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ROI nas Redes Sociais: métricas e termos

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 23 Junho 2021 | Rafael Venâncio

ROI, a principal preocupação de todas as marcas. Descobre algumas das principais métricas que deves ter em conta no mundo das redes sociais.

O que é o ROI nas Redes sociais?

Sempre que falamos de ROI (Return-on-investment), o retorno gerado face ao investimento feito, temos de começar por definir métricas relevantes, também conhecidas como KPIs (Key Performance Indicator). Diferentes marcas procuram atingir diferentes objetivos, e por isso olham para diferentes indicadores.
Antes de procurar calcular seja o que for, deves começar por te sentar à mesa com o teu Board ou com o teu Diretor de Marketing e perceber quais os objetivos da vossa marca. Uma vez os objetivos claros, será então necessário escolher as métricas que mais corretamente permitirão avaliar o alcançar desses mesmos objectivos.
Passando especificamente às redes sociais, medir o ROI pode ser um desafio. Dependendo da maturidade da presença de uma marca e das ferramentas utilizadas, a componente de retornos indiretos pode ser maior ou menor, e se o projeto não for devidamente planeado, poderá até ser difícil medir o retorno gerado.
Acresce a isto que no mundo digital existem diversas métricas de definição nem sempre óbvia, sobretudo para clientes recentemente chegados ao digital ou trabalhando com agências pouco rotinadas.
Mas essa é também a nossa jornada: provar que as redes sociais convertem clientes e geram vendas, com custos muitas vezes menores do que outros meios.

O que é o ROI nas Redes sociais?

Métricas que deves ter em conta

Quando procuras perceber se o teu investimento social está a trazer retorno ao teu negócio, as primeiras métricas analisadas são, por normas, gostos, comentários e partilhas.
E qual é o problema disto? Nenhum. Mas temos de perceber que estas métricas funcionam mais como um “ego boost” do que no cálculo do retorno em si.
É verdade que vão ajudar a aumentar o alcance da marca, as interações e atitude relativa à marca, o que por sua vez pode potenciar os retornos, mas, no que toca a resultados diretos, não acrescentam muito. E, se há coisa que sabemos, é que todas as marcas esperam retornos imediatos.
Então, que mais métricas deveremos ter em conta para medir o nosso ROI nas redes sociais?

  • Visitas ao site – o tráfego. Apesar de ser cada vez mais comum vermos marcas (mais pequenas, por norma) com presença exclusiva nas redes sociais, o principal objetivo é normalmente angariar potenciais clientes e levá-los a visitar o nosso site.
  • Após termos falado em tráfego no ponto anterior, é também importante falar de leads, ou potenciais clientes. Como foi mencionado acima, as redes sociais são o veículo que angaria, atrai e eventualmente abre caminho à “venda”.
  • Outro fator que podemos analisar para medir se o nosso ROI social é positivo é o número de conversões. Estas podem assumir diferentes formatos consoante o objetivo da marca. Podem ir desde um simples clique nu banner, uma visita ao site ou perfil, o download de um conteúdo, a compra de um produto, etc.
  • Para terminar, temos o fator mais importante e mensurável, e aquele que mais diz ao cliente: o volume de negócios/vendas gerado. Por norma, apesar dos clientes serem cada vez mais digitalmente instruídos, olham para o relatório na diagonal, saltando imediatamente dos gostos para o retorno gerado: “Quanto dinheiro fez a nossa campanha?”
Métricas que deves ter em conta

Conclusões

A conversa do ROI das Redes Sociais tem um espectro muito alargado e nós, enquanto entusiastas, profissionais e aprendizes do digital, temos de educar os clientes quanto à importância de todas as métricas digitais, que vão muito além da receita gerada.
Além do dinheiro imediato que geramos, temos de perceber que métricas como a interação ou aumento do tráfego do site podem ter um impacto significativamente superior na receita a médio/longo prazo.

Conclusões

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber um pouco mais sobre o ROI nas Redes Socias!

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