En

Contacte-nos

Os Melhores Memes de 2018

Comunicação Digital | 11 Janeiro 2019 | Pedro Rosa

Pois é, pessoal, tantos meses sem escrever e agora volto para falar de memes. Eu sei que parece que estive a dormir este tempo todo, o que apesar de ser um pouco verdade não é exactamente verdade… Em minha defesa tenho a dizer que comecei quatro artigos, embora não tenha chegado a terminar nenhum. Ya, parece aquela desculpa à Youtuber que não publica nada há meses. Só falta dizer que a partir de agora vai ser vídeos todos os dias. Mas como todos sabemos isso nunca chega a acontecer.

A questão que se estão todos a perguntar é “Porquê memes?“ Porque os memes já fazem parte da nossa cultura popular e são uma um tipo de conteúdo que muitas pessoas parecem não entender ou sobre o qual parecem não querer saber. No entanto, ao longo dos anos, este tipo de comunicação visual tem crescido em predominância nos meios online. Sendo maioritariamente uma forma de UGC, os memes podem ser também uma boa forma de criar conteúdo relevante paras as marcas. No entanto, o tempo de vida de um meme tem reduzido muito ao longo dos anos, o que obriga a uma atualização constante que é difícil de acompanhar para quem não está dentro do meio. Isto quer dizer que muito provavelmente todos estes memes de que vou aqui falar já estão mortos, maaaaaaas isso não quer dizer que daqui a uns meses não voltem a ser popularesA Forbes fez um artigo interessante sobre Meme Marketing o qual deixo aqui o link  para quem estiver interessado.

De volta aos memes de 2018, isto é então um “recap” dos melhores memes deste ano. Assim, podem rever alguns dos memes deste ano e também aprender o que a internet andou a fazer durante os últimos 365 dias. Vá, um pouco de “cultura digital” também nunca fez mal a ninguém. Obviamente que é um artigo de opinião, o critério de escolha é completamente subjectivo e esta lista não tem nenhuma ordem especifica. Ou seja, o único critério de escolha foi:

Imagem relacionada

Surprised Pikachu

Se existe um meme que bateu este ano foi o Surprised Pikachu. Este meme tem a sua origem quando o utilizador popokko publicou no Tumblr (e sim ainda há pessoas a usarem o Tumblr) uma imagem do Pikachu de boca aberta surpreendido com uma qualquer situação. A Imagem ficou viral desde então eu o meme tem sido utilizado inúmeras vezes, quer em imagem quer como resposta a tweets ou comentários.

Uma das coisas mais interessantes deste meme é a sua aplicabilidade a inúmeras situações e ao contrário de muitos outros memes a facilidade que de compreensão. Este provavelmente vai ser um daqueles memes que é veio para ficar porque apesar de ter sido criado em setembro ainda hoje é utilizado de uma forma generalizada.

Moth Lamp.

Quando um utilizador No_Reason27 partilhou no Reddit esta foto de uma traça que se encontrava no outro lado da janela nunca pensou o efeito viral que esta viria a ter. O meme Moth Lamp nasceu assim com esta foto e o seguinte texto “ close up of moth outside my window” – um pouco demasiado descritivo. Numa situação normal, nada teria acontecido e a imagem rapidamente se esqueceria, mas os deuses da internet estavam contentes e a foto transformou-se no Moth Lamp.

O que quer dizer este meme?
Estão a ver as traças? Bem, elas gostam de lâmpadas ou de luz de um modo geral, e é isso. Quem nunca viu uma bela traça à volta de uma lâmpada, especialmente nos meses mais quentes? Simples, facilmente relacionável, nada a apontar.

Somebody toucha My Spaghet

O meme tem origem no cartoon “The Three Bears” de 1939. Por que é que três ursos têm um sotaque italiano e estão a comer esparguete? Ninguém sabe, mas estas coisas deixam sempre o sentido de lado. O meme começou a ser espalhado por um user do Twitter (@finnapertia) e rapidamente se tornou viral.  Com várias versões do vídeo com músicas, partes de outros filmes e nas mais diversas situações.

O que quer dizer este meme?
Por favor, não toquem na esparguete do senhor. Pode ser usado para dizer que alguém está irritado por alguma coisa não estar no lugar onde a tinha deixado. Mas maioritariamente é utilizado em conjugação com outros memes de vídeo ou músicas.

 

I’m Something of a Scientist Myself

Este meme vem obviamente do filme Spider-Man lançado em 2002. Apresenta Norman Osborn a falar com o Peter Parker sobre o facto de ser “também” um cientista. Apesar do meme ter aparecido primeiro no 4chan no final de 2016, teve este ano um novo boost ao ser postado por vários utilizadores, em várias redes.

O meme é bastante simples, mas no fundo pode ser aplicado quando alguém faz algo pseudo-inteligente; algo super simples e banal.


They did surgery on a grape

Numa era de fake news, é sempre engraçado ver quando existe um meme a gozar com os artigos clickbait (sensacionalistas). Hoje em dia, é normal vermos nas nossas redes vários destes artigos sobre coisas incríveis que supostamente aconteceram. É para gozar com este tipo de artigos que aparece o “they did surgery on a grape“. O meme tem origem num vídeo de 2010 onde é demonstrada a precisão de um sistema cirúrgico ao tirar a casca de uma uva. E o vídeo é basicamente isto. O meme começou a espalhar-se quando em novembro de 2018 o utilizador do Twitter @ScummyR Publicou esta imagem onde constava a seguinte frase: “They did surgery on a grape”.

) simpledorito Follow chedda simpledorito They did surgery on a grape Load more comments oshua_duntra @jesus.sandovalll they did surgery on a grape _.mellon._@jesus.sandovalll some other guy did this in January maria.djensen @mitch_lev dm me this twillidraws @jesus.sandovalll well they did surgery on a grape you know o THEY DID SURGERY ON A 4,380 likes 6 DAYS AGO GRAPE Add a comment..

Para quem ainda não entendeu, o meme é uma paródia aos artigos sensacionalistas. É apresentado como se este facto fosse impressionante e é recebido como uma grande surpresa.

 

Bitconnect Carlos

A cripto pode já não estar tão na moda mas isso não interessa nada no mundo dos memes. Bitconnect Carlos foi nome que a internet deu a Carlos Matos, um investidor na cryptocurrency Bitconnect. A questão é que o nosso amigo Carlos é uma daquelas pessoas que se entusiasma um pouco de mais a falar. A origem deste meme vem de uma talk feita por Carlos Matos no primeiro evento anual da plataforma. O meme tornou-se viral quando os H3h3 pegaram no tópico para falar sobre dos perigos da cripto, ainda por cima com a estratégia de marketing muito agressiva da moeda.

No fundo, o meme pretende satirizar aquele tipo de vendedores de “banha da cobra” que parecem só saber falar sob o efeito de psicotrópicos. Todos os vídeos do Bitconnect Carlos são hilariantes e parecem de outro mundo, e ilustram bem o exagero a que alguns vendedores podem chegar.

 

This is so sad

Com origem no Reddit (como tudo o que é bom na vida), o “this is so sad” explodiu no fevereiro do ano passado. O meme apresenta uma conversa entre um rapaz e uma rapariga na qual a rapariga comete suicídio antes do rapaz terminar o que estava a escrever. Eu sei; este meme parece ter sido criado pelo Sinel de Cordes. Mas calma que isto ainda vai ter piada. No final do meme aparece a seguinte frase “This is so sad. Can we hit 50 likes?” e um outro meme, o Sarcastic Bro.

Obviamente que o meme é uma sátira às publicações super dramáticas que no final do dia apenas têm como objetivo gerar likes e comentários. Este meme pode ser usado com qualquer coisa que seja simultaneamente dramática e parva, o que é sempre uma combinação vencedora na internet. Isto dá uma boa versatilidade ao meme.

 

I’m Already Tracer

Quem chegou a esta parte e acha que isto está a ficar esquisito, tenho a dizer que ainda não viram nada. Porque o próximo meme é um daqueles cuja história e conceptualização podiam dar um livr… bem … se calhar um livro não, mas pelo menos um folheto daqueles que o Aldi faz todas os meses.

Vamos lá começar do início. A Blizzard Entertainment lançou um jogo de PC chamado overwatch no Verão de 2016. O jogo foi um grande sucesso, o que ajudou a formar uma comunidade de jogadores que começaram a produzir muito UGC sobre o jogo. No seguimento dessa comunidade, o canal de youtube Mashed, especializado em vídeos de animação, lançou uma música intitulada “No mercy”. A música é uma paródia a uma discussão entre dois jogadores. Esta música foi lançada em 2017 e teve uma boa recepção por parte da comunidade de jogadores, mas isso por si só não criou o meme.

Saltemos então para 2018, mais em específico para Outubro desse ano. A rede social TikTok estava a explodir em popularidade (para quem não sabe, o TikTok é uma rede social onde o conteúdo se baseia em pequenos vídeos com trechos de músicas escrevemos um artigo sobre isso aqui). Uma das funcionalidades mais utilizadas desta plataforma chama-se TikTok duets, que permite aos utilizadores criarem vídeos com um outro vídeo a correr em simultâneo.

Foi então que o meme “I’m Already Tracer” foi criado pelo utilizador @theasianthatyeet. Como tudo no TikTok, o mesmo formato de música foi recriado milhares de vezes. Este meme também está ligado ao conceito de Fake Gamer Girl. O Twitter também foi fundamental na expansão neste meme, assim como o youtube, onde começou a ser utilizado de uma forma mainstream por vários criadores.

Sim, até eu estou um pouco confuso… O mais interessante para mim é compreender como funciona hoje em dia o UGC, onde conteúdo é criado com base de conteúdo de outros utilizadores até ao ponto de quase já ninguém saber qual a verdadeira origem – ou explicação – do conteúdo. Um dia ainda vou falar sobre Uganda Knuckles e aí é que está tudo lixado! #livegoals


Left Exit 12 Off Ramp

Siga estabilizar isto com um meme simples, que já tenho a cabeça a andar à roda com o “I’m Already Tracer”. “Left Exit 12 Off Ramp” é daqueles memes simples que todas as pessoas compreendem e que pode ser aplicado num vasto número de situações. Ao contrário do meme anterior, que se alguém me perguntar onde é que se aplica eu só consigo responder:

Este meme é baseado no vídeo de youtube “”How to exit freeway like a boss” de 2013, onde um carro sai da autoestrada a fazer dirfting. Um vídeo promissor, é certo, mas com não mais de 97.000 visualizações em 4 anos e meio.  O meme foi realmente criado quando o utilizador @anon90 publicou a imagem de template do meme no HiddenLOL. A imagem foi alterada do vídeo original, ao qual foram adicionados um viaduto e uma placa de autoestrada.

Resultado de imagem para Left Exit 12 Off RampResultado de imagem para Left Exit 12 Off Ramp

 

Chegámos, então, ao fim desta demanda pelos melhores memes de 2018. Ficámos a saber um pouco mais sobre o mundo digital? Nem por isso. Perdemos tempo e enchemos a cabeça com informação razoavelmente inútil? É muito provável. Até porque a utilização destes memes hoje em dia já é considerada blasfémia; muito deles já estão completamente “mortos”. A utilização de memes em gestão de redes sociais pode ser uma boa forma de aproximar as marcas da população mais jovem. Qual é aqui a dificuldade? Bem, a única forma de fazer isto sem que se torne muito “cringe” é estar sempre atento aos novos memes. É preciso compreender o seu uso e agir depressa: os memes têm um tempo de vida útil de apenas algumas semanas, na maioria dos casos.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Este artigo apenas foi possivel com o conteúdo de:
Know your meme
Saberspark
Behind the meme
Lessons in meme Culture

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário