Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Será que o Mastodon irá acabar com o Twitter?

Comunicação Digital | 11 Abril 2017 | Miguel Menaia

Com apenas seis meses de existência, o Mastodon tornou-se numa das redes sociais mais badaladas do momento, tendo chegado aos órgãos de comunicação social como a alternativa perfeita ao Twitter. O facto de apresentar uma proposta parecida à da rede social do pássaro azul conferiu-lhe alguma credibilidade, mas foi o seu crescimento repentino – derivado do facto do Twitter ter alterado o seu sistema de respostas– que originou o buzz nos media.

Actualmente com cerca de 150 mil utilizadores – a maior parte deles recém-chegados à plataforma -, o Mastodon permite que se escrevam até 500 caracteres por publicação (o equivalente a três tweets), funcionando em formato open-source. Esta rede social de microblogging destaca-se, também, pelo facto de ser altamente customizável e descentralizada – na plataforma, os utilizadores podem aderir à sua própria instance, isto é, à sua própria rede social, cada uma com características específicas (mas sempre agredadas à plataforma-mãe).

Assim sendo, afigura-se possível o registo simultâneo no mastodon.social e no mastodon.cloud, por exemplo. Estas instances conseguem funcionar de forma independente e de forma conjunta, mantendo o mesmo design e funcionalidades. Portanto, não é de estranhar que o username @van123 esteja associado a várias instances. Assim que se abre uma instance, o username volta a estar disponível, sendo difícil procurar por alguém no site.

Eugen Rochko, fundador da rede social, explica-nos este mecanismo através de uma analogia com e-mails. Gmail e Outlook funcionam de forma independente, mas os utilizadores das duas plataformas podem comunicar entre si. O mesmo acontece no Mastodon.

Para além disso, ao contrário do que se passa na maioria dos feeds das redes sociais populares, o feed do Mastodon é-nos apresentado por ordem cronológica, algo aprazível na óptica do utilizador-comum, que muitas vezes se queixa da volatilidade do algoritmo. Outro ponto interessante é o alcance das publicações: no Mastodon, um toot (assim se chama um post) pode ser público ou limitado a um determinado número de pessoas; já no Twitter, ou o perfil está privado, disponível a um certo número de users, ou o perfil está público. Como tal, não é possível limitar, detalhadamente, a privacidade de tweets.

Irá o Mastodon subsistir?

Nos dias que correm, é complicado ser a Next Big Thing do mundo digital. Muitas aplicações e redes sociais que foram apelidadas nos media como “o próximo Facebook” ou “o próximo Instagram”, acabaram por fracassar, ora por não terem conseguido acompanhar a sua ascensão meteórica, ora porque as plataformas já estabelecidas incorporaram as funcionalidades que as novas traziam ao mercado. Nesse sentido, podemos dar o exemplo do Meerkat, Ello e Diaspora, três plataformas bastante promissoras que não encontraram o seu caminho digitalmente.

Embora tenha qualidades que merecem ser evidenciadas (sobretudo no que diz respeito à privacidade e à disposição de conteúdos), o certo é que interface do Mastodon não é user-friendly, sendo considerada, até, um pouco arcaica. Não obstante, o formato de open-source não satisfaz o utilizador-comum, na medida em que o utilizador-comum necessita de apps intuitivas, com as quais não tem que perder muito tempo inicialmente. E programar código está longe de ser 100% apetecível.

Ironicamente, a rede social tem o mesmo nome de um animal já extinto (embora o fundador, Eugen Rochko, saliente que se inspirou na banda de Metal homónima).
Só o tempo ditará o seu sucesso, assim como o seu modelo de negócio, que poderá – ou não – ser rentável. Por agora, o Mastodon encontra-se sem anunciantes nem investidores, pelo que a única forma de sustentabilidade é o Patreon, onde a comunidade contribui mensalmente com um fee.
Estaremos atentos para compreender se o Mastodon será bem sucedido, ou se não conseguirá mais do que estes early adopters.
Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário