Gestão Redes Sociais

Criação de Marca

Desenvolvimento de Website

Criação de Conteúdos

En

Contacte-nos

Como funciona o painel profissional do Instagram?

Gestão de redes sociais | 22 Outubro 2021 | Rafael Venâncio

Tens um perfil business e não fazes ideia do que é o Painel Profissional do Instagram? Não te preocupes, vamos explicar tudo neste artigo!

Introdução

Disponível na app móvel desde o início deste ano, o Painel Profissional veio para auxiliar as contas profissionais.
Antigamente acedias às ferramentas exclusivas da conta business em locais separados, mas o Instagram decidiu mudar isso com este novo painel. Se tens uma conta business, hás-de ter reparado que tens a indicação “ver painel profissional” no topo do teu perfil.
Ao clicares aí vais ser reencaminhado para funcionalidades exclusivas dos perfis business, como estatísticas, ferramentas de conteúdos de marca ou de anúncios, e até mesmo ver como se estão a sair outras marcas “concorrentes”.
É verdade, as contas business estão a disponibilizar mais ferramentas exclusivas do que nunca.
Em suma, vais poder monitorizar a tua conta, expandir o teu negócio e aceder a truques e dicas, tudo a partir de um tab dedicado.

Como aceder ao painel profissional?

Agora que já dominamos as bases, vamos ver onde aceder e ao que podemos aceder!
Para começar, vais ter de clicar em “Ver painel profissional”.

Clica em ver Painel Profissional

Através deste CTA vais ser encaminhado para um separador dedicado às funcionalidades exclusivas que mencionámos acima.

Ferramentas do painel profissional

Agora, no tab dedicado, vais ter acesso às seguintes funcionalidades:

  • Estatísticas – aqui poderás monitorizar detalhadamente a performance das tuas publicações (Stories, Feed, IGTV, Reels e até mesmo anúncios). Além disso, poderás ter acesso aos dados da tua audiência, desde o género e idade até à hora em que estão mais ativos no Instagram.
  • Ferramentas de anúncios – através desta ferramenta poderás facilmente criar campanhas de anúncios ou dar boosts às tuas publicações.
  • Conteúdos de marca – neste tab terás acesso a todas as variáveis relativas à criação de publicações em parceria.
  • Respostas guardadas – aqui, poderás criar e gerir respostas automáticas. Se estiveste atento aos nossos artigos anteriores saberás perfeitamente como funcionam! Mas resumidamente, para os mais esquecidos, clicas no botão de “adicionar”, defines uma palavra ou frase como atalho e associas uma resposta a esse atalho. Cada vez que responderes a alguém, basta inserires o atalho e o Instagram sugere a resposta guardada.
  • Configurar Compras no Instagram – esta é a funcionalidade que te permite associar uma loja ao teu perfil e impulsionar compras através do mesmo. Através deste tab, caso cumpras os requisitos de elegibilidade, poderás gerir tags de produtos.
  • Para terminar, tens acesso aos recursos adicionais onde, para além de poderes seguir a página business do Instagram, podes analisar a tua concorrência.

Esperamos que o nosso artigo te tenha ajudado a conhecer e a perceber como funciona o painel profissional do Instagram!

Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Saber Mais

Partilhar:

Os comentários estão fechados.