Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Spotify: de user data aborrecida a content marketing criativo

Comunicação Digital | 5 Dezembro 2017 | Miguel Menaia

Ser criativo e inovador no mundo digital é uma tarefa árdua. Com a quantidade de informação presente na internet, e com a quantidade de conteúdo que é produzido ao segundo, sobressair não é só um desafio – é uma necessidade. Por isso mesmo, podemos considerar que o Spotify é um excelente exemplo de como pode fazer content marketing com os dados mais inusitados.

No ano passado, a plataforma de streaming de música desenvolveu uma campanha chamada “Thanks 2016, it’s been weird“, onde examinou os dados de pesquisa dos utilizadores e os aplicou na construção de anúncios. Este ano, e repetindo o mesmo conceito (mas dando-lhe um twist interessante), a aplicação construiu uma campanha altamente customizada com as previsões para 2018 com base naquilo que a maioria dos utilizadores ouviu em 2017.

A plataforma sueca contou com a colaboração de mais de 70 artistas para esta campanha, entre os quais se destacam Ed Sheeran, Sam Smith, Kendrick Lamar e Camila Cabello. E ao que conseguimos apurar, foi incluído em 18 diferentes países.

 

Os anúncios são físicos, é certo, mas afiguram-se como um complemento interessante ao que é apresentado online. Sobretudo, por manterem um tom descontraído e bem humorado.

A estratégia do Spotify ensina-nos como utilizar a User Data de uma forma criativa. Embora os dados sejam bastante úteis e já utilizados para construir uma estratégia de redes sociais, o facto de serem utilizados desta forma torna a marca inovadora. É que, para além desta campanha, a app desenvolveu também o My 2017 Wrapped, uma espécie de quizz (e de playlists) com as nossas principais escolhas musicais do ano – algo que, como podem calcular, está a ser um sucesso no Facebook.

Encontrar uma alternativa para criar engagement com os utilizadores revela-se, por isso, importante.

 

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário