En

Contacte-nos

Web Summit 2017 resumido em 10 fotografias

Comunicação Digital | 10 Novembro 2017 | Miguel Menaia

Embora já tenhamos feito aqui um report do que foi a nossa experiência no Web Summit, nunca é demais relembrar os melhores momentos deste conceituado evento de tecnologia e empreendorismo. Pela segunda vez em Portugal, a cimeira contou este ano com 59,115 visitantes de 170 países ao longo de quatro dias, segundo dados da organização. Destes 59 mil, estavam presentes 1,400 investidores, 1,200 oradores e quase 3,000 publishers (entre os quais estão blogs e órgãos de comunicação social), já para não mencionar as 2,100 start ups que passaram pelo Parque das Nações entre os dias 6 e 9 de Novembro.

Cerca de 35.000 speakers preencheram os diversos palcos disponíveis. e a organização divulgou que, durante o evento, foram consumidos 45 terabytes de dados – um número que tem tanto de impressionante como de

VAN esteve no Web Summit enquanto Accredited Publisher. Para além da cobertura da cimeira no blog e no Instagram, conseguiu, até, falar com Rand Fishkin, o fundador da Moz (conceituada empresa de SEO).

Aqui ficam as dez melhores fotografias captadas pela lente de André Nobre  e, também, pelo próprio Web Summit (que disponibilizou as fotografias no seu flickr oficial).

1. António Costa e Fernando Medina inauguram a cimeira

O primeiro-ministro de Portugal e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa foram, a par de Stephen Hawking, Paddy Cosgrave e António Guterres, os protagonistas da noite de abertura do Web Summit. Em todos os discursos, reforçou-se o carácter histórico e cultural do nosso país, como barómetro para um viagem de descoberta de novas oportunidades e de novas relações.

2. Stephen Hawking discursa sobre o futuro da Inteligência Artifical (AI)

 

O famoso cientista foi o convidado surpresa do Web Summit, e destacou que, nos próximos 10 anos, a inteligência artificial pode ultrapassar a capacidade da inteligência humana, defendendo que será necessário criar regulamentação que nos prepare para um futuro onde a coexistência entre humanos e AI seja uma realidade e possa contribuir para um bem comum.

3. Realidade Virtual: o futuro é agora

Devido ao facto de ser uma tecnologia em expansão, o VR foi um dos pontos altos do evento. Bastantes stands que estiveram presentes na FIL utilizaram esta nova tecnologia, a qual os visitantes reagiram com curiosidade.

4. Sophia The Robot foi o centro das atenções

“Não estamos aqui para destruir ninguém, mas iremos ficar com os vossos trabalhos”: é desta forma um tanto ou quanto assustadora que Sophia, The Robot, começou a sua palestra nesta segunda edição do WebSummit. A primeira robot do mundo a conseguir o estatuto de cidadã, na Arábia Saudita, conversou com Einstein The Robot e o cientista Ben Goertzel, da Hanson Robotics, sobre o futuro da Inteligência Artificial.

5. O futuro do SEO segundo o Wizard of Moz

Para além de ter sido entrevistado pela VAN, Rand Fishkin, um dos principais influencers no que diz respeito ao SEO para websites, deu duas interessantes talks sobre o tema.

6. O verdadeiro networking faz-se no Night Summit

Este é um jargão muito repetido por quem está no evento e, apesar de ser dito em tom de brincadeira, acaba mesmo por ser verdade. Os Pub Crawls, o Sunset e o Night Summit são eventos icónicos que acontecem após o término da cimeira tecnológica.

As ruas de Lisboa encheram-se de vida e de cultura para empreeendedores, investidores e demais pessoas ligadas à área estreitarem ligações.

7. Posts, posts e mais posts

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais também estiveram em destaque nesta edição do Web Summit, pelo que os smartphones andaram sempre em riste.

Milhares de fotografias foram partilhadas no Facebook e no Instagram, e bastantes pessoas tweetaram o evento em directo.

8. Lifeina foi o vencedor do Final PITCH de 2017

50 mil euros de investidores e visibilidade mediática: estes terão sido, provavelmente, os maiores prémios ganhos pela Lifeina, a start up francesa que faz o transporte e armazenamento de medicação. O concurso de Pitchs foi uma constante ao longo dos três dias do evento.

9. Casa cheia para um Al Gore preocupado com as alterações climáticas

Uma das últimas talks deste Web Summit (e também uma das mais mediáticas) foi dada por Al Gore, que combate activamente contra o aquecimento global. O ex-Vice Presidente Norte-Americano abordou a questão da tecnologia enquanto ferramenta para melhorar o mundo, e foi recebido entre aplausos pelos visitantes da Altice Arena.

10. A cerimónia só acaba quando Marcelo chegar: a política e o Web Summit andaram de mãos dadas

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fez o discurso final deste Web Summit junto de Paddy Cosgrave, a mente por detrás da cimeira.

Salientamos que a política foi bastante abordada nestes 4 dias, não só devido à potencialidade de Lisboa para investimento estrangeiro, mas também devido ao facto de Donald Trump ter cumprido um ano de mandato (e de existir a teoria de que o político foi eleito por anúncios de Facebook fabricados pelos Russos).

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Partilhar:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário