Rafael Venâncio
“Brinde a nós, Brinde aos avós.”

Os melhores anúncios de Natal de 2021

Ainda não é natal, mas quase! Neste artigo vamos mostrar-te alguns dos anúncios de Natal que prometem marcar esta época.

INTRODUÇÃO​

A época natalícia é aquela maravilhosa altura do ano em que nos reunimos e trocamos prendas com aqueles que mais amamos, cumprimos tradições, alimentamo-nos consideravelmente mais do que aquilo que devíamos (sobretudo no que toca a doçaria) e, a par de tudo isso, somos brindados com maravilhosos anúncios de Natal!

Os anúncios que prometem marcar este Natal

1. Pingo Doce – “O Natal traz o melhor de nós”

O Pingo Doce voltou a fazer das suas, com ajuda da BBDO e a voz de Carolina Milhanas, e criou um novo anúncio de Natal com um jingle viciante. Porque “quem trouxe a tradição” a este Natal foi o Pingo Doce, este ano a cadeia comercial incentiva as pessoas a aproveitarem o que de melhor há nesta época com a ajuda dos seus produtos.

2. Vodafone – “Começar de novo | Natal 2021 | Vodafone Portugal”

Na onda da sensibilização social, a Vodafone decidiu tomar uma abordagem mais crua, real e mais afastada da típica mensagem desta quadra. Este Natal, a Vodafone decidiu tratar um tema muito sensível: a violência doméstica. A campanha está aliada ao lançamento da aplicação Bright Sky (iniciativa da Fundação Vodafone em parceria com a Associação para o Planeamento da Família – APF), que tem como objetivo prestar apoio às vítimas deste tipo de agressões, e a linha de SMS 3060 (com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – CIG), que permite enviar pedidos de ajuda de forma privada e gratuita. A Vodafone vai, complementarmente, oferecer serviços de comunicação às instituições que prestem auxílio a estas vítimas.
A campanha “Começar de novo”, cuja a mensagem principal é colocar a tecnologia ao serviço de todos, é assinada pela Wunderman Thompson e contou com a produção da Krypton Films.

3. NOS – “NATAL 2021 – O Amigo Impossível

A NOS decidiu tornar uma abordagem igualmente emocional, mas muito mais leve. Na verdade, completamente oposta. Apesar de ambas terem um foco na tecnologia como agente da mudança, a campanha da NOS utiliza uma abordagem diferente e utiliza a tecnologia para dar vida aos sonhos mais impossíveis.
A campanha é da autoria da Havas e contou com a produção da Ministério dos Filmes.

4. Posten – “When Harry met Santa” 

Este é talvez uma das campanhas que mais promete dar que falar. Numa abordagem extremamente ousada, a Posten (os correios da Noruega) assinalou o 50º aniversário da descriminalização da homossexualidade na Noruega com uma campanha de Natal ligeiramente diferente daquelas a que estamos habituados. O anúncio mostra o desenrolar da relação entre Harry e o Pai Natal, e o papel que a Posten teve para libertar o segundo das suas tarefas natalícias e permitir que este pudesse ter finalmente uma experiência romântica com o seu verdadeiro amor.
Este anúncio foi concebido pela agência norueguesa POL.

5. Aldi – “A Christmas Carrot”

Quem disse que só os estúdios de animação e lojas de brinquedos podiam fazer anúncios animados? Se por cá o Aldi decidiu fazer uma abordagem mais tradicional, no Reino Unido, com a “ajuda” da McCann UK, o Aldi criou uma “animada” interpretação de “A Christmas Carol” de Charles Dickens, em que acompanhamos a história de transformação do mal-humorado Ebanana Scrooge, que recebe a visita do Espírito de Natal (representado Kevin the Carrot).

6. John Lewis – Unexpected Guest | John Lewis & Partners | Christmas Ad 2021

A campanha criada pela agência Adam & Eve/DDBé um olhar sobre os diversos momentos que, para além das prendas, ajudam a construir a mística do Natal. Porque esta época é feita de vários pequenos momentos: as decorações, a roupa da época, a comida, a família e os amigos reunidos, as tradições que cada um cumpre e, mais importante, o amor!

7. Disney – “Histórias Que Nos Unem | O nosso outro pai”

O anúncio de Natal da Disney é uma sequela de “Lola” (campanha lançada o ano passado, para celebrar as tradições passadas de geração em geração) e irá doar 100% dos lucros provenientes da música original, “Love Runs Deeper”, à Make-a-Wish (criada por Gregory Porter), até 31 de Dezembro.
A história deste ano retrata a importância das histórias na criação de laços familiares mais fortes e a magia que acontece quando esses momentos são partilhados com aqueles que mais amamos.
O filme teve autoria da equipa criativa da Disney EMEA e contou com a parceria da Flux Animation Studios na Nova Zelândia.

8. Continente – “Não há Natal como o nosso”

A campanha de Natal deste ano, através de uma abordagem mais cómica, mostra que o Continente tem tudo o que as diversas tradições de Natal pedem e que ajudam a compor esta época.
A campanha foi assinada pela Fuel e teve produção da Krypton.

Da tradição a causas sociais, cada empresa parece posicionar-se de forma particular no celebrar desta quadra. E tu, o que é que achas que as marcas devem comunicar no Natal? Causas sociais? Apenas produto? Tradições? Os momentos em família e um lado mais emocional? Partilha connosco as tuas ideias.

Se quiseres partilhar os teus anúncios de Natal favoritos, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e envia-nos os anúncios que te marcaram. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.

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February 6, 2024
February 6, 2024

Os melhores anúncios de Natal de 2021

Ainda não é natal, mas quase! Neste artigo vamos mostrar-te alguns dos anúncios de Natal que prometem marcar esta época.

INTRODUÇÃO​

A época natalícia é aquela maravilhosa altura do ano em que nos reunimos e trocamos prendas com aqueles que mais amamos, cumprimos tradições, alimentamo-nos consideravelmente mais do que aquilo que devíamos (sobretudo no que toca a doçaria) e, a par de tudo isso, somos brindados com maravilhosos anúncios de Natal!

Os anúncios que prometem marcar este Natal

1. Pingo Doce – “O Natal traz o melhor de nós”

O Pingo Doce voltou a fazer das suas, com ajuda da BBDO e a voz de Carolina Milhanas, e criou um novo anúncio de Natal com um jingle viciante. Porque “quem trouxe a tradição” a este Natal foi o Pingo Doce, este ano a cadeia comercial incentiva as pessoas a aproveitarem o que de melhor há nesta época com a ajuda dos seus produtos.

2. Vodafone – “Começar de novo | Natal 2021 | Vodafone Portugal”

Na onda da sensibilização social, a Vodafone decidiu tomar uma abordagem mais crua, real e mais afastada da típica mensagem desta quadra. Este Natal, a Vodafone decidiu tratar um tema muito sensível: a violência doméstica. A campanha está aliada ao lançamento da aplicação Bright Sky (iniciativa da Fundação Vodafone em parceria com a Associação para o Planeamento da Família – APF), que tem como objetivo prestar apoio às vítimas deste tipo de agressões, e a linha de SMS 3060 (com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – CIG), que permite enviar pedidos de ajuda de forma privada e gratuita. A Vodafone vai, complementarmente, oferecer serviços de comunicação às instituições que prestem auxílio a estas vítimas.
A campanha “Começar de novo”, cuja a mensagem principal é colocar a tecnologia ao serviço de todos, é assinada pela Wunderman Thompson e contou com a produção da Krypton Films.

3. NOS – “NATAL 2021 – O Amigo Impossível

A NOS decidiu tornar uma abordagem igualmente emocional, mas muito mais leve. Na verdade, completamente oposta. Apesar de ambas terem um foco na tecnologia como agente da mudança, a campanha da NOS utiliza uma abordagem diferente e utiliza a tecnologia para dar vida aos sonhos mais impossíveis.
A campanha é da autoria da Havas e contou com a produção da Ministério dos Filmes.

4. Posten – “When Harry met Santa” 

Este é talvez uma das campanhas que mais promete dar que falar. Numa abordagem extremamente ousada, a Posten (os correios da Noruega) assinalou o 50º aniversário da descriminalização da homossexualidade na Noruega com uma campanha de Natal ligeiramente diferente daquelas a que estamos habituados. O anúncio mostra o desenrolar da relação entre Harry e o Pai Natal, e o papel que a Posten teve para libertar o segundo das suas tarefas natalícias e permitir que este pudesse ter finalmente uma experiência romântica com o seu verdadeiro amor.
Este anúncio foi concebido pela agência norueguesa POL.

5. Aldi – “A Christmas Carrot”

Quem disse que só os estúdios de animação e lojas de brinquedos podiam fazer anúncios animados? Se por cá o Aldi decidiu fazer uma abordagem mais tradicional, no Reino Unido, com a “ajuda” da McCann UK, o Aldi criou uma “animada” interpretação de “A Christmas Carol” de Charles Dickens, em que acompanhamos a história de transformação do mal-humorado Ebanana Scrooge, que recebe a visita do Espírito de Natal (representado Kevin the Carrot).

6. John Lewis – Unexpected Guest | John Lewis & Partners | Christmas Ad 2021

A campanha criada pela agência Adam & Eve/DDBé um olhar sobre os diversos momentos que, para além das prendas, ajudam a construir a mística do Natal. Porque esta época é feita de vários pequenos momentos: as decorações, a roupa da época, a comida, a família e os amigos reunidos, as tradições que cada um cumpre e, mais importante, o amor!

7. Disney – “Histórias Que Nos Unem | O nosso outro pai”

O anúncio de Natal da Disney é uma sequela de “Lola” (campanha lançada o ano passado, para celebrar as tradições passadas de geração em geração) e irá doar 100% dos lucros provenientes da música original, “Love Runs Deeper”, à Make-a-Wish (criada por Gregory Porter), até 31 de Dezembro.
A história deste ano retrata a importância das histórias na criação de laços familiares mais fortes e a magia que acontece quando esses momentos são partilhados com aqueles que mais amamos.
O filme teve autoria da equipa criativa da Disney EMEA e contou com a parceria da Flux Animation Studios na Nova Zelândia.

8. Continente – “Não há Natal como o nosso”

A campanha de Natal deste ano, através de uma abordagem mais cómica, mostra que o Continente tem tudo o que as diversas tradições de Natal pedem e que ajudam a compor esta época.
A campanha foi assinada pela Fuel e teve produção da Krypton.

Da tradição a causas sociais, cada empresa parece posicionar-se de forma particular no celebrar desta quadra. E tu, o que é que achas que as marcas devem comunicar no Natal? Causas sociais? Apenas produto? Tradições? Os momentos em família e um lado mais emocional? Partilha connosco as tuas ideias.

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