En

Contacte-nos

Rick and Morty torna molho da Mcdonald’s viral

Comunicação Digital | 13 Outubro 2017 | Miguel Menaia

Ao fim de 3 temporadas, a série de animação Rick and Morty passou de um produto de nicho para uma das séries mais comentadas da cultura pop actual. A obra de Justin Roiland e Dan Harmon baseia-se nas aventuras de um genial cientista alcóolico (Rick Sanchez) e do seu neto, um pré-adolescente inseguro (Morty Smith), que nos ensinam bastante sobre universos alternativos, ciência, existencialismo, viagens no tempo, entre outros assuntos bastante inteligentes e acutilantes.

Esta série da Adult Swim tem-se tornado tão popular ultimamente que os fãs acérrimos de Rick And Morty transportaram uma simples piada presente num dos episódios para um acontecimento da vida real com proporções épicas.

Assim sendo, os fãs do programa de TV forçaram a empresa Mcdonald’s a regressar com um condimento que tinha sido retirado do mercado há quase duas décadas.

A importância das comunidades digitais: o caso do molho Szechuan

No primeiro episódio da última temporada, lançado a 1 de Abril de 2017, Rick Sanchez viajou a um universo alternativo e procurou o (entretanto retirado do mercado) molho Szechuan, um produto lançado pela Mcdonald’s em 1998 que serviu, à data, para promover o filme Mulan.

Até aqui, esta situação parecia apenas uma simples piada presente na série, como aliás existem tantas outras (ora não estivéssemos já habituados ao sofisticado sentido de humor de Dustin Roiland e Dan Harmon), Contudo, os produtores de Rick And Morty foram apanhados de surpresa quando a cena se tornou viral na internet: para além de ter virado meme, a cena ficou icónica e deu origem a hashtags, vídeos e demais conteúdos (um pouco à semelhança do que aconteceu com Pickle Rick).

Sabendo disto, a Mcdonald’s desenvolveu uma brilhante campanha de marketing em torno do molho, e os fãs da série imploraram, assim, que este regressasse ao mercado, como se isso fosse um statement.

A parte mais incrível? Este product placement foi tudo menos intencional. Ao website Polygon, um dos co-criadores da série de animação confessou que não existiu qualquer tipo de negócio entre a Adult Swim e a cadeia de fast food, sendo que a Mcdonald’s fez tudo o que esteve ao seu alcance para ligar as duas marcas de forma legal – inclusive, chegou a enviar litros e litros do molho a uma das pessoas mais importantes de Rick And Morty (Justin Roiland).

 

Não deixa de ser curioso que um simples molho de uma cadeia de fast food, aparentemente esquecido por todos, se tenha tornado viral na internet depois de ter aparecido no episódio de uma série de animação.

Hoje, e depois de um regresso tímido que não correu como esperado, o molho szechuan não é só um mero condimento: é o símbolo de uma série de culto, que tem uma comunidade de fãs bastante presente na internet. 


Foi, sem dúvida, um fenómeno de marketing digital.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário