ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
Hoje vamos fazer uma viagem ao passado para comparar o top de pesquisas da Google entre o distante ano de 2001 e o conturbado 2020.
Criada em 1998, a Google trouxe ao mundo uma das mais importantes ferramentas da atualidade – os motores de busca.
E a quem é que temos de dar graças? A Larry Page e Sergey Brin, que enquanto estudantes universitários em Standford se iniciaram na missão de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.
A Google processa agora, em média, mais de 40.000 pesquisas por segundo, o que se traduz em mais de 3,5 mil milhões de pesquisas por dia e 1,2 triliões de pesquisas por ano em todo o mundo.
No ano em que foi criada, a Google estava a responder a dez mil consultas de pesquisa por dia. Um ano após ter sido lançado, o motor de pesquisa já respondia a 3,5 milhões de consultas numa base diária.
Vejamos, então, como evoluíram as pesquisas neste motor de busca ao longo das últimas duas décadas. O que queriam as pessoas descobrir no agora distante ano de 2001? Quais eram as tendências e novidades? E em 2020? Que novidades trouxe a pandemia?
Decidimos começar por este tópico devido aos filmes que inundaram o top de pesquisas em 2001 e marcaram gerações futuras, assim como os filmes que deixaram a sua marca em 2020 — ano tão conturbado para a sétima arte, com o fecho prolongado dos cinemas, o exponencial crescimento dos serviços de streaming, o cancelamento ou adiamento de várias estreias e gravações.
Como tal, seria impossível não começarmos pelo filme mais pesquisado em 2001: Harry Potter! É verdade, 2001 foi o ano de estreia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, um dos filmes que marcou — e continua a marcar — a infância e adolescência de muitos.
Como se o Harry Potter não fosse suficiente, 2001 foi ainda marcado pelas estreias de Lord of the Rings, Tomb Raider, Shrek e Fast and Furious.
Olhando para 2020, registou-se então um abrandamento na indústria cinematográfica, causado pela pandemia que ainda hoje vivemos.
No entanto, é interessante analisar os filmes que atingiram o topo das pesquisas, começando pelo Black Panther, lançado em 2018 mas que obteve um pico de pesquisas muito devido ao infeliz falecimento do ator principal, Chadwick Boseman.
Regressando ao top de pesquisas, no primeiro lugar podemos encontrar o filme Parasitas (“Parasite”), lançado em 2019. Um Thriller/Comédia de origem sul-coreana que funciona como uma crítica à ascensão social.
2001 | 2020 |
1 – Harry Potter | 1 – Parasite |
2 – Lord of the Rings | 2 – 1917 |
3 – Final Fantasy | 3 – Black Panther |
4 – Tomb Raider | 4 – 365 Dni |
5 – Shrek | 5 – Contagion |
6 – Pearl Harbor | 6 – Tenet |
7 – Moulin Rouge | 7 – Enola Holmes |
8 – Planet of the Apes | 8 – Harley Quinn: Birds of Prey |
9 – American Pie 2 | 9 – Mulan |
10 – The Fast and the Furious | 10 – Jojo Rabbit |
Passando agora a produtos e novas tecnologias, vamos focar-nos nas novidades que marcaram 2001, conquistando o top de pesquisas da Google!
Já se passaram 20 anos desde 2001, e torna-se estranho pôr uma data em alguns dos produtos que marcaram a nossa geração. Hoje em dia, as tecnologias estão de tal forma avançadas e as inovações sucedem-se a tal ritmo que nos esquecemos de que a Internet e os telemóveis estão nas nossas vidas há menos de 30 anos.
Tendo isto em mente, vamos ver quem dominou a lista de “Novos produtos” em 2001!
É curioso ver que, ao olhar para esta lista, uma enorme curiosidade pelos dispositivos móveis (com a Nokia a dominar este tópico) e pelas novas consolas de jogos. Além disso, podemos ver que o Windows XP e o Internet Explorer marcaram presença e representaram o crescente interesse pela Internet e pelos computadores — é bom relembrar que o Windows XP representou uma grande evolução face ao seu predecessor, o Windows 98.
No que toca ao retalho, em 2001 começavam a ser muito pesquisadas empresas como a Amazon (relacionada com as origens do eCommerce) e o IKEA (uma das principais cadeias de mobiliário e artigos de casa de hoje em dia).
2020, como todos sabemos, foi um ano de choque, adaptação e transformação para todos nós.
E, muito devido aos sucessivos confinamentos e medidas preventivas que tivemos de adotar, o digital passou a ser uma solução para uma grande fatia da população mundial.
Começando por olhar para as notícias, não será estranho ver que o tópico “COVID” foi um dos mais dominantes mas, para além disso, conseguimos identificar a presença de ferramentas de comunicação remota, como o Google Classroom (solução para muitas escolas manterem o ensino operacional) e o Zoom (um dos principais meios de comunicação e trabalho remoto utilizado pelas empresas).
Olhando agora para concertos, é extraordinário ver a forma rápida como muitos artistas se adaptaram e moveram para o digital e descobriram novas formas de continuarem a partilhar a sua arte. O volume de pesquisas só comprova o interesse das pessoas.
E por Portugal, o que se pesquisou em 2020? Pois bem, a tendência digital foi também muito acentuada.
No que toca a pesquisas gerais, os temas relacionados com saúde, ferramentas digitais e virtuais, e até mesmo as eleições dos EUA, foram os tópicos de destaque.
No que toca à pesquisa “Como…”, é muito curioso analisá-la, pois vemos uma tendência claramente “artesanal”, certamente derivada das novas necessidades e medidas de segurança, nomeadamente os períodos alargados de confinamento, tais como a confeção de pão e a criação de máscaras “caseiras”. Além disso, regista-se também a presença de uma questão de grande relevância para muitas organizações e muitos portugueses: “Como funciona o layoff?”.
Esperamos que tenhas gostado desta breve viagem ao passado, através da cápsula “top pesquisas da Google”, onde não só se verifica uma clara diferença geracional como o reflexo de situações e acontecimentos específicos dos períodos em análise.
Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.