En

Contacte-nos

Os 3 melhores bots para o Facebook Messenger

Gestão de redes sociais | 24 Maio 2017 | Miguel Menaia

A partir de Abril de 2016 passou a ser possível criar extensões para o Facebook Messenger dotadas de inteligência artificial, isto é, robots com os quais os utilizadores podem conversar para obter informações específicas. Esta nova maneira de comunicar entre utilizadores e marcas é recente mas, ao fim de um ano de existência, os programadores desenvolveram mais de 100 mil bots, de acordo com esta notícia do jornal Dinheiro Vivo. De salientar que em Setembro de 2016 eram apenas 33 mil, o que só por si demonstra um crescimento exponencial deste tipo de funcionalidade.

Estamos ansiosos por construir um futuro de experiências extraordinárias para a comunidade de empresários, programadores e pessoas que utilizam o Messenger todos os dias“, escreveu há um ano David Marcus, Vice-Presidente dos Produtos de Messaging do Facebook.

A verdade é que, hoje em dia, os bots podem responder aos utilizadores com GIFs, clips de áudio, video, e outros ficheiros, pelo que todas estas ferramentas evidenciam a personalidade da marca.

Até existem, nos dias que correrm, sites agregadores de bots, que enumeram em categorias e descrevem facilmente os melhores bots do mercado. No There Is A Bot For That conseguimos pesquisar um bot pelo nome, por uma keyword (como música, notícias, entre outros) ou pela aplicação onde o bot está presente (Slack, Facebook Messenger, WhatsApp, etc.).

Hoje escolhemos aqueles que são, para nós, os 3 melhores bots para o Facebook Messenger.

CNN

O bot da super conhecida cadeia de notícias consegue, através do Facebook Messenger, providenciar os títulos mais importantes da actualidade informativa. Contudo, não é uma funcionalidade convencional, na medida em que temos de digitar “headlines” para saber o que se está a passar. Isso ou escrever sobre um tópico acerca do qual queremos ler, como a visita de Donald Trump a Israel, por exemplo.

Para além disso, a CNN tem um algoritmo que sugere notícias com base naquilo que as pessoas leram ultimamente ou que quiseram ler, tornando a experiência do utilizador bastante customizada.

TechCrunch

 

À semelhança da CNN, o bot do TechCrunch também disponibiliza os principais tópicos do momento. É possível, através do Facebook Messenger, subscrever vários autores ou diferentes secções do site. Os updates são diários e até podemos, inclusive, fazer perguntas no chat – como, por exemplo, “O que é a disrupção digital?” – que serão respondidas pela ferramenta.

Ideal para pessoas que se interessam sobre tecnologia, marketing digital e redes sociais, o bot do TechCrunch é muito popular no meio.

Mr. Norman the UX Bot

Este bot afigura-se muito importante para webdesigners e entusiastas da User Experience. Ao acedermos a esta ferramenta no Messenger, podemos ver artigos sobre UX, algo a que Mr. Norman responderá instantaneamente. A título de exemplo, pesquisámos sobre o Product Hunt e o bot apresentou-nos vários artigos, maioritariamente publicados no Medium.

De fora desta lista ficam outros bots interessantes, como o da Uber – que nos permite usufruir do serviço sem sair do Messenger – o do Poncho – que nos dá as previsões meteorológicas para o dia  – ou o do Send Goal – que funciona como ferramenta de produtividade para consigamos cumprir os nossos objectivos profissionais.

A tendência dos bots é recente mas espera-se que cresça ainda mais nos próximos tempos. Nesse sentido, é normal que cada vez mais marcas e empresas apostem nesta funcionalidade, criando bots que consigam responder às necessidades dos utilizadores. Ao fazerem isso, as marcas e empresas estão, de forma pró-activa, a contribuir para a proximidade dos utilizadores.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário