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TikTok Ads Portugal: os ads chegaram!

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 21 Setembro 2021 | Rafael Venâncio

Os TikTok ads chegaram finalmente ao TikTok for Business em Portugal! No artigo de hoje vamos dar-te alguns insights sobre esta ferramenta.

Introdução

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas do momento e, apesar da controvérsia que vai gerando, é uma das redes com maior crescimento a nível mundial.
Só em Portugal, excluindo as contas de utilizadores com menos de 18 anos, o número de utilizadores anda à volta dos 3 milhões, um número muito próximo do Instagram.
Não há como negar. O TikTok é uma rede em ascensão, com um formato intrigante que todas as plataformas quiseram de alguma forma replicar.
No artigo de hoje trazemos uma novidade (pelo menos para nós): os anúncios de TikTok!

TikTok for Business: Ads em Portugal

É verdade, não é novidade teres assistido a alguns anúncios de marcas em Portugal, mas essa funcionalidade encontrava-se muito restrita. Agora, já se encontra disponível no TikTok for Business: os verdadeiros TikToks Ads chegaram a Portugal!
Se bem que a mensagem do TikTok passa pelo foco no conteúdo e não em anúncios, esta notícia oferece uma excelente ferramenta para as marcas explorarem uma nova e abrangente audiência.
Hoje, vamos apenas fazer uma introdução aos TikTok Ads e mostrar-te como funciona o campaign manager.

Para começar, precisas de fazer o registo inicial, em que precisas de preencher os dados da conta.

Preencher dados da conta

Após teres preenchido todos os dados e a conta ser aprovada, estás in!
Agora, tens de decidir que modo de campaign manager se adequa mais a ti. Para simplificar este artigo, hoje vamos mostrar a opção simplificada.

Seleciona modo de campaign manager

À semelhança das restantes plataformas de anúncios, na versão simplificada das campanhas vais ter de começar por selecionar o objetivo e dar um nome à tua campanha.
Nota: Como podes ver no canto superior direito, a qualquer momento podes mudar para o modo customizado (mas isso fica para outro artigo).

Seleciona o objetivo da tua campanha

Depois vais ter de preencher os dados da tua campanha!

Preenche os dados da tua campanha

Neste caso, como optámos por uma campanha de conversões, vais ter de inserir um pixel.
Como podes ver, ali tens uma zona para criares um pixel do TikTok e este terá de ser criado através do tab “Assets” do TikTok.

Cria um pixel

À semelhança dos pixels noutras plataformas, vais ter de o gerar na plataforma e depois inserir no cabeçalho do teu site ou utilizar 3rd party tools. Este vai ter a importante missão de ajudar a construir uma audiência mais afunilada e específica. Assim como fazer a monitorização de todo o tráfego e outros dados relevantes.

Insere o pixel no teu site

Em “Placement & Targeting” vais definir quem, onde e em que dispositivo podem ser vistos os teus ads.

Seleciona as definições da tua campanha

Dependendo das tuas opções, podes ver como a dimensão da tua audiência vai variando.

Variações de audiência

De seguida, vais ter de definir o orçamento e otimizar as licitações.
Nota: O mínimo diário (orçamento) é de 20 euros.

Define o orçamento

Para terminar, vais ter de inserir as criatividades, copy, links relevantes, e ainda submeter a tua campanha para aprovação.

Submete a tua campanha

Para criares, editares ou acompanhares as tuas campanhas basta ir ao tab “Campaigns”.
Aqui poderás ver as todas as tuas campanhas, criar novas e analisar a prestação das mesmas.

Editar campanha

Esperamos que o nosso artigo introdutório aos Ads de TikTok te tenha ajudado a compreender, um pouco, como funciona o campaign manager da nossa plataforma de short-videos favorita.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
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