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Começou na passada Quarta-feira, na Califórnia (EUA), a 10ª edição da conferência para programadores da Google. No I/O (de “Input/Output”) de 2017 fala-se do futuro da Realidade Virtual (VR) e traçam-se caminhos para o Android, para o Google Assistant e para o Google Home.
Tendo a conferência findado, elaborámos um artigo com as principais novidades que a Google apresentou aplicadas ao marketing digital.
O crescimento do sistema operativo continua. O CEO da Google, Sundar Pichai, revelou na sua palestra que o Android já ultrapassou os 2 mil milhões de dispositivos mensais activos – o que incluí smartphones, tablets, smarwatches, SmartTVs e outros gadgets que são baseados neste sistema operativo.
Estes dados afiguram-se importantes para as marcas que querem, por exemplo, criar uma aplicação para mobile. Analisando o mercado dos sistemas operativos, poderão perceber onde será mais viável apostar.
A promessa da empresa é simples: analisar o mundo que nos rodeia através de uma nova funcionalidade que está presente na câmera do nosso smartphone. Nesse sentido, a Google Lens vai identificar e analisar os vários objectos ao nosso redor, providenciando-nos informação útil sobre (quase) tudo.
Para além disso, caso tenhamos um Android também iremos conseguir, num futuro próximo, ligar-nos a redes de Wi-Fi apontando o smartphone para as credenciais de log-in da rede. Parece magia, mas tem outro nome: chama-se Inteligência Artificial.
A Google torna-se, assim, na primeira empresa a adicionar inteligência artificial à câmera de um smartphone, indo para além além das funções básicas como o reconhecimento de imagem e os filtros faciais (algo que o Instagram, por exemplo, já faz a uma escala menor).
With Google Lens, your smartphone camera won’t just see what you see, but will also understand what you see to help you take action. #io17 pic.twitter.com/viOmWFjqk1
— Google (@Google) 17 de maio de 2017
O sistema operativo iOS irá ter uma aplicação da Google cujo download poderá ser feito para iPhone e iPad. Nesse sentido, os utilizadores da Apple vão poder usufruir das funções do Google Assistant – o assistente pessoal que anteriormente apenas existia em Android – através da app.
O assistente da Google não vai, contudo, substituir a Siri (que está instalada nativamente nos dispositivos Apple).
Saliente-se também que esta funcionalidade vai estar disponível para a versão 9.1 ou superior do iOS.
No I/O deste ano ficámos a saber várias novidades sobre esta aplicação da Google. A partir de agora, o Google Photos irá recomendar a partilha de fotografias com as pessoas que reconhece na imagem, algo a que empresa chama de Suggested Sharing.
Para além disto, e no que diz respeito ao futuro, a empresa garante ter desenvolvido um software que remove objectos indesejados nas fotografias. Como tal, não daqui a muito tempo os utilizadores terão a oportunidade de melhorar as suas imagens, apagando literalmente da fotografia aquilo que não querem.
As ambições da Google em relação ao VR são tantas que, nesta conferência, ficámos a saber que a empresa está a desenvolver, juntamente com os seus parceiros Lenovo e HTC, headsets de VR que não necessitam de smartphones nem de PCs para funcionar. Este produto será um standalone que, tal como o nome indica, não necessita de quaisquer dispositivos externos.
O headset analisará o espaço da realidade virtual com algo que a Google chama de “WorldSense”, uma tecnologia proveniente do sistema de realidade aumentada Tango.
Porém, ainda não se sabe quando é que, efectivamente, a empresa irá lançar o headset, mas espera-se que seja brevemente.
Na quarta-feira passada, a gigante de tecnologia anunciou a segunda geração do seu chip personalizado, o Tensor Processing Unit. Esta peça de hardware – de seu nome Cloud TPU – está optimizada para executar algoritmos de deep learning (uma ramificação de machine learning), tornando acessível a mais pessoas a criação de conteúdo relacionado com AI.
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