Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como seguir hashtags no Instagram: boas práticas e recomendações

Gestão de redes sociais | 15 Dezembro 2017 | Miguel Menaia

O Instagram anunciou, recentemente, a possibilidade de seguir hashtags específicas na sua plataforma, tal e qual como se de um perfil se tratasse.

Segundo a rede social, “seguir uma hashtag é como seguir um amigo. Para começar, basta pesquisar sobre um determinado tópico que suscite interesse e, posteriormente, segui-lo. A partir de aí, no feed de notícias aparecerão os top posts relacionados com essa hashtag, bem como as Stories mais recentes. É de salientar que, tal como o que acontece com um perfil, o utilizador pode deixar de seguir uma hashtag sempre que quiser“.

 

Esta nova funcionalidade expande, assim, o potencial da rede social enquanto ferramenta de pesquisa. É óbvio que, enquanto utilizadores da plataforma, conseguiremos sempre pesquisar sobre conteúdos relevantes via Explore (o tab do Instagram cujo ícone é uma lupa); todavia, o facto de podermos seguir hashtags não só credibiliza esse tipo de elemento, como também ajuda as pequenas comunidades a sobressaírem.

A parte má desta nova funcionalidade é, talvez, aquilo que a tornou relevante para os utilizadores: a sua popularidade na rede social. Hashtags com uma grande tracção vão exigir um esforço extra do algoritmo do Instagram, que vai filtrar, da melhor maneira possível, conteúdo inadequado para o News Feed de cada um de nós.

Não obstante, e regressando ao tema das comunidades, esta nova ferramenta fará, em teoria, com que o conteúdo esteja mais segmentado. Em vez de as marcas utilizarem, por exemplo, a hashtag #flowers, poderão ser mais específicas e escreverem #yellowroses, o que fará com que as pequenas comunidades se aproximem mais de tags de nicho.

Como é que a possibilidade de seguir hashtags vai melhorar a User Experience?

Seguindo a perspectiva da rede social, esta nova funcionalidade vai fazer com que os utilizadores consumam mais conteúdo – que é o que, no fundo, qualquer rede social pretende. Expandindo os horizontes aos utilizadores, o Instagram mostra-lhe mais daquilo que a plataforma tem para oferecer.

Sabe-se também que a empresa de Mark Zuckerberg está a desenvolver uma ferramenta de “Publicações que talvez gostes”, o que adiciona valor ao conteúdo de terceiros.

A possibilidade de seguir novas hashtags abre portas aos marketers, já que agora poderão, por exemplo, redirecionar uma audiência para uma hashtag promocional.

Ainda é cedo para tecer comentários sobre esta ferramenta, mas consideramos que o consumo que conteúdo em hashtags está prestes a mudar, e isso abre uma janela de oportunidade para qualquer marca. As campanhas digitais que têm por base uma determinada hashtag poderão melhorar, na medida em que a exposição deste elemento é, agora, maior.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário