Provavelmente já pensaste em instalar o Google Analytics no teu site, mas parece ser demasiado complexo. Os tutoriais na internet falam de vários termos técnicos, como cookies, tags e HTML, que deixam qualquer um assustado, mas na realidade é bastante simples e hoje vamos ensinar-te como.
O que é o google analytics?
Antes de darmos o salto para “tutorial” temos de perceber o que é afinal o Google Analytics. Esta ferramenta da Google extrai dados do nosso website e aplicações, sendo super útil para criar relatórios e análises, assim como definir estratégias. Este é usado tanto para avaliar o desempenho do nosso website e das nossas campanhas de marketing, como para compreender o comportamento dos utilizadores no nosso website.
“E como funciona?”, perguntas tu. O Google Analytics funciona através de um código colocado no teu website. Este poderá ser simplesmente uma Tag ou um pequeno código HTML que adicionas nas páginas do teu site. Este código é ativado sempre que alguém acede ao site, permitindo que o Google, através de cookies, recolha informações importantes sobre os utilizadores e o seu comportamento no site, ajudando a compreender melhor os visitantes e desta forma obtermos dados importantes que nos ajudam a melhorar o nosso site e negócio.
Estes dados são recolhidos através de cookies (como mencionado acima), pedidos HTML do navegador do utilizador e também através de recolha de dados do sistema do utilizador.
Estas fontes permitem aceder a dados como:
- Localização geográfica do utilizador;
- Idioma utilizado para visualizar o site;
- Páginas visitadas;
- Comportamento no website como, por exemplo, o tempo que o utilizador navegou no website ou numa página específica;
- Dispositivo e navegador do utilizador.
Por que usar o google analytics?
Introduções feitas, é hora de percebermos um pouco mais a importância do Analytics. Vamos ver alguns dos principais motivos abaixo!
1 – Podes ver como as pessoas encontram o teu website.
Com o Google Analytics, é possível identificar as fontes de tráfego, como motores de busca, redes sociais ou campanhas publicitárias.
2 – Monitoriza o que os utilizadores fazem no teu website.
A ferramenta permite analisar o comportamento dos utilizadores, incluindo as páginas que visitam, quanto tempo permanecem e as ações que realizam.
3 – Obtém dados sobre quem visita o teu website e como o fazem.
Descobre informações como localização, idioma, dispositivo utilizado e outros detalhes demográficos dos teus utilizadores e clientes.
4 – Identifica as páginas mais populares no teu website.
Vê quais são as páginas que geram mais interesse, têm maior tráfego e engagement.
5 – Ajuda a acompanhar conversões.
Monitoriza objetivos importantes, como compras ou submissão de formulários, para avaliar o sucesso das tuas estratégias.
6 – É grátis.
Se os pontos anteriores ainda não foram suficientes para te aliciar, o Google Analytics é uma ferramenta poderosa e acessível a todos, sem qualquer custo, tornando-se ideal para empresas de qualquer dimensão.
Estas funcionalidades e características tornam o Google Analytics uma ferramenta bastante poderosa e versátil que nos ajuda a tomar decisões nos nossos websites e negócios.
Como instalar:
Agora que já sabes o que é o Google Analytics e como funciona, vamos passar à parte que realmente importa: o (prometido) tutorial!
Fazer o Set Up do Google Analytics para ligar com um website é bastante simples e poderá ser feito de 2 maneiras diferentes. Este pode ser instalado na maioria dos websites independentemente da plataforma utilizada para a criação do mesmo.
Para o set up do Analytics temos 4 passos:
1 – Criação de conta Google Analytics;
2 – Criação de uma propriedade;
3 – Criação de um fluxo de dados;
4 – Ligar o website ao Google Analytics.
Criação de Conta Google Analytics
Em primeiro lugar, para utilizar o Google Analytics vais ter de criar uma conta.
Quando crias uma conta no Google Analytics, vai ser necessário dar um nome à conta. Este nome fica ao teu critério, mas aconselhamos dar o nome da empresa ou do website de onde vão ser rastreados os dados. Para o nosso tutorial iremos usar o nome “Website”.
Em seguida, temos as definições de partilha de dados com a Google, onde vamos definir quais os dados que queremos partilhar com a Google. Podemos manter todas atividades ou desativá-las, mas aconselhamos a deixar com o set up inicial.
Criar uma propriedade no Google Analytics 4
Para adicionar uma propriedade a uma conta do Google Analytics, é necessário ter o papel de Editor. Se foste tu a criar a conta, já tens automaticamente este papel.
Caso estejas a criar uma conta Google Analytics, vais ser direcionado para a criação de propriedade depois de criares a conta.
Passos para Criar uma Propriedade:
Aceder à Administração
- Se estás a continuar a partir da criação de uma conta Analytics, avança para o passo 2. Caso contrário, acede a Administração e clica em Criar e, em seguida, seleciona Propriedade.
Definir os Detalhes da Propriedade
- Insere o nome da propriedade (ex.: “Website da Minha Empresa”).
- Escolhe o fuso horário (importante para relatórios) e a moeda. Esta função é fundamental para termos uma noção dos horários de maior fluxo e conversões do nosso site para podermos, futuramente, otimizar as nossas campanhas de marketing.
Selecionar Categoria de Indústria e Tamanho do Negócio
- Aqui vais encontrar várias indústrias. Escolhe a que mais se adequa ao teu negócio, uma vez que estas categorias acabam por ser muito abrangentes.
Definir o Objetivo de Utilização do Google Analytics
- Nesta fase vais encontrar 5 opções: Leads, Vendas, Tráfego, Retenção e interação do utilizador e Outro.
- O Analytics personalizará os relatórios padrão com base nos objetivos de negócio.

