En

Contacte-nos

SEO para restaurantes: os ingredientes que faltavam na tua receita

Gestão de redes sociais | 25 Agosto 2016 | Miguel Menaia

(este artigo foi produzido pela agência brasileira Inside Digital para o blog da VAN em formato guest post. Poderão ficar a saber mais sobre o trabalho deles aqui)

“De alguns anos para cá o segmento gastronômico tem crescido muito, isso por conta de reality-shows, eventos gastronômicos culturais e a gourmetização da culinária.

Em todo o mundo existe a mesma necessidade das pessoas “comerem” e muitas delas são apaixonantes da gastronomia se espelhando em grandes cozinheiros através da internet.

Diante de tamanha ascensão do segmento, a competitividade veio junto. Uma pesquisa realizada por uma Universidade Cornell mostra que mais de 25% dos restaurantes fecham as portas nos dois primeiros anos após o início das atividades. Uma boa ferramenta para isso não ocorrer com o seu restaurante ou estabelecimento gastronômico é que tenha uma estratégia de marketing voltada para o seu segmento.

Nesse artigo separamos cinco dicas de Search Engine Optimization (SEO) para restaurantes para você aplicar no seu estabelecimento e conseguir novos clientes.

instagram-food-study-1

SEO para estabelecimentos gastronômicos

SEO  (Search Engine Optimization) são técnicas aplicadas em seu site fazendo com que o mesmo consiga boas posições orgânicas para o seu restaurante. Hoje em dia o Google está cada vez mais tendencioso com os dispositivos móveis por conta da geo-localização.  Podemos fazer estratégias favorecendo nossas estruturas físicas e consequentemente atraindo mais clientes

1 – Otimização onpage

Antes de mais nada, para começarmos a desenvolver a estratégia de SEO para o setor gastronômico e restaurantes é fundamental que o site do estabelecimento seja responsivo, que se adeque em qualquer tela, e isso é um dos fatores principais para o ranking de acordo com a sua última atualização mobile friendly. Favorecendo sites adaptados para celulares e tablets em todo o mundo o mobile vem ganhando espaço.

Após ter um site responsivo estruture o mesmo com regras onpage como:

Title – Estabeleça um título para sua página de acordo com o que oferece a seus clientes.

MetaTags – Utilize as meta descriptions corretas para o seu site fazendo com que o Google indexe-o  de forma natural.

Renomeie as imagens – A imagens de cada blog devem ser nomeadas como: img-nomedoprato fazendo com que a imagem seja ranqueada, visto que o segmento gastronômico vende uma imagem a ser aguçada pelo usuário.

Bom conteúdo – Ofereça sempre bons conteúdos para seu público, mesmo que você ache que não deva passar aquela receita do seu restaurante, passe-a de forma natural, para quando tiver um volume considerável de leads possa oferecer ebooks de como fazer tal prato passo a passo; isso aumentará sua Page Autority (PA) do Google e consequentemente suas posições aumentarão também.

2 – Escolhendo as melhores palavras-chaves

Muitas cidades ou grandes centros como Lisboa possuem restaurantes espalhados ao seu redor. Visto que a cidade é um polo turístico,  torna-se muito interessante a escolha perfeita de sua palavra-chave de conversão, fazendo com que suas aceitações sejam favoráveis, diminuindo dessa forma a taxa de rejeição para seu blog.

Imagine que você tem um restaurante que vende comida italiana. Utilizando o planejador de palavras-chave do Google e o Google Trends você conseguirá ver a intenção de busca, bem como o volume de busca de cada palavra-chave.

Sempre aconselhamos estratégias de palavras-chaves de cauda longa, onde as chances de ter melhores posições são maiores, e isso ao longo do tempo favorecerá palavras-chaves de termo amplo.

Voltando ao restaurante italiano, concorda  que o índice de competitividade para o termo “Restaurante Italiano” é muito maior do que “Restaurante Italiano para turistas”? Através dessas escolhas corretas seu blog vai começar a gerar visitas qualificadas para seu estabelecimento. Melhor ainda quando suas estratégias estão ligadas a uma estratégia de SEO LOCAL para empresas, conforme veremos a seguir.

3 – SEO LOCAL para restaurantes

Através da ferramenta Google Business  você poderá divulgar seu restaurante em uma estratégia de geo-localização para todas as pessoas que buscarem seu restaurante. Se os turistas ou nativos que tiverem a fim de comer uma comida italiana pesquisarem em seus celulares e se o site do seu estabelecimento estiver com as técnicas que estamos passamos haverá grandes chances do mesmo ter vantagens competitivas.

Após ter inscrito seu site no Google Business, crie páginas dedicadas a cada tipo de prato que oferece em seu restaurante e aponte para uma página com boas imagens e um texto agradável de ler sobre aquele prato, e isso o Google valoriza na hora de apresentar e montar a SERP.

smart-phone-addiction-technology-modern-world-jean-jullien44__700

4 – Link Building

Sendo uma das estratégias mais delicadas, a de link building requer cuidados para estabelecimentos gastronômicos .

A técnica de link building nada mais é que apontamentos para o seu site vindos de sites com autoridade no assunto. Imagine seu Restaurante Italiano em Lisboa-Portugal fazendo as compras para o preparo das massas, os fornecedores de tomate, massas, carne e tudo que tenha relação ao segmento são potenciais stakeholders para a troca de link – isso pode ser feito através de guest post, parceria etc.

Vale lembrar que um dos fatores de ranking principal do Google são as linkagens entre sites do mesmo segmento. Se o seu site é sobre comida Italiana,  jamais deve fazer troca de link com um site de mecânica, pois isso poderá acarretar ao seu site uma penalidade chamada de Black Hat, o que é punido pelo Google.

 

5 – Mensuração de resultados

Assim como toda estratégia de marketing digital a mensuração de resultados é fundamental, porque através dela terá resultados que mostrarão qual o norte que deverá tomar e em quais vertentes você poderá parar de desperdiçar seu tempo.

Analise de onde está vindo suas visitas e se for de alguma localidade específica, ofereça artigos e conteúdos pertinentes para essas pessoas. Uma  boa dica é usar o Google Adwords Express para impulsionar suas páginas de destino,  aumentando o CTR das mesmas.

Sempre a mensuração é aconselhável a cada etapa concluída, e com isso sua estratégia de SEO para restaurantes fica completa.

Esperamos que tenham gostado deste artigo e, por isso mesmo, separamos um GUIA COMPLETO de SEO para iniciantes com dicas e e-books relacionados a SEO.”

Diego Martins, Inside Digital

Save

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário