En

Contacte-nos

Os agendamentos chegaram finalmente ao Instagram

Gestão de redes sociais, Sites & apps | 23 Agosto 2019 | Rafael Venâncio

A notícia pela qual muitos Social Media Managers aguardavam chegou: agendamentos passam a ser possíveis no Instagram. A funcionalidade está disponível no Creator Studio do Facebook.
Desde que a app foi comprada pela Facebook tem sofrido bastantes reformulações, e nos últimos tempos temos assistido a uma aproximação entre Facebook e Instagram, com o intuito de atrair mais utilizadores e anunciantes para a plataforma.

O que é possível agendar através da app oficial?

Para começar, se quiseres agendar publicações no Instagram, tens de ter uma conta Business do Instagram associada ao painel do Creator Studio.
A nova funcionalidade de agendamento do Creator Studio permite fazer upload de imagens, com legenda, emojis, locations tags, etc, tal como se de uma publicação se tratasse. Podes também editar o conteúdo da imagem.
Uma das grandes valências desta plataforma, para além de ser oficial, é que, ao contrário de muitas outras plataformas de agendamento, esta oferece a possibilidade de agendar publicações com múltiplas imagens.
Para já, ainda não é possível agendar Insta Stories.

Agendamentos no Instagram

Limitações das plataformas de agendamento. Será que é o fim da linha para estas plataformas?

Até 30 de janeiro de 2018, não era possível fazer agendamentos na plataforma. O processo era feito através de avisos: quando era altura de fazer uma publicação que se tinha deixado agendada, recebíamos uma notificação com os conteúdos que planeáramos publicar. Foi então, 30 de janeiro de 2018, que o Instagram fez uma atualização à sua API e tornou possível que perfis Business pudessem agendar publicações, mas com algumas limitações. Inicialmente, apenas era possível agendar fotos singulares.
Só a partir de dezembro de 2018 passou a ser possível fazer agendamento de vídeos.
Todos estes agendamentos de que falamos eram feitos através de plataformas não oficiais. O problema é que uma vez que não estavam diretamente ligadas à rede social, as suas funcionaldiades eram muito limitadas.
Hoje em dia, plataformas como o Buffer e o Swonkie permitem ter diversas contas associadas e saltar de conta em conta com um simples clique. Oferecem funcionalidades de agendamento de vídeos e imagens com descrição, permitem taggar pessoas e localizações.
O Swonkie, por exemplo, já permite fazer o agendamento de Insta Stories, e permite também fazer relatórios pormenorizados da concorrência (posts com mais likes, comentários, etc). O Buffer, por sua vez, permite agendar imagens e vídeos, limitado a um conteúdo por publicação. Não permite fazer o agendamento de Insta Stories mas essa feature nem sequer está disponível na app oficial do Instagram.
Não acreditamos que seja o fim da linha para estas plataformas, uma vez que estas permitem aceder e gerir diversas contas (de diferentes plataformas) ao mesmo tempo, sem sair da mesma página.
Creio que esta atualização vai permitir que estas plataformas de agendamento cresçam e se tornem mais úteis para os Social Media Managers.

A aproximação entre Instagram e Facebook

Nos últimos meses, temos assistido a uma série de atualizações, quer no Facebook quer no Instagram, que têm vindo a tornar a experiência de utilização nestas duas plataformas mais uniforme. Esta lista conta com atualizações mais recentes como a reformulação da dimensões de Ads no Facebook, que tinha como objetivo maximizar o potencial das promoções entre plataformas, e, agora, o agendamento de publicações no Instagram, que passa por responder a uma necessidade da comunidade e serve para uniformizar o método de agendamento entre as duas redes sociais.

Agendamentos no Instagram

O que se avizinha para o Instagram?

Durante a conferência F8, que ocorreu em abril deste ano, Mark Zuckerberg anunciou algumas das alterações que vão ser feitas a esta que é uma das plataformas com mais utilizadores diários do mundo.

Resposta à tendência E-commerce: é uma tendência que tem vindo a propagar-se e espalhar-se por todas as plataformas sociais, nomeadamente Pinterest e Facebook. O Instagram vai introduzir uma aba de shopping para que seja possível fazer compras através da plataforma. Igualmente, também pretende alargar o número de regiões em que é possível fazer pagamentos através da plataforma;
Novo processo de criação de Insta Stories: as stories passarão a ter uma secção própria para a sua criação. Os utilizadores terão, também, mais liberdade no processo criativo. Será ainda desenvolvido um sticker que permite fazer doações através das Stories;
Acabar com os likes nas publicações: esta medida pretende atenuar a pressão e a competição que é sentida na plataforma. Neste momento está em fase de teste em alguns países.

Principais conclusões

É bom ver que o Instagram respondeu a uma necessidade muito manifestada pela comunidade.
Esta nova funcionalidade vai agradar especialmente aos social media managers que tinham de se reger por métodos arcaicos de agendamento quando necessitavam de fazer publicações com mais de uma imagem.
Agora é possível fazer todo o tipo de agendamento, tirando Stories, através do Creator Studio.
As plataformas de agendamento não devem sofrer um grande impacto com esta medida, pelo contrário, são até capazes de melhorar o tipo de serviço que oferecem.
O futuro parece risonho para a plataforma e para os utilizadores.
A lição aqui é de que é imperativo ouvir a comunidade e continuar sempre a inovar.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário