ENG
At VAN.pt we acknowledge the importance of privacy. Like many other websites, we may collect some user-related information. This includes your IP address (Internet Protocol), your ISP (Internet Service Provider), your Internet Browser, duration of visit and visited pages inside our website, for analytical purposes. We do not collect any personal data, like your name or your e-mail address, unless you actively entered it in our website. We never sell your information to third-parties, may them be individuals or corporations.
Should you wish to access, change or delete any personal data you entered on this website, please write us at one of the following addresses:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
PT
Na VAN.pt, tomamos a privacidade como um assunto sério. Como muitos outros sites, poderemos recolher alguma informação relacionada com os utilizadores que nos visitam. Isto pode incluir a sua morada de IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider), o seu Browser de Internet, a duração da visita e páginas visitadas no nosso site, para fins de análise. Não recolhemos dados pessoais, como o seu nome ou e-mail, excepto quando voluntariamente fornecidos por si no nosso site. Nunca vendemos a sua informação a terceiros, sejam eles pessoas singulares ou empresas.
Caso pretenda aceder, corrigir ou atualizar os dados pessoais que disponibilizou no nosso website, deverá fazê-lo por escrito através dos seguintes endereços:
VANSalmão Marketing, Lda.
R. Frederico George, n29, 1ºD,
1600-012 LISBOA
geral@van.pt
A luta pelo topo dos motores de busca também passa pelo “Paid Search”. Fica atento ao nosso artigo e descobre tudo sobre o SEA!
Antes de mais, vamos começar por decifrar o que significa a sigla SEA! Search Engine Advertising refere-se, nada mais, nada menos, à estratégia de “paid search” nos motores de busca.
O SEA é “apenas” uma técnica de marketing digital que pretende posicionar as páginas promovidas no topo da lista de resultados de pesquisa.
E por que é isto importante? Porque praticamente ninguém sabe o que consta da segunda página de resultados de pesquisa e muito menos nas que se seguem.
Em termos de marketing, quando falamos de SEM (Search Engine Marketing), os termos SEO e SEA são duas das suas importantes ramificações.
E em que diferem esses dois? Por um lado, vimos que o SEA é um conjunto de técnicas pagas, sob um modelo de PPC (pay per click) que tem como objetivo posicionar-te no topo dos motores de busca. Por outro, SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas orgânicas que, também elas, têm como objetivo impulsionar o posicionamento de um site nos motores de busca.
Mas isto significa que o orgânico é bom e o pago é mau? Não. São ambas opções bastante viáveis e, na verdade, complementares.
Através de uma estratégia orgânica poderás atingir um bom posicionamento nos motores de busca, mas é preciso ter em conta que esse é um processo demorado — e contínuo —, e que exige investimento de tempo e na criação de conteúdos fortes e consistentes.
Por outro lado, apenas utilizando técnicas de “paid search”, vais ficar mais bem posicionado nos motores de busca, mas só enquanto estiveres a promover o teu site — isto é, a investir dinheiro nele. Se descurares a parte do SEO, assim que a tua campanha de investimento terminar, voltas ao ponto em que já estavas.
Por isso, se estiveres a pensar investir seriamente na criação de um site, pesa sempre estas duas opções na tua balança.
O SEA é extremamente importante, mas temos de reter uma coisa: nenhum site deve ser construído sob a premissa de que vai ser promovido 24/7, 365 dias por ano. Não há orçamento que o comporte.
Ou seja, é importante promover o site para ter mais alcance, mais impressões, um melhor posicionamento nos motores de busca, sim. Mas igualmente importante é desenvolver o conteúdo do mesmo, otimizar regularmente o SEO e procurar novas formas de o dinamizar.
A palavra-chave para resumir o debate SEO vs SEA é equilíbrio! É preciso investir tempo, conhecimento e dinheiro em ambas as partes. Descurar uma das duas componentes significa que estarás a prejudicar toda a tua estratégia digital.
Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber um pouco mais sobre o SEA (Search Engine Advertising)!
Se não te esclareceu todas as dúvidas, passa pela nossa página de Facebook ou Instagram e damos-te todo o apoio de que precisares. Podes ainda subscrever ao auto-rádio, a nossa newsletter semanal com as últimas notícias do mundo do marketing digital.
O mundo digital tem tanto de complexo como de interessante, mas não te preocupes que estamos cá para te guiar.
Descobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.