Rafael Venâncio
“Brinde a nós, Brinde aos avós.”

SEA: o que é o Search Engine Advertising?

A luta pelo topo dos motores de busca também passa pelo “Paid Search”. Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo sobre o SEA!

O que é SEA?

Antes de mais, vamos começar por decifrar o que significa a sigla SEA! Search Engine Advertising refere-se, nada mais, nada menos, à estratégia de “paid search” nos motores de busca.
O SEA é “apenas” uma técnica de marketing digital que pretende posicionar as páginas promovidas no topo da lista de resultados de pesquisa.
E por que é isto importante? Porque praticamente ninguém sabe o que consta da segunda página de resultados de pesquisa e muito menos nas que se seguem

SEA vs SEO

Em termos de marketing, quando falamos de SEM (Search Engine Marketing), os termos SEO e SEA são duas das suas importantes ramificações.
E em que diferem esses dois? Por um lado, vimos que o SEA é um conjunto de técnicas pagas, sob um modelo de PPC (pay per click) que tem como objetivo posicionar-te no topo dos motores de busca. Por outro, SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas orgânicas que, também elas, têm como objetivo impulsionar o posicionamento de um site nos motores de busca.
Mas isto significa que o orgânico é bom e o pago é mau? Não. São ambas opções bastante viáveis e, na verdade, complementares.
Através de uma estratégia orgânica poderás atingir um bom posicionamento nos motores de busca, mas é preciso ter em conta que esse é um processo demorado — e contínuo —, e que exige investimento de tempo e na criação de conteúdos fortes e consistentes.
Por outro lado, apenas utilizando técnicas de “paid search”, vais ficar mais bem posicionado nos motores de busca, mas só enquanto estiveres a promover o teu site — isto é, a investir dinheiro nele. Se descurares a parte do SEO, assim que a tua campanha de investimento terminar, voltas ao ponto em que já estavas.
Por isso, se estiveres a pensar investir seriamente na criação de um site, pesa sempre estas duas opções na tua balança.

Conclusões

O SEA é extremamente importante, mas temos de reter uma coisa: nenhum site deve ser construído sob a premissa de que vai ser promovido 24/7, 365 dias por ano. Não há orçamento que o comporte.
Ou seja, é importante promover o site para ter mais alcance, mais impressões, um melhor posicionamento nos motores de busca, sim. Mas igualmente importante é desenvolver o conteúdo do mesmo, otimizar regularmente o SEO e procurar novas formas de o dinamizar.
A palavra-chave para resumir o debate SEO vs SEA é equilíbrio! É preciso investir tempo, conhecimento e dinheiro em ambas as partes. Descurar uma das duas componentes significa que estarás a prejudicar toda a tua estratégia digital.

Não fiques para trás no mundo do Marketing Digital

Em formato de newsletter semanal, o auto-rádio serve para que estejas sempre a par das principais notícias do marketing digital.

February 1, 2024
February 1, 2024

SEA: o que é o Search Engine Advertising?

A luta pelo topo dos motores de busca também passa pelo “Paid Search”. Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo sobre o SEA!

O que é SEA?

Antes de mais, vamos começar por decifrar o que significa a sigla SEA! Search Engine Advertising refere-se, nada mais, nada menos, à estratégia de “paid search” nos motores de busca.
O SEA é “apenas” uma técnica de marketing digital que pretende posicionar as páginas promovidas no topo da lista de resultados de pesquisa.
E por que é isto importante? Porque praticamente ninguém sabe o que consta da segunda página de resultados de pesquisa e muito menos nas que se seguem

SEA vs SEO

Em termos de marketing, quando falamos de SEM (Search Engine Marketing), os termos SEO e SEA são duas das suas importantes ramificações.
E em que diferem esses dois? Por um lado, vimos que o SEA é um conjunto de técnicas pagas, sob um modelo de PPC (pay per click) que tem como objetivo posicionar-te no topo dos motores de busca. Por outro, SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas orgânicas que, também elas, têm como objetivo impulsionar o posicionamento de um site nos motores de busca.
Mas isto significa que o orgânico é bom e o pago é mau? Não. São ambas opções bastante viáveis e, na verdade, complementares.
Através de uma estratégia orgânica poderás atingir um bom posicionamento nos motores de busca, mas é preciso ter em conta que esse é um processo demorado — e contínuo —, e que exige investimento de tempo e na criação de conteúdos fortes e consistentes.
Por outro lado, apenas utilizando técnicas de “paid search”, vais ficar mais bem posicionado nos motores de busca, mas só enquanto estiveres a promover o teu site — isto é, a investir dinheiro nele. Se descurares a parte do SEO, assim que a tua campanha de investimento terminar, voltas ao ponto em que já estavas.
Por isso, se estiveres a pensar investir seriamente na criação de um site, pesa sempre estas duas opções na tua balança.

Conclusões

O SEA é extremamente importante, mas temos de reter uma coisa: nenhum site deve ser construído sob a premissa de que vai ser promovido 24/7, 365 dias por ano. Não há orçamento que o comporte.
Ou seja, é importante promover o site para ter mais alcance, mais impressões, um melhor posicionamento nos motores de busca, sim. Mas igualmente importante é desenvolver o conteúdo do mesmo, otimizar regularmente o SEO e procurar novas formas de o dinamizar.
A palavra-chave para resumir o debate SEO vs SEA é equilíbrio! É preciso investir tempo, conhecimento e dinheiro em ambas as partes. Descurar uma das duas componentes significa que estarás a prejudicar toda a tua estratégia digital.

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“Brinde a nós, Brinde aos avós.”