Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Porquê usar Chatbots num site de WordPress?

Comunicação Digital, Sites & apps | 2 Abril 2021 | Rafael Venâncio

Já interagiste com um chat num site ou nas redes sociais de uma marca? Então é muito provável que te tenhas cruzado com um bot!
No artigo de hoje vamos explicar-te o que são os chatbots e porque deves utilizá-los no teu site de WordPress.

O que são os chatbots?

No mundo dos websites, os chatbots são uma ferramenta cada vez mais utilizada.
Um chatbot é uma interface de chat programada para interagir com os visitantes de um site.
Os chatbots são desenvolvidos com o propósito de mimicar o comportamento humano e interagir com os visitante sob a forma de conversação.
Um chatbot é um programa de computador que simula a conversa humana através de comandos de voz e/ou conversas de texto.
Chatbot, abreviatura de chatterbot, é uma funcionalidade de inteligência artificial (IA) que pode ser incorporada e utilizada através de quaisquer aplicações de mensagens ou sites.

O que são os chatbots?

Existem dois tipos principais de chatbots:

  • Chatbots simples

Este tipo de bot respondem a palavras-chaves ou comandos pré-inseridos por um programador.
São mais limitados e simples no que toca a conversação, uma vez que apenas respondem a determinados comandos.
Se o visitante “quebrar”a linha de comandos, ao fazer questões fora das bibliotecas de conteúdos pré-inseridas, o bot não conseguirá providenciar a resposta procurada.

Chatbots simples
  • Chatbots avançados

Os chatbots avançados, por sua vez, usam IA (Inteligência Artificial) quando comunicam com os visitantes.
Isto permite-lhes compreender a linguagem e comunicação básica e, assim, responder com múltiplas sugestões, sem necessidade de introdução de palavras-chave ou frases pré-programadas.
Num mundo dos bots, esta opção seria o mais próximo de comunicar com humano: a comunicação é mais fluída, natural e o bot é capaz de fazer associações por si mesmo.

Chatbots avançados

Motivos para usar chatbot no teu site

Se não tens um colaborador dedicado a responder a visitantes, 24 horas por dia, devias ponderar aderir ao mundo dos chatbots.

  • Suporte técnico 24 horas, 7 dias por semana
    Para começar, vamos falar do ponto mais importante: apoio 24 horas por dia.
    É verdade que é diferente ter uma interação humana mas o facto de existir um bot preparado para esclarecer questões e orientar a tua pesquisa é um ponto positivo.
Suporte técnico 24 horas, 7 dias por semana
  • Aptos para o desafio
    Os bots são lógicos e concisos.
    Isto significa, que por norma, cometem menos erros e, muito importante, mantêm sempre a compostura.
    Quem nunca teve de lidar com mau suporte técnico? Com um bot isso não acontecerá!
    É verdade que será menos personalizado e mais limitado, mas cumpre o objetivo.
Aptos para o desafio
  • Descomplicam e poupam tempo
    Num mundo acelerado e “impaciente”, os visitantes procuram interações rápidas e precisas e os chatbots são solução.
    Eles auxiliam os visitantes durante a sua visita e providenciam a informação que estes procuram.
    Uma navegação rápida e descomplicada tem como consequência a diminuição da Bounce Rate.
Descomplicam e poupam tempo
  • Criam brand trust e melhoram ARM
    Um site que utiliza chatbot demonstra preocupação e interesse pelos “consumidores”.
    São, muitas vezes, a primeira interação que um potencial cliente tem com uma marca.
    Pelo que, um site que oferece este tipo de serviço, ganha uns pontos extra.
Criam brand trust e melhoram ARM

Exemplos de chatbots para WordPress

Agora que já sabes o que são os chatbots e porque deves utilizar, vamos mostrar-te alguns exemplos de plugins de WordPress que podes utilizar.

ChatBot

Este é um plugin gratuito, disponível no WordPress, que pode funcionar em Modo de Processamento de Linguagem Natural ou Menu Driven Mode, ou até mesmo uma combinação de ambos.
Isto significa que tem uma vertente mais simples e uma mais avançada.

ChatBot

LiveChat

Esta ferramenta gratuita do WordPress é mais conhecida pela funcionalidade LiveChat mas tem uma simples e intuitiva ferramenta de chatbot.
Tem como senão o facto de, apesar de WordPress Live Chat Plugin do LiveChat ser gratuito, ser necessário tornares-te cliente do LiveChat.
No entanto, a empresa oferece um trial gratuito de 14 dias, o que te permite experimentar o serviço e perceber se é o que o teu site precisa.

LiveChat

Tidio

Para terminar, trazemos-te o Tidio.
Este plugin oferece-te ferramentas de email marketing, live chat e, o tema de hoje, chatbots.
Conta com mais de 90.000 utilizadores mensais ativos e foi recentemente atualizado.
Oferece uma interface simples que te permitirá criar comandos e triggers de resposta, assim como inserir os “guiões”.

Tidio

Exemplos “fora” do WordPress

Como mencionámos acima, os chatbots também estão presentes fora do WordPress.
Eis dois exemplos com o carimbo de aprovação e experimentação VAN!

ManyChat

É uma ferramenta de chatbot desenvolvida especialmente para o Facebook Messenger.
Permite-te vender produtos, agendar reuniões, cultivar contactos, reunir informações de contacto e construir relações de forma automatizada.
Utiliza uma interface bastante simples e intuitiva, que não requer “mega” conhecimentos técnicos.

ManyChat

Flow XO

É uma ferramenta que oferece uma versão gratuita bastante completa, que posteriormente poderá ser melhorada para um plano pago.
Permite conectar os teus fluxos de trabalho com mais de 100 aplicações cloud-based diferentes.
A Flow XO Permite fazer diversas ações automatizadas como a recolha de informações, aceitar pagamentos e tem, também, uma funcionalidade Live Chat.

Flow XO

Esperamos que o nosso artigo te tenha despertado para o fantástico e automatizado mundo do chatbots no WordPress.

Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.