Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Será que o Webflow vale a pena?

Comunicação Digital, Sites & apps | 29 Março 2022 | Rafael Venâncio

Voltando aos construtores de sites, hoje olhamos para o Webflow. Conhece os nossos pontos de vista sobre a plataforma e descobre se esta vale a pena no nosso artigo!

Breve introdução

Lançado em 2013, o Webflow é uma plataforma de construção de sites que não requer a utilização de código.
O Webflow é uma aplicação SaaS (Software as a service) que permite aos designers construírem sites reativos e mobile-friendly com software de edição visual baseado no browser. A plataforma gera automaticamente HTML, CSS, e JavaScript à medida que os utilizadores vão desenhando.

Vantagens do construtor de sites do Webflow?

  • Plataforma de CMS o Webflow é uma plataforma de CMS, à base de “drag and drop”. Isto significa que está preparada para receber qualquer tipo de utilizador (desde o mais inexperiente ao mais experiente).
  • Sem código — a plataforma não requer conhecimentos de programação avançada, visto que funciona à base de templates e seleção de opções pré-definidas.
  • Funcionalidades de eCommerce a plataforma oferece funcionalidades e templates dedicados à construção de sites eCommerce.
  • Templates gratuitos além dos templates pagos, a plataforma oferece mais de 40 templates responsivos e gratuitos.
  • Personalização dos templates ao selecionares um template tens acesso a uma caixa de personalização de layout bastante completa.
  • Ferramentas complementares — podes integrar ferramentas, plugins e widgets para melhorar ou complementar o desempenho do teu website. Entras estas integrações está o Shoppify, Pixie, Common Ninja, Chatwoot e muitos mais.
  • Dicas e controlos de SEO simplificados se queres manter o teu site afinado para os motores de busca, o Webflow tem algumas ferramentas preparadas, sem exigir a instalação de plugins. Através do backoffice do site podes adicionar e editar esquemas de marcação, definir automaticamente meta-títulos e descrições usando campos nas “CMS Collections”, personalizar a indexação e os controlos do Sitemap, migrar e atualizar URLs sem complicações, criando e publicando rapidamente redirecionamentos 301, além da edição simples de ALT tags.
  • Criação de sites responsivos — personaliza o teu site para os diferentes tipos de dispositivos e pré-visualiza imediatamente os resultados.
  • Tutoriais e artigos — acede ao blog do Webflow e descobre artigos e tutoriais sobre a criação de sites e outros campos do marketing digital.
  • Entrada gratuita — a plataforma disponibiliza uma versão gratuita com acesso à grande maioria das funcionalidades, a escolha acertada para utilizadores inexperientes e sem necessidades muito complexas.

Desvantagens do construtor de sites do Webflow?

  • Não é super intuitivo — apesar de ser bastante completa, a plataforma não é tão intuitiva como outras plataformas de CMS. O processo de adaptação pode ser mais moroso, com uma curva de aprendizagem maior.
  • Pouca oferta de ferramentas complementares — não existe um marketplace muito vasto de aplicações ou plugins para complementar e melhorar o funcionamento do site. Apesar de não conseguir concorrer diretamente com plataformas como o WordPress, ainda supera muitas outras plataformas concorrentes.
  • Não permite personalizar com código apesar de ser um ponto positivo para muitos dos utilizadores, outros tantos pretendem ter uma experiência mais personalizada a dado momento, que muitas vezes só pode ser atingida através da escrita ou edição de código.
  • Preços pouco acessíveis — apesar de disponibilizar um plano gratuito (limitado), os planos praticados pela plataforma são relativamente elevados, variando entre $12 a $212 por mês.
  • Falta de apoio — o Webflow não oferece suporte telefónico ou live chat, ferramentas fulcrais que ajudam a resolver problemas em tempo “quase” real.

Como veredicto final damos ao Webflow um “good to go”! A plataforma está preparada para receber todo o tipo de utilizadores, dos mais experientes aos amadores, oferecendo uma gama interessante de ferramentas e opções de personalização.

Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a descobrir alguns dos prós e contras do Webflow.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.