En

Contacte-nos

“Oddly Satisfying Things” – o caos controlado que nos é tão agradável

Sites & apps | 8 Março 2019 | Jesse Viana

Há certas coisas que nos são agradáveis só de as ver, quase como se fossem um ‘cafuné’ no nosso cérebro. Na correria em que vivemos, sabe sempre tão bem quando, finalmente, conseguimos encontrar um bocadinho de paz, de ordem, e de controlo – tão belo! – desse caos. E é aqui que, graças à Internet, entra esta maravilha do /reddit que são as “Oddly Satisfying Things”.

Basicamente, são compilações de objetos físicos a ser manipulados de formas altamente específicas: a derreter, com texturas suavizadas, a ser expulsos de algo, a ser cravados em algo, a ser fatiados, a ser difundidos, etc. Por exemplo, imaginem a cobertura de um bolo, lentamente, a descer do tubo para a sua superfície, num loop contínuo.

Ou isto:

Admitam, podiam ficar a olhar para isto durante algum tempo, ou não? É como se alguém estivesse a dar ‘festinhas’ a uma comichão que nem sabiam que tinham; e quanto mais se olha, mais hipnotizado se fica. Podem ser padrões, simetrias ou uma repetição.

Na verdade, isto sempre existiu, apenas não havia um nome para isto – provém de uma condição psicológica chamada de “Resposta autónoma e sensorial meridiana” (em inglês, é A.S.M.R) e é um fenómeno que faz com que tenham uma sensação prazerosa (tipo uma cócega), que faz com que este tipo de conteúdo seja tão agradável e com que nos sintamos tão submersos nele.

Por outro lado, estes vídeos ajudam-nos a lidar melhor com a ansiedade nesta era em que a Internet está cheia de estímulos: os nossos computadores com 30 tabs abertas, o FOMO, as más notícias, etc. Eles são tudo aquilo que a Internet não érelaxantes, lentos, nãocomerciais e nãointerativos. Só precisas  de saber o que é que te apazigua (sim, nem todos somos iguais).

E ao ser “Oddly Satisfying” sabemos que, ao contrário do que outros adjetivos possam significar, vamos ter aquilo de que, efetivamente, estamos a precisar. Agora, relaxem e aproveitem estes exemplos que escolhemos para vocês. Duvidamos que consigam chegar ao final sem estar a ronronar.

I melt wax to fragrance my home, and I thought this melt pool was pretty satisfying to watch. from r/oddlysatisfying

Clean cut through ice from r/oddlysatisfying

Hand painting ceramic tiles from r/oddlysatisfying

I really like the details of Studio Ghibli’s food from r/oddlysatisfying

O YouTube tem muito por onde te perderes:


Até na publicidade se utiliza isto.

Bom, já deu para perceber, não é?
Agora, já sabem: sempre que precisarem, é só passar pela thread do redditscrollar… infinitamente.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário