Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Quais foram as grandes novidades do Instagram em 2019

Gestão de redes sociais | 15 Novembro 2019 | Rafael Venâncio

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo – atualmente tem mais de 500 milhões de utilizadores diários.
Dito isto, sabes quais foram as novidades do Instagram que marcaram 2019? Das centenas de atualizações, decidimos criar uma lista com algumas das novidades mais importantes. Descobre já no nosso artigo!

1. Checkout on Instagram

Não é segredo nenhum que o Instagram tem vindo a apostar cada vez mais no eCommerce. Mais recentemente, começou a apostar em estratégias in-app.
O “Checkout” dentro da própria plataforma, apresentado em Março, é uma delas.
A opção facilita as compras dentro da plataforma e constitui um passo enorme para marcas que pretendam expandir e aproveitar ao máximo todos os canais eCommerce. O melhor disto tudo é a simplicidade do processo de compra. Basta clicar num dado (numa etiqueta), e em seguida surge o botão Checkout on Instagram, dando a possibilidade de comprar o produto sem sair da app.

1. Checkout on Instagram

2. Donation Stickers

As Stories são uma das principais “atrações” no Instagram. Tendo isso em conta, assim como a vontade de apoiar causas sociais, o Instagram decidiu lançar este novo tipo de Sticker em Maio. Isto possibilita que os utilizadores angariem dinheiro para organizações sem fins lucrativos através das Stories.

2. Donation Stickers

3. Shop Looks From Creators

No seguimento da aposta no e-Commerce e da valorização dos Influencers, o Instagram anunciou o Shop Looks From Creators.
Os Influencers passaram, assim, a ter a possibilidade de taggar os produtos nos seus posts, facilitando o fluxo da compra.
Esta é uma ferramenta muito importante para potenciar o marketing de Influencers na plataforma. Dados da Socialbakers mostram que a utilização do #Ad (# utilizado pelos Influencers para identificar parcerias e promoções) por Influencers aumentou em 33%.

3. Shop Looks From Creators

4. @Shop

A @Shop trata-se de uma página de Instagram dedicada a pequenos negócios e criadores presentes na plataforma.
É um local de partilha de conteúdos e histórias inspiracionais de empresários, e é um sítio onde é possível acompanhar os negócios mais em voga.
Os produtos exibidos nesta página incluem sempre “product tags”.

4. @Shop

5. Instagram Threads

O Facebook anunciou a aplicação “Threads” no Instagram. Trata-se de uma app que permite que os utilizadores da rede social se conectem com os amigos mais próximos. Através da app poderás partilhar fotos/vídeos/Stories e trocar mensagens de forma instantânea com uma lista personalizada de amigos. Esta é, segundo a plataforma, a forma mais rápida de partilhar vídeos e fotos.
O Threads, no fundo, está para o Instagram como o Messenger está para o Facebook. É uma aplicação cujo o objectivo é que os utilizadores interajam de forma mais direta.

5. Instagram Threads

6. Instagram Tests Hiding Likes

Esta está a ser uma das novidades mais polémicas do Instagram que está a marcar 2019!
O teste começou inicialmente no Canadá e hoje a lista já conta com Irlanda, Itália, Japão, Brasil, Austrália, Nova Zelândia e, a “vítima” mais recente, EUA.
A medida, segundo o Instagram, foi implementada com o objectivo de reduzir a competição e a pressão de que os utilizadores sofrem com o número de likes que obtêm.
O Instagram pretende que os utilizadores se foquem mais na qualidade dos conteúdos e nos conteúdos em si, e que não se preocupem tanto com a sua performance.
Basicamente, é uma tentativa de evitar que os utilizadores menosprezem uma publicação porque não obteve um determinado número de interações.
A atualização impede que os utilizadores vejam os likes obtidos pelas publicações de outros utilizadores, embora continue a mostrar os resultados das publicações próprias desse mesmo utilizador. Vê mais no nosso artigo!

6. Instagram Tests Hiding Likes

7. Instagram Removes the ‘Following’ Tab

O Instagram anunciou que removeu o separador “Following”. Este tab providenciava uma lista com a informação de atividade das contas seguidas, permitindo ver com que conteúdo as nossas conexões tinham interagido. Adam Mossieri, representante máximo do Instagram, afirma que a atualização surgiu com o intuito de tornar a app mais simples e focada nas funcionalidades-chave.

7. Instagram Removes the 'Following' Tab

8. Instagram Launches @Creators

Esta conta foi criada com o propósito de dar dicas e conselhos a Influencers. A medida foi implementada com o objetivo de manter os níveis de engagement e o crescimento da plataforma, que é impulsionado em grande parte por estes criadores.

8. Instagram Launches @Creators

9. Agendamento chega ao Instagram

O Instagram anunciou, em Agosto, uma das atualizações mais requisitadas pelos utilizadores. Esta era uma das novidades mais ansiadas pelos utilizadores do Instagram em 2019.
Para teres acesso aos agendamentos terás de ir ao Creator Studio e associar as tuas contas de Facebook e Instagram.
A nova funcionalidade de agendamento do Creator Studio permite fazer upload de imagens, com legenda, emojis, locations tags, etc, tal como se de uma publicação normal se tratasse. Podes também editar o conteúdo da imagem.
Uma das grandes vantagens desta plataforma, para além de ser oficial, é que, ao contrário de muitas outras plataformas de agendamento, ela oferece a possibilidade de agendar publicações com múltiplas imagens.

9. Agendamento chega ao Instagram

Como podes ver na imagem, poderás aceder a todas as publicações que fizeste na tua página, inclusive Stories (apesar de não as poderes publicar através deste menu). Descobre mais sobre os agendamentos no nosso artigo e não percas o nosso tutorial!

Menções honrosas

Explore Tab Revamp
Esta funcionalidade mostrou-se importante até ao momento porque veio facilitar o processo de encontrar novos conteúdos. Os utilizadores podem facilmente fazer scroll em tabs como IGTV, Shop, Food, Art e Travel.

Explore Tab Revamp

Formato landscape chega ao IGTV
Apesar do objectivo inicial do IGTV ser “promover” e diferenciar-se pelos vídeos verticais, os utilizadores pediram, incessantemente, que o vídeo horizontal fosse adicionado. E foi isso que aconteceu. O Instagram introduziu, em Maio, quase um ano após a criação do IGTV, vídeos “Landscape”.

Formato landscape chega ao IGTV

Sticker ‘Polls’
Cria votações nas Stories para interagires com os teus seguidores. Estas podem ser personalizadas. Os teus seguidores podem escolher uma de duas opções.

Sticker ‘Polls’

Sticker ‘Aderir à Conversa’ – quando é colocado nas Stories, este sticker dá aos seguidores a possibilidade de se juntarem num grupo com o criador da Story para debater o assunto em questão. Só podem entrar no grupo após aprovação do “admin” e, para se habilitarem a isso, basta clicar no Sticker.

Sticker ‘Aderir à Conversa’

Conclusão

Esperamos que tenhas gostado do nosso artigo “Quais foram as grandes novidades no Instagram em 2019”.
Se achas que deixámos de fora alguma atualização relevante ou se ficaste com alguma dúvida, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e partilha connosco!

Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário