En

Contacte-nos

PNG ou JPEG. Que formato de imagem usar no Facebook?

Gestão de redes sociais | 19 Maio 2016 | Hugo Picado de Almeida

Pode parecer uma questão simples, mas é um dos erros mais frequentemente cometidos por parte de muitos gestores de redes sociais. No momento de trabalhar uma imagem destinada ao Facebook, por que formato se deve optar? PNG ou JPEG?

Para melhores resultados, é aconselhável usar o formato PNG em vez de JPEG, uma vez que este segundo é agressivamente comprimido pelo Facebook, causando perdas de qualidade. O formato PNG, mais comum em ambiente web, previne estas perdas, algo especialmente a ter em conta quando se usa texto e vectores em imagens de Facebook. Aqui, a escolha pode depois recair entre PNG-24 e PNG-8. Em muitos casos, a diferença não será notória, mas convém saber quais as diferenças e características intrínsecas a cada um. A grande diferença entre ambos prende-se com o número de cores: enquanto o PNG-8 aceita um máximo de 256 cores, o PNG-24 pode ir até um máximo de 16 milhões, razão pela qual também produzirá ficheiros normalmente mais pesados. Porquê, então, escolher PNG-24? Tal poderá ser necessário se a imagem tiver gradientes, que se pretendem habitualmente bem fluidos e de transição suave.

O formato JPEG poderá, ainda assim, ser um formato útil para o upload de fotografias simples, se não trabalhadas com outros elementos. Aqui, apesar de alguma perda de qualidade, a perda poderá ser suportável, com a vantagem, regra geral, de um carregamento mais rápido. No fundo, o problema com imagens JPEG é a dupla compressão que sofrem: ao serem inicialmente gravadas e ao serem carregadas para o Facebook. O Facebook também passa os PNGs pelo seu sistema de compressão, mas uma vez que, por definição, um PNG é lossless (“sem perdas”), a qualidade não sofre, preservando-se as formas, textos e outros elementos sem o surgimento dos habituais artefactos do JPEG.

Abaixo apresentamos um teste que evidencia bem estas diferenças. Ambas as imagens foram descarregadas do Facebook. A primeira, em perfeitas condições, foi carregada como PNG. A segunda, que apresenta perdas de definição e qualidade no texto e em redor das formas, era um JPEG. As diferenças são óbvias:

PNG

JPEG

Não se esqueça: sempre que fizer o upload de uma imagem para a sua página de Facebook, certifique-se de que esta está nas melhores condições de apresentação que for possível.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

 

Partilhar:

1 Comentário

  1. Pedro Renato Ferreira diz:

    Acontece o mesmo entre o MP3 e outros formatos de audio.

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário