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Já interagiste com um chat num site ou nas redes sociais de uma marca? Então é muito provável que te tenhas cruzado com um bot!
No artigo de hoje vamos explicar-te o que são os chatbots e porque deves utilizá-los no teu site de WordPress.
No mundo dos websites, os chatbots são uma ferramenta cada vez mais utilizada.
Um chatbot é uma interface de chat programada para interagir com os visitantes de um site.
Os chatbots são desenvolvidos com o propósito de mimicar o comportamento humano e interagir com os visitante sob a forma de conversação.
Um chatbot é um programa de computador que simula a conversa humana através de comandos de voz e/ou conversas de texto.
Chatbot, abreviatura de chatterbot, é uma funcionalidade de inteligência artificial (IA) que pode ser incorporada e utilizada através de quaisquer aplicações de mensagens ou sites.
Existem dois tipos principais de chatbots:
Este tipo de bot respondem a palavras-chaves ou comandos pré-inseridos por um programador.
São mais limitados e simples no que toca a conversação, uma vez que apenas respondem a determinados comandos.
Se o visitante “quebrar”a linha de comandos, ao fazer questões fora das bibliotecas de conteúdos pré-inseridas, o bot não conseguirá providenciar a resposta procurada.
Os chatbots avançados, por sua vez, usam IA (Inteligência Artificial) quando comunicam com os visitantes.
Isto permite-lhes compreender a linguagem e comunicação básica e, assim, responder com múltiplas sugestões, sem necessidade de introdução de palavras-chave ou frases pré-programadas.
Num mundo dos bots, esta opção seria o mais próximo de comunicar com humano: a comunicação é mais fluída, natural e o bot é capaz de fazer associações por si mesmo.
Se não tens um colaborador dedicado a responder a visitantes, 24 horas por dia, devias ponderar aderir ao mundo dos chatbots.
Agora que já sabes o que são os chatbots e porque deves utilizar, vamos mostrar-te alguns exemplos de plugins de WordPress que podes utilizar.
Este é um plugin gratuito, disponível no WordPress, que pode funcionar em Modo de Processamento de Linguagem Natural ou Menu Driven Mode, ou até mesmo uma combinação de ambos.
Isto significa que tem uma vertente mais simples e uma mais avançada.
Esta ferramenta gratuita do WordPress é mais conhecida pela funcionalidade LiveChat mas tem uma simples e intuitiva ferramenta de chatbot.
Tem como senão o facto de, apesar de WordPress Live Chat Plugin do LiveChat ser gratuito, ser necessário tornares-te cliente do LiveChat.
No entanto, a empresa oferece um trial gratuito de 14 dias, o que te permite experimentar o serviço e perceber se é o que o teu site precisa.
Para terminar, trazemos-te o Tidio.
Este plugin oferece-te ferramentas de email marketing, live chat e, o tema de hoje, chatbots.
Conta com mais de 90.000 utilizadores mensais ativos e foi recentemente atualizado.
Oferece uma interface simples que te permitirá criar comandos e triggers de resposta, assim como inserir os “guiões”.
Como mencionámos acima, os chatbots também estão presentes fora do WordPress.
Eis dois exemplos com o carimbo de aprovação e experimentação VAN!
É uma ferramenta de chatbot desenvolvida especialmente para o Facebook Messenger.
Permite-te vender produtos, agendar reuniões, cultivar contactos, reunir informações de contacto e construir relações de forma automatizada.
Utiliza uma interface bastante simples e intuitiva, que não requer “mega” conhecimentos técnicos.
É uma ferramenta que oferece uma versão gratuita bastante completa, que posteriormente poderá ser melhorada para um plano pago.
Permite conectar os teus fluxos de trabalho com mais de 100 aplicações cloud-based diferentes.
A Flow XO Permite fazer diversas ações automatizadas como a recolha de informações, aceitar pagamentos e tem, também, uma funcionalidade Live Chat.
Esperamos que o nosso artigo te tenha despertado para o fantástico e automatizado mundo do chatbots no WordPress.
Este é um universo extenso e complexo, mas nós estamos cá para te acompanhar nesta viagem. Se o artigo não te esclarecer todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever o auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
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