Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como a pesquisa por voz está a alterar o SEO das empresas

Comunicação Digital | 18 Abril 2017 | Miguel Menaia

Diariamente, e ao contrário do que se passava há uma década, cerca de 60% das pesquisas online acontecem no mobile. Com a ascensão dos smartphones, pesquisar no browser de um computador fixo tornou-se menos comum, uma vez que estes dispositivos portáteis assumiram uma maior relevância no quotidiano. Desse modo, as empresas passaram a prestar atenção a esta tendência, sobretudo pelas vantagens que a pesquisa por voz (muito em voga nos smartphones) oferece aos utilizadores.

Alexa (da Amazon), Siri (da Apple), Cortana (do Microsoft) e OK Google (da Google) são softwares de voz que estão cada vez mais enraízados no dia-a-dia dos utilizadores, merecendo atenção por parte dos marketers.

Inclusive, alguns dados indicam-nos que:

  • 40% dos adultos utilizam a pesquisa por voz pelo menos uma vez por dia (fonte: ComScore)
  • 20% de todas as pesquisas são feitas por voz (fonte: Google)
  • 50% das pesquisas serão feitas por voz em 2020  (fonte: ComScore) 

O que é, afinal, a optimização de pesquisa por voz?

Como se sabe, o marketing debruça-se, acima de tudo, sobre os hábitos de consumo dos seres humanos. Por isso mesmo, é de todo o interesse dos profissionais desta área encontrar mecanismos para chegar a mais consumidores. E se o SEO (Search Engine Optimization) continua a ser relevante nos dias de hoje, o facto de existirem, agora, tecnologias que permitem a pesquisa por voz é sinal de que o espectro está a ser, pelo menos, alargado.

Com a ascensão de tecnologias inteligentes como Amazon Alexa, e de smartphones com assistentes incorporados como a Siri, mais pessoas estão a utilizar as suas próprias vozes para procurar informações online.

Porque é que a Voice Search Optimization é importante para as empresas?

Optimizar um negócio para ser encontrado através da pesquisa por voz é importante porque vai ser a forma como a maioria das pesquisas irão ser feitas no futuro. Embora esta optimização seja importante para todas as marcas, é particularmente importante para as empresas que tenham lojas físicas.

Algumas das pesquisas de voz mais comuns são feitas para encontrar empresas locais, particularmente durante a condução ou em casa, enquanto se desempenham tarefas.

Tornar sites o mais mobile friendly possível é, por isso, uma necessidade.

A busca por voz não é apenas uma ideia para o futuro; é algo que se está a tornar mais relevante a cada dia que passa.

 

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.