En

Contacte-nos

Um guia fácil para o IGTV

Gestão de redes sociais | 3 Agosto 2018 | Jesse Viana

Lançado há um par de meses, o IGTV foi pensado para conteúdos de vídeo com longa duração (como, por exemplo, episódios e mini-documentários). Criadores de conteúdo de todo o mundo, rejoice! E, apesar de não constituir ameaça ao YouTube, está alinhado com as tendências e necessidades do panorama de vídeo digital. Não é como se já não passássemos a vida no Instagram…
Os vídeos podem ter um mínimo de 15 segundos e um máximo de 10 minutos a uma hora, para canais maiores. Aponta-se para que, eventualmente, o limite de tempo seja abolido. O formato é vertical, como nas stories, para que vá de encontro com a utilização normal do telefone, em full-screen – suporta 4K e é em 16:9.

Como funciona?

É simples. Basta abrir a aplicação e aceder aos canais, clicando no ícone da IGTV, no canto superior direito do ecrã, quer seja no perfil de alguém, quer seja no feed. Como numa qualquer TV, os vídeos começam automaticamente. Caso queiras mudar de vídeo, basta fazer swipe, o mesmo se aplicando para mudar de categoria (sendo que, neste caso, é só fazer swipe up).
Há uma search bar para o caso de quereres fazer pesquisas, e quem está a ver também pode comentar em simultâneo.

Uploading

Podes carregar conteúdos tanto em mobile como em desktop. No primeiro caso, são estes os passos:
Clicar no botão que está no lado direito do ecrã, no teu perfil, e clicar no sinal “+” que te aparece. Depois disto, seleccionas o vídeo que pretendes colocar e irá aparecer uma preview do mesmo, é só clicar em seguinte e depois editar a chover, adicionar o título e a descrição. Se quiseres que vá para o Facebook também é possível, se não é apenas carregar no publicar e já está. Neste formato, as dimensões vão ser de 1080 x 1680.

Em desktop, segue o caminho Instagram.com/tv/upload e, de seguida, carrega no botão “+” que te aparece à esquerda, adiciona uma cover, o título e a descrição (links também funcionam aqui) e fazer a partilha – quer no Facebook, também, quer apenas no IGTV.

Para que serve?

Os influencers utilizam-no para que mostrar um pouco mais da sua vida, como por exemplo vídeos a cozinhar, ou no ginásio, ou da maquilhagem, ou ainda da sua rotina. Uma espécie de Vlog.
Já as ditas celebridades, como por exemplo músicos, aproveitam esta nova ferramenta para partilhar conteúdos exclusivos, bastidores, making-of, esse tipo de coisa.
No caso das marcas, dá para reutilizar ou para dar um novo uso a conteúdos já lançados. No caso da Gucci, por exemplo, aproveitam para re-apresentar campanhas e desfiles passados.

O melhor nisto tudo? Ainda não há anúncios.
Agora, é só explorar. Quem sabe não te tornas o próximo “It Vlog”?

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário