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Como a pesquisa por voz está a alterar o SEO das empresas

Comunicação Digital | 18 Abril 2017 | Miguel Menaia

Diariamente, e ao contrário do que se passava há uma década, cerca de 60% das pesquisas online acontecem no mobile. Com a ascensão dos smartphones, pesquisar no browser de um computador fixo tornou-se menos comum, uma vez que estes dispositivos portáteis assumiram uma maior relevância no quotidiano. Desse modo, as empresas passaram a prestar atenção a esta tendência, sobretudo pelas vantagens que a pesquisa por voz (muito em voga nos smartphones) oferece aos utilizadores.

Alexa (da Amazon), Siri (da Apple), Cortana (do Microsoft) e OK Google (da Google) são softwares de voz que estão cada vez mais enraízados no dia-a-dia dos utilizadores, merecendo atenção por parte dos marketers.

Inclusive, alguns dados indicam-nos que:

  • 40% dos adultos utilizam a pesquisa por voz pelo menos uma vez por dia (fonte: ComScore)
  • 20% de todas as pesquisas são feitas por voz (fonte: Google)
  • 50% das pesquisas serão feitas por voz em 2020  (fonte: ComScore) 

O que é, afinal, a optimização de pesquisa por voz?

Como se sabe, o marketing debruça-se, acima de tudo, sobre os hábitos de consumo dos seres humanos. Por isso mesmo, é de todo o interesse dos profissionais desta área encontrar mecanismos para chegar a mais consumidores. E se o SEO (Search Engine Optimization) continua a ser relevante nos dias de hoje, o facto de existirem, agora, tecnologias que permitem a pesquisa por voz é sinal de que o espectro está a ser, pelo menos, alargado.

Com a ascensão de tecnologias inteligentes como Amazon Alexa, e de smartphones com assistentes incorporados como a Siri, mais pessoas estão a utilizar as suas próprias vozes para procurar informações online.

Porque é que a Voice Search Optimization é importante para as empresas?

Optimizar um negócio para ser encontrado através da pesquisa por voz é importante porque vai ser a forma como a maioria das pesquisas irão ser feitas no futuro. Embora esta optimização seja importante para todas as marcas, é particularmente importante para as empresas que tenham lojas físicas.

Algumas das pesquisas de voz mais comuns são feitas para encontrar empresas locais, particularmente durante a condução ou em casa, enquanto se desempenham tarefas.

Tornar sites o mais mobile friendly possível é, por isso, uma necessidade.

A busca por voz não é apenas uma ideia para o futuro; é algo que se está a tornar mais relevante a cada dia que passa.

 

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1 Comentário

  1. Diogo Melo diz:

    Bom dia. Gostei do artigo, no entanto de que forma a pesquisa de voz implica uma alteração na estratégia de SEO já que uma pesquisa de voz tem equivalência num conjunto de palavras? Não compreendo.

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