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Quais os diferentes tipos de ads no TikTok

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 22 Fevereiro 2022 | Rafael Venâncio

O rei dos short-videos volta a ser tema de destaque no nosso blog! Neste artigo vamos mostrar-te os diferentes tipos de Ads do TikTok.

Com o crescimento que os short-videos têm tido, muito à custa da plataforma que destacamos hoje, seria inevitável não mergulharmos mais a fundo nas suas funcionalidades.
Neste artigo, decidimos dar uma vista de olhos aos diferentes tipos de anúncios que podemos criar através da plataforma business do TikTok!

Tipos de Ads no TikTok

Apesar de não priorizar os anúncios, mas sim a criação de conteúdos (mesmo para as organizações e negócios), as horas até que estes chegassem à plataforma estavam contadas. E, apesar de uma chegada mais gradual e demorada do que seria de esperar, eles já se encontram disponíveis em Portugal!
Para começar, temos de entender que estes se dividem em anúncios “Simplificados” e “Personalizados”. A primeira opção é direcionada a criadores e contas de utilizadores com menos experiência ou que pretendam perder menos tempo, enquanto que a segunda se direciona a pessoas mais rotinadas em campanhas de ads, como agências de comunicação.

Anúncios simplificados

Nos anúncios simplificados podemos definir três objetivos diferentes:

  1. Conectar com os clientes — Levar conteúdos aos consumidores.
  2. Visitas ao site — Direcionar os utilizadores para o website.
  3. Gerar leads — Angariação de contactos de potenciais clientes através da inserção de formulários de contacto nos anúncios.

O processo destas campanhas, como o nome indica, é mais simplificado e menos personalizável quando comparado com o modo mais avançado. No entanto, é possível criar campanhas bastante completas através dos anúncios simplificados. Tudo vai depender do teu know-how, ferramentas à disposição e os objetivos definidos.
Nas campanhas simplificadas, o orçamento mínimo diário é de 5 euros (exceto no “conectar com os clientes”, que tem um custo de 10 euros).
Quanto aos conteúdos, podem ser carregados até 20 vídeos, ou podes alternativamente utilizar vídeos publicados na página do anunciante.

Anúncios Personalizados

Já nos anúncios personalizados temos três objetivos-chave: consciencialização, consideração e conversão.

  1. Consciencialização — Neste objetivo, o que se procura é um maior alcance, isto é, levar o conteúdo a um maior número de utilizadores, que pode então ser mais ou menos personalizado.
  2. Consideração — Dentro deste objetivo, existem vários subobjetivos: tráfego, instalações de aplicações, visualizações, geração de leads, interações da comunidade.
  3. Conversão — Neste objetivo, como o nome indica, queremos que o utilizador converta, ou seja, que faça uma ação específica. Estas conversões podem ser instalações de aplicações, levar o cliente a uma compra no nosso site, entre outros.

    Para o segundo ponto é possível (e aconselhável) a criação ou inserção de um pixel. Este vai ajudar-te a recolheres informação mais detalhada sobre a tua audiência e a criar campanhas mais personalizadas, que por norma convertem melhor.

Notas adicionais dos anúncios personalizados

Para criares o pixel vais ter de ir aos “Assets” e clicar em “criar pixel”. Depois, terás de decidir se pretendes inserir o pixel manualmente (inserindo-o no cabeçalho do teu site) ou se pretendes utilizar uma plataforma externa (como o Shopify ou Google Tag Manager). Tudo depende do conhecimento que tens nesta área e do teu site.

Criar pixel

Quando estiveres a criar este tipo de campanha investe algum tempo no percorrer dos campos referentes à audiência. Aqui vais definir o sucesso da tua campanha e, para te ajudar, tens milhares de opções à tua disposição.
Desde logo, podes definir se pretendes criar uma audiência personalizada ou automatizada.
Ao escolheres a personalizada, podes definir: localização; idioma; género; quem queres excluir ou incluir na tua audiência (permite ainda criar lookalikes); interesses e padrões de comportamento (incluem o tipo de vídeos de que a audiência gosta, que tipos de hashtags estão presentes nos vídeos, quanto tempo interagem com um vídeo, categorias de vídeos pelas quais têm mais interesse); e tipo de dispositivo que utilizam.

Tipo de audiência

Depois vais ter de definir o teu orçamento e duração da campanha, sendo que o mínimo diário é de 20 euros.

Orçamento e horário

Tens também a possibilidade de otimizar as licitações da tua campanha.

Licitação e otimização

No que toca às criatividades, podes criar anúncios de múltiplos vídeos ou individuais. Aqui poderás selecionar um vídeo que se encontre na tua conta de TikTok (publicado anteriormente), fazer upload de um vídeo exclusivamente para anúncios ou criar um novo através das ferramentas disponibilizadas pela plataforma.
Depois, basta inserires um copy até 100 caracteres, que poderá ser traduzido para a língua nativa dos utilizadores que se deparem com este.

Detalhes do anúncio

Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado que tipos de ads tens à disposição no TikTok.

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