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Vinted: eCommerce em segunda-mão

Comunicação Digital, Gestão de redes sociais | 16 Julho 2021 | Rafael Venâncio

Vinted, a plataforma de reComerce que está por todo o lado. Descobre tudo sobre esta plataforma de vendas online no nosso artigo!

Dados do eCommerce em Portugal

Num país habituado a estar sempre um “bocado” atrasado na inovação, Portugal tem vindo a ceder, aos poucos e poucos, aos encantos do digital.
Nos últimos anos temos visto um crescimento exponencial de ferramentas digitais e plataformas eCommerce, tais como o OLX, MB Way, Marketplace, Dott e ainda, potenciado pelos tempos de incerteza criados pela pandemia, as lojas online das nossas superfícies comerciais de eleição (as cadeias alimentares, como o Continente e Pingo Doce; e as lojas de vestuário e equipamento desportivo, como a H&M e a Sport Zone). Não esquecendo, claro, o “aparecimento” e crescimento das empresas de delivery, como a Uber Eats, Bolt Food e Glovo.
Nos dias que correm, Portugal já não está assim tão atrasado quando comparado com o resto do mundo. Na verdade, o que se está a experienciar em Portugal é um crescimento inédito ao nível do comércio digital.
Dados da SIBS, revelaram o eCommerce “representa já 18% do total de compras eletrónicas, valor que praticamente duplicou face ao período pré-pandemia”. E ainda que entre Janeiro e Fevereiro deste ano o comércio digital registou um crescimento de 46% face ao período homólogo do ano passado.
Se os dados acima, por si só, já não fossem suficientes para mostrar a tendência digital que é vivida em Portugal, os setores do Entretenimento, Cultura e Subscrições, Comércio Alimentar e Retalho, Restauração, Food Delivery e Take Away representaram 46% do total de compras no comércio digital, face aos 52% registados no primeiro confinamento.
Dados como estes, abrem portas a mais investimentos e inovação digital!

O que é a Vinted?

E, passando à estrela do reCommerce, vamos mergulhar no Vinted.
Criada em 2008 por Milda Mitkute e Justas Janauskas, na Lituânia, a Vinted é um mercado/comunidade online que permite aos seus utilizadores vender, comprar e trocar itens novos ou em segunda mão.
Começou como um site protótipo que pretendia oferecer às mulheres Lituanas uma plataforma onde pudessem trocar a roupa que já não queriam utilizar. Acelerando até aos dias de hoje, a plataforma de reCommerce já se encontra presente em 15 países, incluindo Portugal, e conta com uma comunidade de mais de 45 milhões de utilizadores.
No que toca a ferramentas eCommerce da plataforma, esta tem uma “carteira” Vinted onde acumularás o saldo das tuas vendas concluídas através da plataforma. Além disso, poderás dar um boost aos teus artigos vendidos, pela módica quantia de 1,15 euros, para promover durante 3 dias, ou 1,95 euros, para promover durante 7 dias. Este boost vai posicionar o teu produto numa secção de destaque.
Para levantares o saldo das tuas vendas tens de ter em conta as seguintes coisas:

  • O montante mínimo de pagamento é de $0,1;
  • Apenas os ganhos de encomendas concluídas podem ser levantados;
  • Só são permitidos pagamentos para uma conta bancária;
  • O saldo fica disponível na tua conta ao fim de 5 dias úteis.

Olhando para os métodos de pagamento, a plataforma aceita: Visa, MasterCard, American Express, JCB, Discover e Diners Club. São também aceites cartões pré-pagos (PCS) e e-cards (não reembolsáveis).
Passando a taxas, a Vinted não retira comissões sobre o valor de vendas dos produtos. No entanto, tem uma taxa para os compradores: a taxa de “Proteção do comprador”. Esta oferece o reembolso de produtos não enviados, opções de pagamento seguro através da plataforma e ainda suporte técnico pelo valor extra (obrigatório) de um 1 euro.
Para terminar, a parte mais importante: a entrega! Como funciona este processo? Pois bem, o vendedor tem a opção de enviar a encomenda, podendo definir o valor de envio que quiser e achar mais justo, ou poderá deixar num ponto de recolha. Os valores de envio ficam sempre ao encargo do comprador.

Como vender na Vinted?

Agora que já dominámos a teoria do Vinted, vamos mostrar-te e explicar-te como podes começar a vender, de forma gratuita, os teus produtos na plataforma.

Passo Prévio: Antes de mais, vais ter de criar uma conta e preencher os teus dados.

1º Passo: Para começar, vais ter de clicar em “Vender” (representado pelo ícone “+”, na barra inferior da plataforma).

2º Passo: De seguida, vais ter de preencher as informações do teu produto:

  • Carregar Fotos – Adiciona até 20 fotografias do teu produto.
  • Adiciona um título e uma descrição do teu produto – Descreve o teu produto sucintamente. Oferece detalhes de utilização, tamanho, experiência de utilização (deixa a tua criatividade fluir).
  • Categorias – Seleciona a categoria em que se enquadra o teu produto. Nota: Esta secção ainda se encontra bastante limitada, pelo que poderás não encontrar a categoria que procuras. No entanto, a plataforma oferece sugestões que podem ser úteis… em alguns casos.
  • Marca – Identifica a marca do teu produto.
  • Estado – Indica o estado em que se encontra o teu produto.
  • Preço – Define um preço justo para o teu produto. A plataforma oferece-te sugestões com base noutros produtos à venda na plataforma da mesma marca.
  • Tamanho da encomenda – Escolhe o tamanho da tua encomenda para se processar a logística de envio. Nota: se quiseres podes ficar 100% encarregue do processo de envio.

3º Passo: Para terminar, clica em adicionar produto e este será lançado no mercado.

Como vender na Vinted?

Bónus: Aproveitando as ferramentas de impulsionamento da plataforma, poderás destacar os teus produtos!

1º Passo: Para começar, vai ao teu perfil, seleciona um dos produtos ativos e clica em destacar!

2º Passo: Em seguida, seleciona o período que pretendes promover o teu anúncio e envia para revisão. Quando a revisão estiver concluída, receberás uma notificação e poderás acompanhar as interações com o teu anúncio através do teu perfil.

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber um pouco mais sobre a nova plataforma viral, Vinted.

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