Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Será que o Elementor vale a pena?

Comunicação Digital | 17 Maio 2022 | Rafael Venâncio

Estamos de volta na busca pelos melhores compositores de sites e landing pages! Neste artigo vamos fazer uma breve análise ao Elementor.

O que é o Elementor?

O Elementor é um plug-in criado em Israel em 2016, exclusivamente para WordPress, com o objetivo de facilitar a construção de websites.
Atualmente, conta com mais de 5 milhões de instalações ativas a nível mundial e encontra-se disponível em mais de 57 idiomas (inclusive português). Encontra-se entre os plug-ins de WordPress mais bem cotados na plataforma.
Na sua vasta lista de vantagens, queremos assinalar a simplicidade e as enormes capacidades de personalização que este construtor de sites oferece.
Este é categorizado com um “drag and drop builder”, noção que vamos abordar mais adiante.

Elementor

Principais características do Elementor

  • “Drag and drop”

Não necessita de vastos conhecimentos de código, pois o plug-in funciona à base de “arrastar e soltar”.
Isto significa que, num determinado segmento do site, podes facilmente selecionar caixas de texto, conteúdo media ou caixas para inclusão HTML, entre outros, e arrastá-los para onde desejares.
Esta característica confere uma grande simplicidade ao compositor, por ser muito visual e dispensar qualquer conhecimento de código ou programação.

  • Muito personalizável

As caixas que selecionas são muito personalizáveis, tanto através das opções fornecidas pelo próprio compositor como pela possibilidade de inserção de código.
Esta é uma competência que supera muitos outros compositores de “drag and drop”, que apesar da sua simplicidade, acabam por pecar ao não oferecerem a personalização muitas vezes desejada.
Além disso, a plataforma possui uma funcionalidade chamada “variáveis globais”, que permite aplicar alterações a diversos segmentos (cores e fontes) em simultâneo e em simples passos.

  • Preço

O Elementor é um plug-in gratuito de WordPress, bastante completo, mas que oferece também planos avançados pagos. A versão gratuita oferece acesso ao editor “drag and drop”, a mais de 40 widgets básicos e ainda mais de 30 templates gratuitos. No site poderás aceder a planos pagos de Cloud Website (com hosting incluído) e ainda a planos direcionados ao plugin que começam nos $49 dólares mensais.
Passa no link para descobrires mais sobre as suas vantagens.

  • Dinâmico

É um plug-in perfeito para a construção de qualquer tipo de páginas web. Desde portfólios, landing pages, websites profissionais personalizados, sites simples, etc. Isto deve-se muito ao facto do plug-in oferecer uma grande capacidade de personalização e diversos widgets complementares.
O Elementor permite também um funcionamento à base de templates, isto é, em elementos que só precisas de desenhar uma vez, podendo depois pedir ao plug-in que os aplique em diferentes secções do teu site. Isto torna-se especialmente interessante quando falamos de banners, headers, footers ou outras secções que se repitam em diferentes páginas.

  • Widgets

Por falarmos em widgets, vamos olhar para alguns dos widgets disponibilizados pela plataforma.
Começamos pelas principais opções, que oferecem maior personalização ao plug-in como o “HTML” e o “Shortcode” — resumidamente, permitem inserir código próprio no teu website. Para além destes widgets, a opção básica também disponibiliza widgets de redes sociais, soundcloud, vídeo e imagem, texto e muito mais. Se quiseres aceder a funcionalidades de eCommerce do WooCommerce (outro plug-in do WordPress) deverás adquirir a versão pro do Elementor. Esta dar-te-á acesso a widgets mais específicos, como o carrinho de compras, conta de cliente, lista de produtos, stocks e muito mais.

Veredicto final

A verdade é que somos fãs deste plug-in e achamos que o Elementor é um dos melhores substitutos à programação de base, não só pelo seu preço acessível (que inclui uma versão gratuita), como por toda a sua simplicidade e personalização oferecidas.
É a plataforma ideal para todo o tipo de utilizadores: desde as agências profissionais ao utilizador comum que pretende apenas criar um portfólio simples.
Se tiveres um site de WordPress, não te esqueças de dar uma vista de olhos e experimentar este plug-in.

Veredicto final

Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir mais sobre aquele que é um dos plug-ins mais populares do WordPress. Fica a atento ao nosso blog para descobrires mais compositores de sites em futuros artigos.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.