Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

WordPress vs Wix: a batalha do CMS

Comunicação Digital | 16 Julho 2021 | Rafael Venâncio

Se estavas à procura da resposta à pergunta: “WordPress vs Wix”, este artigo vai ajudar-te! Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo.

Breve (re)introdução ao CMS

Como já mencionámos em artigos anteriores (se estavas atento), um CMS, Content Management System, é uma aplicação de software criada para simplificar a vida de quem não domina código (HTML, CSS, entre outros)!
Em vez de seres obrigado a construir e programar código de raíz, as plataformas de CMS dão-te acesso a uma interface simplificada que te permite saltar uns quantos “passos de programação”.
Mas mais do que isso — as plataformas de CMS permitem-te ainda personalizar o design e as funcionalidades de um site descarregando ou comprando modelos e extensões, em vez de, uma vez mais, os programar.
Resumindo e concluíndo, as plataformas de CMS substituem o código por “caixas de conteúdo” e outras opções de personalização por meio de sistemas mais acessíveis para a maioria dos utilizadores.

WordPress vs Wix: Breve (re)introdução ao CMS

“Especificações” do WordPress

Comecemos pelo rei das plataformas de CMS: o WordPress!
Esta plataforma de CMS tem uma quota de “internet” de 35%, muito devido à sua simplicidade, flexibilidade e personalização.
Quer sejas um curioso a explorar o mundo dos blogs ou um profissional a tentar criar um site para a tua empresa, o WordPress tem uma solução para ti.
Muito importante, existem dois serviços WordPress diferentes que preenchem necessidades distintas: WordPress.org vs WordPress.com. O “org” é conhecido como o verdadeiro WordPress e é de código aberto e 100% gratuito para qualquer pessoa utilizar. Tudo o que precisas é de um domínio e alojamento — e é aqui que tens mais flexibilidade para adaptar este “motor” ao website que idealizaste. Já o “com”, criado pelo co-fundador do WordPress, tem uma oferta muito mais limitada em comparação com a plataforma-irmã, e dedica-se mais ao alojamento de blogs ou pequenos sites.

"Especificações" do WordPress

“Especificações” do WIX

Fundado em 2006, o Wix é uma solução beginner-friendly que já conta com mais de 160 milhões de utilizadores.
No que toca à sua oferta, esta plataforma de CMS tem serviços disponíveis para uso pessoal e business, sendo que a grande diferença para o WordPress está nos seus planos de adesão, que incluem o domínio e alojamento gratuitos.
No entanto, em termos de funcionalidades, é consideravelmente mais limitado, em áreas como as “as caixas de conteúdos” e opções de edição, estando longe de conseguir concorrer diretamente com o WordPress.
Não deixa de ser uma plataforma válida para determinados projetos, mas se procuras maior liberdade e profissionalismo, o WordPress poderá mesmo ser a opção a ter em conta.

"Especificações" do WIX

WordPress vs Wix: qual das plataformas escolher?

Existe uma plataforma certa para criar um site? Sim e não! Vai tudo depender dos teus objetivos e exigências.
Por exemplo, se procuras algo mais personalizável, de código aberto e com um acompanhamento constante, talvez o WordPress seja aquilo que procuras. Além disso, uma das grandes valências do WordPress é a grande oferta de plugins, frequentemente atualizados e capazes de satisfazer todas as necessidades.
Já o Wix é a resposta ideal para quem procura algo simples e pouco complexo. “Peca” por ser menos personalizável quando comparado com o WordPress, mas ganha por ser mais fácil de manusear para utilizadores menos experientes. Com menos ferramentas, é capaz de oferecer soluções igualmente profissionais.
Por isso, tudo vai depender de quem vai criar o site, para quem vai ser criado o site* e com que objetivos vai ser criado.
Pessoalmente, das duas opções em cima da mesa, nós preferimos desenvolver sites em WordPress por toda a personalização possível e pelo conjunto de ferramentas existente.
*Nota: além de quem cria o site, é muito importante perceber a quem vai ser passado o site. Os clientes, que provavelmente terão de gerir o back-office no futuro, são muitas vezes inexperientes e não conseguirão lidar com interfaces mais complexas. É até importante, sempre que o projecto o permita, adaptar o próprio back-office, facilitando a navegação e gestão independente por parte do cliente.

WordPress vs Wix: qual das plataformas escolher?

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a compreender as diferentes opções de CMS e perceber qual das opções, WordPress vs Wix, é mais viável para ti.

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.