assim podes ter a certeza que ninguém mete o nariz onde não é chamado.
Caso exista a possibilidade de rejeitar todos e ativar aqueles que são obrigatórios para o funcionamento da página, opta por essa opção!
Podes também, e deves, ir às definições de cookies do teu browser e verificar manualmente as tuas opções de cookies.
Ao bloqueares os third party cookies, por exemplo, impedirás que outras entidades acedam ao teu histórica e ter uma boa experiência na mesma.
Agora que já sabemos tudo sobre cookies, eis alguns exemplos práticos de cookies utilizados pela Google:
Esperamos que o nosso artigo te tenha elucidado sobre o misterioso e complexo mundo dos cookies.
Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
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