Criar a Propriedade
- Clica em Criar, aceita os Termos de Serviço do Analytics. Agora, falta adicionar um stream de dados.
Criar um stream de dados
Quando crias uma propriedade és automaticamente redirecionado para a página de configuração de Stream de dados. Caso precises de criar um Stream mais tarde, podes fazê-lo acedendo à secção de Administração e selecionando a opção Stream de Dados. Nesta página, encontrarás a opção Adicionar Stream.

- Criação do Stream
Quando já estás na página de configuração:
- Clica em Web para criar um Stream de dados para o teu site.
- Depois, insere o URL do site e escolhe um nome para o Stream. Por exemplo, “Meu Website G4”.

- Ajustar Configurações de Medição Avançada
- Aqui vais encontrar várias medições mais avançadas. Escolhe as que se adaptam melhor aos teus objetivos. Estas incluem cliques de saida, pesquisas dentro do website, downloads de ficheiros, entre outros.
- Também tens a opção de desativar completamente estas medições.

Instalar Google Tags no Website
Depois de criares o Stream de dados, vais ter dois caminhos diferentes para instalar o Google Tags no site. Poderás fazê-lo de forma manual ou, de forma mais fácil, com uma plataforma de criação de Websites como WordPress ou Shopify.

Se o fizeres através de CMS, deves escolher a plataforma onde o site foi criado. Neste caso vamos escolher o Shopify.

Dentro da página da plataforma escolhida, vais ter um mini tutorial a explicar como instalar a Tag do Google dentro do website, sendo que estas plataformas têm formas diferentes de o fazer, mas todas consistem na mesma base de integrar a Measurement ID (que nos foi dada anteriormente) no site.

Caso optes por fazer o processo manualmente, verás a janela abaixo com um código semelhante a este:
<!– Google tag (gtag.js) –> <script async src=”https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-MKQYELK9G8″></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag(‘js’, new Date()); gtag(‘config’, ‘G-MKQYELK9G8’); </script>
Vais ter de copiar e colocar esta etiqueta no HTML de todas as páginas do teu website que queres que sejam analisadas pelo Google Analytics.

Após instalares a Google Tag no teu site é aconselhável testares para teres a certeza que tudo foi instalado corretamente e não existirem problemas com a análise dos dados.
Para isso, basta inserires o link do teu website e clicar em testar.
Existe ainda uma terceira forma de ligar o Google Analytics ao teu site, através do Google Tag Manager. Em primeiro lugar, vais precisar de ter conta no Google Tag Manager e de ter este ligado ao teu site.
Em seguida, na página inicial do Tag Manager, vais escolher a opção Nova etiqueta.

Neste menu vais escolher Etiqueta Google no tipo de etiqueta e a seguir é só inserires o ID da etiqueta que te foi dado no Google Analytics para conectar as duas plataformas.

Neste menu vais escolher Etiqueta Google no tipo de etiqueta e depois basta inserires o ID da etiqueta que te foi dado no Google Analytics para conectar as duas plataformas.

Em seguida, vais precisar de configurar os Acionadores. Basta escolheres a opção All pages — Visualização de página e guardar as opções.
Estando concluídos estes passos, já vais ter o Google Analytics ligado ao teu website.

Conclusão
Se chegaste até aqui já estás apto para conectar o Google Analytics ao teu site, mas para resumir tudo o que o necessitas de te lembrar:
- Criar conta no Google Analytics;
- Criar uma Propriedade;
- Criar um Stream de Dados;
- Conectar o Analytics com o teu site com CMS, manualmente ou com o Google Tag Manager;
- Testar
Se fizeste estes passos corretamente, o Google Analytics irá começar a receber dados do teu website para que possas analisar e criar relatórios destes mesmos!
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